Resumo (PT):
A regionalização é um dos temas quentes da política portuguesa desde que entrou em vigor a
Constituição da República Portuguesa de 1976. A divisão do país em regiões administrativas tem gerado
uma discussão polarizada entre quem diz ser a solução para os graves problemas de coesão territorial
de Portugal e quem acredita que esta reforma irá trazer apenas mais corrupção para dentro do sistema
público. No referendo realizado em 1998, o «Não» às regiões prevaleceu, mas com uma taxa de
abstenção superior a 50%, que representa bem um fracasso da informação veiculada. Este resultado
não se pode ver desligado daquilo que foi a campanha eleitoral, assim como a cobertura jornalística.
Num tempo em que a regionalização voltou à agenda política, este artigo regressa ao passado e analisa
a cobertura jornalística da campanha eleitoral do referendo de 1998, focando-se nos principais jornais
portugueses à data. O agenda setting e o framing que cada órgão de comunicação conferiu às notícias
que veiculou são descritos como essenciais para a construção da opinião das massas. Desta feita, o
artigo argumenta a importância destes conceitos e reflete sobre os erros do jornalismo no acompanhamento do referendo de ’98 e a politização da regionalização, descurando-se a reforma
administrativa em si mesma.
Abstract (EN):
Regionalization has been one of the hot topics in Portuguese politics since the 1976 Constitution of the
Portuguese Republic approval. The country's division into administrative regions has generated a
polarized discussion among those who claim to be the solution to Portugal's serious territorial cohesion
issues and who believes that this reform will only bring more corruption into the public system. In the
referendum held in 1998, the “No” to the regions prevailed, but with an abstention rate of over 50%,
which represents a failure of the information. This result cannot be seen apart from the electoral
campaign, as well as the journalistic coverage. This article analyzes that, focusing on the main
Portuguese newspapers at the time. The agenda setting and framing that each media organization gave
to the news they publish are described as essential for building the opinion of the masses. The article
argues the importance of these concepts and reflects on the errors of journalism in following the '98
referendum and the politicization of regionalization, neglecting the administrative reform itself.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2257