Resumo (PT):
Este artigo apresenta um projeto de pesquisa-ação no âmbito de um curso de formação de professores no campo da Educação Literária, junto de cinco turmas de professores na cidade do Porto (Portugal) e cujo objetivo visava analisar e produzir conhecimento sobre as práticas docentes e o potencial pedagógico da Educação Literária. Assim, refletimos sobre a importância dos paradigmas pedagógicos pela forma como influenciam a ideia de Escola, o papel dos professores na definição da Educação Literária e sua importância enquanto instrumento pedagógico agregado à construção do programa. É nesta linha que se abrem caminhos para a reflexão sobre a Educação Literária enquanto espaço de promoção de democracia, motivador para a construção de cidadãos críticos sobre o mundo envolvente e que se reconhece a formação de professores como parte imprescindível de uma ação pedagógica reflexiva, apelando à ação de um professor enquanto “interlocutor qualificado” (COSME, 2009). Em síntese, podemos concluir que, através da cooperação entre professores participantes e investigadoras, tivemos aqui a oportunidade para aliar perspetivas e experiências sobre conceções e práticas em Educação Literária. Os discursos sobre as práticas são oportunidades para refletir sobre as próprias. Consideramos também que o que definimos como prática traça linhas de ação no trabalho pedagógico, com as suas estratégias e instrumentos específicos.
Abstract (EN):
This article presents an action research project within the scope of a teacher training program in the field of
Literary Education with five classes of teachers in the city of Porto (Portugal), whose aim is to analyze and
produce knowledge about teaching practices and the pedagogical potential of Literary Education. Thus, we
reflect on the importance of pedagogical paradigms by the way they influence the idea of School, the role of
teachers in the definition of Literary Education and its importance as a pedagogical instrument added to the
construction of the program. Therefore, paths are opened for reflection on Literary Education as a space for
promoting democracy that motivates the construction of critical citizens about their context and that teacher training is recognized as an essential part of a reflective pedagogical action, appealing to the action
of a teacher as a “qualified interlocutor” (COSME, 2009). In summary, we can conclude that through the
cooperation between participating teachers and researchers, we had here the opportunity to combine
perspectives and experiences on concepts and practices in Literary Education. The speeches about practices
are opportunities to reflect on them. We also consider that what we define as a practice traces lines of action
in pedagogical work, with its specific strategies and instruments.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific