Resumo (PT):
Nesta comunicação procuraremos explorar pontes entre a Investigação Operacional (IO) e a Comercialização de Tecnologia (CT), em torno de dois temas: a comercialização de conhecimento criado no domínio da IO, e a aplicação de quadros conceptuais da IO em CT.
A natureza do conhecimento criado no domínio da IO, e os contextos em que a investigação em IO tipicamente ocorre, têm implicações relativamente às suas possibilidades de comercialização. Com efeito, e em particular, os modelos de negócio mais frequentes em empresas fundadas por especialistas em IO parecem ser a empresa de software e a empresa de consultoria e software. Na primeira parte desta comunicação sintetizaremos literatura disponível sobre esta relação entre condições de partida e trajetórias de comercialização em novos negócios de base tecnológica, focando os resultados mais relevantes para o domínio da IO, e apresentaremos um conjunto de observações que poderão ser úteis para especialistas de IO interessados em iniciativas de comercialização.
Os primeiros passos na comercialização de tecnologia têm lugar num espaço de decisão após a ’descoberta’, para o qual têm sido propostos diversos processos de identificação, desenvolvimento e avaliação de oportunidades. Estes processos utilizam diversos quadros conceptuais de análise do domínio da IO, por exemplo relacionados com decisão com incerteza ou análise multicritério. Na segunda parte desta comunicação referiremos e ilustraremos alguns princípios importantes destes processos e quadros de análise a eles associados.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific