Resumo (PT):
O texto propõe olhar a densidade de ideias como medida de riqueza e de precisão lexicais
em português L2. A densidade de ideias (Kemper et al. 2001; Snowdon et al, 1999) configurase como uma medida de riqueza e de precisão lexicais que surge associada à complexidade
gramatical no âmbito de um estudo sobre a qualidade da escrita em fases distintas da vida em
L1. Não obstante, argumenta-se que a mesma metodologia de análise pode ser útil na avaliação
da escrita em português L2. Assim, propõe-se a análise de uma tarefa de escrita, uma síntese,
redigida por um grupo de estudantes adultos de português L2 de nível avançado tendo por
base o método de Snowdon et al (1999). Os resultados mostram que a densidade de ideias
encontrada nos textos escritos é pouco elevada, o que pode dever-se a falta de motivação para
a escrita, como também à pouca familiaridade que evidenciaram ter com o registo escrito.
Abstract (EN):
The paper proposes to look at idea density as a measure of lexical richness and precision in
L2 Portuguese. Idea density (Kemper et al. 2001; Snowdon et al. 1999) is a measure of lexical
richness and precision that has been associated with grammatical complexity in a study about
the quality of L1 writing at different stages of life. Nevertheless, we argue that the same analysis
methodology can be useful in the evaluation of L2 Portuguese writing. Thus, we propose
the analysis of a writing task, a synthesis, written by a group of adult learners of advanced
L2 Portuguese based on the same method used by Snowdon et al. (1999). The results show
that idea density found in the written texts is not very high, which may be due to a lack of
motivation for writing, as well as to lack of familiarity with the written register.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific