Resumo (PT):
Neste trabalho refletimos sobre a produção de podcasts por parte das principais rádios portuguesas. Os dados recolhidos nos últimos anos apontam para um crescimento no consumo e produção de podcasts. Em muitos desses estudos tem-se relacionado o aumento do consumo de podcasts com uma diminuição na escuta da rádio. Assim, a partir da observação do crescimento no consumo de podcasts, procuramos perceber se as rádios têm feito uma aposta neste campo como estratégia para diversificar conteúdos e alcançar novos ouvintes. Para realizar esta análise consideramos a informação disponibilizada na secção de podcasts dos websites das rádios. Através de uma análise de conteúdo, verificamos que existe sobretudo uma tendência de reprodução de programas emitidos em antena. Os dados recolhidos permitem-nos questionar a relação entre a programação radiofónica e a produção de podcasts, ao mesmo tempo que realçam a importância de analisar dos hábitos de consumo no ecossistema radiofónico português.
Abstract (EN):
In this chapter, we seek to reflect on the production of podcasts by the main Portuguese radio stations. Data collected in recent years points to an increase in the consumption and production of podcasts. In many studies, the rise of consumption has been related to a decrease in radio listening. Thus, observing the growth in the consumption of podcasts, we sought to understand whether radios have been investing in this field as a strategy to diversify content and reach new listeners. To carry out this analysis, we considered the section dedicated to podcasts on the radio’s websites. Through a content analysis, we verified that there is, above all, a tendency to reproduce programs in the form of podcasts. Data collected allow us to question the relationship between radio programming and the production of podcasts, while highlighting the importance of deepening the analysis of consumption habits in the Portuguese radio ecosystem.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific