A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) apoia a organização da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, que irá decorrer nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (Brasil). Na organização está também a Cátedra Internacional de Bioética, com sede na FMUP.
Rui Nunes, professor da FMUP e líder da Cátedra, é um dos presidentes desta Conferência, juntamente com José Hiran Gallo, presidente do CFM. Amnon Carmi é presidente honorário desta 16ª edição. Outros professores da FMUP, nomeadamente Guilhermina Rego, Ivone Duarte, Natália Oliva Teles e Francisca Rego, também irão participar nesta iniciativa como “keynote speakers”.
“Esta Conferência Mundial oferece aos participantes uma plataforma internacional para uma discussão científica frutífera em mais de 70 tópicos e subtópicos nas áreas da Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde. É também uma excelente oportunidade para criar conexões profissionais e pessoais com os líderes a nível mundial nesta área”, afirmam os copresidentes.
Entre os temas em discussão estão o ensino da Bioética, os desafios da educação médica, a investigação médica, os direitos humanos, a regulação da informação de saúde e dados genéticos, os desafios tecnológicos, os comités de ética e o fim de vida.
A intervenção de Rui Nunes, marcada para dia 24 de julho, será subordinada ao tema “Inteligência Artificial como o 18º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Até 30 de abril, está a decorrer o prazo para submissão de trabalhos para apresentação oral ou em póster. A submissão deve ser feita no site oficial da Conferência. Também estão abertas online as inscrições para participar no evento.
Mais informações aqui.