Resumo (PT):
A era digital abriu as portas a inúmeras oportunidades para organizações editoriais e jornalistas, e aumentou o número de desafios, em particular relacionados com a sustentabilidade do modelo empresarial. A gestão das empresas de comunicação social está a enfrentar uma variedade de desafios profundos e disruptivos que chegam a desafiar significativamente a lógica de várias indústrias de comunicação social. Este trabalho tenciona compreender a sustentabilidade e os desafios dos modelos de negócio dos media e a forma como os gestores estão a reagir e a adaptar as suas práticas nesta indústria no âmbito da transformação digital; e num mercado progressivamente mais competitivo. Assim, as questões centrais de investigação deste trabalho são: RQ1.Quais são as principais estratégias e práticas de gestão que as empresas de jornais estão a implementar para alcançar a sustentabilidade do seu modelo de negócio e financiamento? RQ2. Em que medida as fontes de receita dos jornais digitais estão a crescer, e como é que o modelo de financiamento dos jornais americanos diferiu dos jornais europeus?
Este artigo tem por base 6 entrevistas (de um total de 90 de um estudo mais amplo que abrange executivos de empresas de media sediadas em todos os continentes) com os executivos de 3 empresas de jornais norte-americanas (Estados Unidos da América e Canadá) e de 3 empresas de jornais europeus (Irlanda, Inglaterra e França). As entrevistas tiveram lugar na conferência internacional – a World News Media Association (WANIFRA),
em maio de 2018, no Estoril (Lisboa, Portugal). Desta forma, o trabalho é
parte integrante das muitas atividades e outputs realizados no contexto do projeto
PIMENED (Project Innovation in Mentorship, News Entrepreneurship and Digital),
realizado na Faculdade Letras, da Universidade do Porto, e financiado pelo programa
Portugal 2020, em parceria com o Columbia Institute for Tele-Information, na
Columbia University Business School.
Abstract (EN):
The digital era has opened doors for countless opportunities for publishing
organizations and journalists, and it has increased the number of challenges,
in particular related to the business model sustainability. The media companies’
management is facing a variety of profound and disruptive challenges that come to
significantly challenge various media industry’s rationale. This paper intends to understand
media business models sustainability and challenges and how managers
are reacting and adapting their practices in this industry within digital transformation
and in a progressively more competitive market. So, the central research
questions of this work are: RQ1.Which are the main strategies and management
practices that newspapers companies are implementing in order to achieve the
sustainability of their business model and funding? RQ2. What is the extent to
which digital newspaper revenue sources are growing and how does the funding
model for American newspapers differ from European newspapers? This paper is
based on 6 interviews (out of a total of 90 what is the relevance of the other 84 interviews
if not used?) with the North American Newspaper Companies’ Executives
(United States of America and Canada).
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific