Resumo (PT):
O incremento das actividades de investigação, desenvolvimento e inovação representam hoje um valor para a economia que ninguém ousa questionar. A competição cada vez mais alargada e colocada em patamares em que países com tradições sociais há muito estabelecidas, têm dificuldade de competir, obriga a uma profunda diferenciação que assegure uma competitividade mundial. É assim que se explica que modelos simplistas que procuram simplesmente diminuir garantias sociais não se ajustam a países que são modelares no seu crescimento sustentado e desenvolvimento, como é o caso dos países do norte da Europa.
A necessidade de que cada empresa seja capaz de reconhecer, reportar e medir o seu esforço nestas áreas é essencial para o correcto estabelecimento de estratégias, para a procura de incentivos e apoios e, genericamente, para o posicionamento do país no contexto internacional.
Abstract (EN):
A elaboração deste manual teve como ponto de partida os seguintes princípios:
• Poder ser aplicado a qualquer empresa, de qualquer sector de actividade, de qualquer dimensão, de qualquer nível tecnológico e independente da estrutura organizacional adoptada para o desenvolvimento das suas actividades de IDI.
• Incluir os conceitos internacionalmente aceites e consolidados nas últimas versões dos Manuais da OCDE, 3ª edição do Manual de Oslo (2005) e 6ª edição do Manual de Frascati (2002).
Assim, a partir da análise e recolha de informação bibliográfica foi desenvolvido o modelo, o qual foi posteriormente validado por um conjunto de empresas, de diferentes sectores de actividade, com diferentes tipos de organização de actividades de IDI e de diferentes dimensões. Este documento resulta assim da sistematização dos conceitos e da observância de experiências empresarias nacionais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
61
ISBN:
259158/07