Resumo (PT):
Neste texto debruçamo-nos sobre a questão da apresentação,
ou representação, dos sujeitos em público e em privado. Começamos
por identificar dois eixos conceptuais da dicotomia público/privado e a
sua genealogia histórica: o eixo que tradicionalmente distingue aquilo
que é comum ou colectivo daquilo que é pessoal; e o eixo que opõe o
vísivel ou aberto, por um lado, ao fechado ou restrito, por outro. Procuramos,
depois, reflectir acerca das formas de publicidade representativa
que se foram produzindo ao longo de uma história marcada pela sucessão
de instituições sociais e mediáticas, em que indagamos as reconfigurações
da dicotomia entre público e privado ao nível da representação.
A análise presta ainda particular atenção aos novos contextos da
comunicação online e da repercussão dos sites de redes sociais nas formas
de representação dos sujeitos. O texto culmina com uma reflexão
acerca da plataforma Facebook e com a observação de alguns aspectos
da representação aí praticada.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific