Go to:
Logótipo
Você está em: Start » Publications » View » Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Publication

Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Title
Utilização da aprendizagem baseada na investigação e na aprendizagem cooperativa em cursos de formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2019
Authors
Santos, Paulo Jorge
(Author)
FLUP
Conference proceedings National
Pages: 1-6
CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Braga, 12 e 13 de julho de 2018
Scientific classification
CORDIS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): É hoje relativamente consensual considerar que os cursos de formação inicial de professores devem ambicionar a criação de um novo perfil de profissionalidade docente que acentue as dimensões de trabalho colaborativo entre docentes e de investigação sobre o ensino. Foi com base neste ponto de partida que estruturámos a unidade curricular (UC) de Investigação Educacional, disciplina da componente de formação geral dos Mestrados em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em funcionamento desde o ano letivo 2008-2009. No âmbito desta UC os alunos, organizados em grupos de trabalho, desenvolvem um projeto de investigação sobre um tema relacionado com a educação e o ensino que é realizado ao longo do semestre. O trabalho de grupo é organizado de acordo com a aprendizagem baseada na investigação e com os princípios do Learning Together, um modelo específico de aprendizagem cooperativa. Os resultados obtidos até à data permitem concluir que, de uma forma geral, os estudantes avaliam positivamente o funcionamento da UC. A taxa de aprovação aproxima-se dos 100% e as classificações médias finais atingem valores expressivos.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Technical Report
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Portefólio de apresentação de competências: Um instrumento de valorização da formação universitária (2008)
Technical Report
Vasconcelos, Filomena ; Santos, Paulo Jorge ; Bizarro, Rosa
Enquadramento teórico, institucional e estatístico dos cuidados sociais a idosos em módulo de questões para cuidados aos idosos em Portugal (2013)
Technical Report
Lopes, Alexandra ; Fonseca, António ; Martin, José Ignácio ; Dias, Isabel ; São José, José Manuel ; Santos, Paulo Jorge ; Ferreira, Pedro Moura ; Lemos, Rute ; Pereira, Sandra

See all (107)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-08-24 at 13:43:08
Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital