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Publication

Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses

Title
Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2012
Authors
Morais, Ricardo
(Author)
FLUP
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Sousa, João Carlos
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
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Resumo (PT): Nas últimas décadas, o campo do jornalismo tem vindo a ser atravessado por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária. Neste contexto, o jornalismo público tem-se afirmado como o principal movimento que visa ultrapassar alguns desses contextos que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, procurando ao mesmo tempo reforçar a participação dos públicos na cidadania (Dewey, 2004; Mesquita, 2002; Dahlgren & Sparks, 1991). Também a imprensa regional, designada de proximidade, tem como objetivo chegar perto dos cidadãos, daquilo que os afeta dentro da comunidade onde se inserem. Com base nesta ideia, o projeto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”, desenvolvido no Laboratório de Comunicação Online (Labcom), na Universidade da Beira Interior, tem como objetivo fundamental identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas nos meios regionais que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, seguindo o exemplo do jornalismo público (Glasser, 1999). O projeto estudou assim um conjunto de publicações regionais: “Grande Porto”, “Jornal da Bairrada”, “Jornal do Centro”, “Diário As Beiras”, “O Ribatejo”, “Vida Ribatejana”, “Região de Leiria”, “Jornal do Fundão” e “O Algarve”. Neste artigo apresentam-se e debatem-se alguns resultados dos vários procedimentos e técnicas adotadas durante o projeto, desde a caraterização da agenda dos jornais, passando pelo conhecimento dos jornalistas e diretores, os valores e as práticas que os guiam no processo de construção noticiosa, até à identificação das questões de interesse coletivo entendidas enquanto tais pelos cidadãos. Percorre-se este caminho procurando responder à forma como os cidadãos se sentem identificados com a “agenda dos media” e ao mesmo tempo saber se é possível criar uma “agenda dos cidadãos”.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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