A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolhe o Simpósio “Ventilação Mecânica e Cuidados Respiratórios: Desafios no tratamento do doente complexo”. A iniciativa irá decorrer nos dias 10 e 11 de maio, na sala 3 do CIM-FMUP.
Eduardo Souto Moura é uma das presenças confirmadas. O arquiteto, vencedor do Prémio Pritzker 2011, fará uma intervenção, na sessão de encerramento, com o título “Inspiração e Respiração: A Arquitetura da vida”.
Estão previstas as participações de especialistas na área, entre os quais vários professores da FMUP e clínicos de referência, nomeadamente Adelino Leite Moreira, João Carlos Winck, António Sarmento, Alysson Roncally Carvalho, António Morais, Miguel Gonçalves e Roberto Roncon de Albuquerque.
Entre os nomes que constam do programa científico estão também Maria José Guimarães, Igor Milet, Tiago Pinto, Bebiana Conde, Claudia Crini (Itália), que falará à distância, e John Bach (EUA).
Os destinatários deste simpósio são, sobretudo, investigadores, docentes, estudantes e profissionais de saúde interessados nesta área e que queiram partilhar conhecimentos, investigação e práticas de excelência.
O suporte ventilatório é uma estratégia terapêutica com impacto significativo na sobrevida por ventilação mecânica insuficiência respiratória. “O uso de ventilação mecânica, tanto em situações agudas quanto crónicas, tem aumentado constantemente, reduzindo a morbidade e mortalidade de pacientes respiratórios graves. A transferência para o ambiente domiciliário em casos com maior dependência ventilatória permitiu uma melhor integração familiar e social e, ao mesmo tempo, uma redução significativa dos custos hospitalares”, refere a organização.
Deste modo, “a necessidade de formação médica específica para melhorar a qualidade do suporte ventilatório, seja invasivo ou não invasivo, está cada vez mais latente na área da saúde”. Na FMUP, “esta é uma área em crescimento, com linhas de investigação em curso, publicações científicas e cursos de especialização”.
Este simpósio, organizado pelo Departamento de Cirurgia e Fisiologia da FMUP, tem o apoio da Associação para a Inovação em Medicina (AIM) e da Clínica FMUP.
A entrada é livre, mediante inscrição no formulário online.