Resumo (PT):
Pretende a presente dissertação estudar as transformações sofridas pela Sé do Porto no século XX, resultado da acção da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN). Assim, balizando a nossa pesquisa entre 1929 - ano da criação da DGEMN - e 1982 - ano da criação do Instituto Português do Património Cultural, ao qual passou a estar afecta a Sé -, foi nosso principal objectivo apurar em que medida estas transformações contribuíram para o estado em que se apresenta actualmente a fisionomia da Catedral portuense. Após o estudo dos Processos dos Arquivos da DGEMN - de Obras e Administrativos, Gráficos e Fotográficos -, dedicados a este Monumento em particular, pudemos constatar que na origem das transformações esteve todo um vasto conjunto de intervenções com vista à reabilitação arquitectónica do complexo Catedralício. Deste modo, verificámos, ainda, que estas intervenções apresentaram duas naturezas distintas, decorrentes das teorias e conceitos aplicados nas acções desenvolvidas pela DGEMN, reflexo das mudanças verificadas ao nível do ambiente cultural em torno da consciencialização da salvaguarda do Património Edificado. Assim, e sensivelmente até 1946, seguiu-se uma linha mais próxima da reintegração estilística, concretizada num restauro, deveras transformador da fisionomia do próprio Monumento. Após esta data, optou-se mais por seguir uma acção pautada pelos princípios da conservação, ou seja, da manutenção do Monumento no estado em que este foi encontrado. Para ambos os períodos tivemos sempre em atenção que no modo de tratar a envolvente do Monumento foram seguidos, aproximadamente, estes princípios e conceitos. De um modo inédito a pesquisa que realizámos veio, ainda, a revelar que toda esta atenção especial dada em Portugal aos Monumentos ao longo do século XX, em particular, teve a sua origem em todo um ambiente cultural e teórico que se foi paulatinamente desenvolvendo na cidade do Porto, a partir da acção de sensibilização protagonizada por Joaquim de Vasconcelos e por Marques Abreu e que depois se estendeu a um grupo maior, ainda restrito, o Núcleo do Porto, que adoptou como causa o culto dos Monumentos.
Abstract (EN):
This dissertation intends to study the transformations undergone by the See of Oporto in the 20th century, in consequence of the action of the Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais - DGEMN (General-Direction of the National Buildings and Monuments). Thus, limiting our research between 1929 – the year of DGEMN’s creation – and 1982 – the year of the creation of the Instituto Português do Património Cultural (Portuguese Institute of Cultural Heritage), to which the See became formally linked -, our main goal was to find out to which extent these transformations contributed to the present state of the Oporto Cathedral’s physiognomy. After studying the Files of DGEMN’s Archives – of Works and Administrative, Graphic and Photographic -, related to this Monument in particular, we were able to realize that in the origin of the transformations there was a vast number of interventions with a view to architectonic rehabilitation of the Cathedral’s complex. In this way, we ascertained further that these interventions were of two different natures, resulting from the theories and concepts applied in the actions developed by DGEMN, a reflex of the changes that occurred at the level of the cultural environment around the consciousness of the safeguard of the Built Heritage. In this way, and till about 1946, a course closer to stylistic reintegration was followed, realized in restoration, really transformer of the Monument’s physiognomy. After this date, the main option was to follow an action regulated by the principles of conservation, in other words, of maintaining the state in which the Monument was found. For both periods we kept always in mind that in the way of treating the Monument’s surroundings these principles and concepts were approximately followed. In an unprecedented way the research we made also revealed that all this special attention paid in Portugal to the Monuments during the 20th century, in particular, had its origin in a cultural and theoretical environment that developed gradually in the city of Oporto, starting with the awareness action led by Joaquim de Vasconcelos and Marques Abreu and later extended to a larger group, yet still limited, the Nucleus of Oporto, that adopted the cult of the Monuments as a cause.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro
No. of pages:
276