Resumo (PT):
Estudos recentes apontam para o facto de a formação inicial de professores
ter um papel fundamental na (re)construção da identidade profi ssional
docente. A responsabilidade de facilitar aos futuros professores os recursos
necessários para iniciar essa (re)construção da identidade profi ssional recai,
principalmente, sobre as instituições de educação superior. Neste trabalho, formadoras de diferentes áreas dos Mestrados em
Ensino de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade
do Porto (FLUP) apresentam algumas conclusões gerais sobre as crenças,
representações e atitudes dos estagiários relativamente a este aspeto da
sua profi ssionalização. Para a recolha de dados neste estudo, foi utilizado
o método de inquérito por questionário aplicado aos estudantes que
recentemente frequentaram o estágio pedagógico na FLUP.
Os resultados obtidos promovem a refl exão sobre o modelo de formação
inicial vigente na FLUP e sobre os constrangimentos resultantes da
implementação do processo de Bolonha. Como objetivo fi nal, a interpretação
dos dados serve para analisar o tipo de professor que se está a formar e a
efi cácia das orientações oferecidas aos estudantes.
Abstract (EN):
Recent studies point to the fact that initial teacher training plays a key role
in the construction of a teacher’s professional identity. The responsibility for
facilitating the resources to start this construction of professional identity for
future teachers rests mainly with higher education institutions.
In this paper, some general conclusions about the beliefs, representations
and attitudes of trainees in relation to this aspect of their professionalization
are presented by trainers of different areas of the Masters in the Teaching of
Foreign Languages, at the Faculty of Letters, the University of Porto (FLUP).
For the collection of data, a questionnaire was given to trainees who had recently
completed their teaching practice as part of their teacher education at FLUP.
The results promote refl ection on the current initial training model at
FLUP and on constraints derived from the implementation of the Bologna
process. In addition, the data will be interpreted with a view to analysing
the type of teacher who is being trained and the effectiveness of the teacher
education offered to students.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific