Resumo (PT):
A opção por abordar este tema está relacionada com o tema da Tese se Doutoramento cujo título é O CORTE VERTICAL EM ARQUITECTURA: A Cidade como Contexto/Objecto como Arquitectura.
Não sendo óbvio, mas, potencial, a ideia é relacionar uma lógica operativa que cruze o exercício da técnica com a energia e o impulso do “criador”, abordadas por Klee em Escritos sobre Arte.
Esta relação é particular e simbolicamente experimentada num episódio de produção intensiva de Picasso quando elaborou, entre outras, uma sequência de litografias sobre o Touro de 1945-46 e cuja abordagem está presente (ainda que de forma muito iniciática) no último ponto do presente texto Construir o essencial desconstruindo o acidental – os Touros de Picasso.
Nesta “operação técnico-artística”, com base na representação em perfil do Touro, isto é em corte, Picasso parte de uma representação “acidental” do “visível” para tornar “visível” uma matéria “essencial”, quase uma representação ou figuração primitiva da ideia e “força” e “forma” do Touro. Penso que, apesar de tardio em relação às várias produções de Klee (teórica e prática), este episódio aborda uma temática recorrente para a arte moderna, evidencia uma panorâmica de síntese e põe em evidência o processo e o sentido de conjunto. Para além disso relaciona o valor autónomo, enquanto produção artística, de cada litografia com a “luta” e a libertação da representação do real, sem, forçosamente, deixar de reconhecer os seus atributos e forças compositivas de superfície.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
lviegas@arq.up.pt
No. of pages:
18