Resumo (PT):
As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel
ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A sua resposta tem passado pela implementação de abordagens
que incluem a integração das competências de Infoliteracia em programas curriculares. Dada a diversidade de
contextos onde elas se podem implementar é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas,
evidenciando dados e análises objetivas.
A presente comunicação descreve a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de
Infoliteracia no programa de uma unidade curricular do 1º ano que é transversal aos alunos dos cursos de
mestrado integrado. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia (nos
anos letivos de 2008-09 a 2014-15) que resultou num modelo de formação híbrido (presencial e e-learning)
apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e
a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Os resultados são apresentados segundo três níveis de análise:
participação na formação, desempenho nas atividades e satisfação com a formação e as competências que
permitiu adquirir. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para
a melhoria do seu desempenho académico através do desenvolvimento das suas competências de Infoliteracia.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
14