Resumo (PT):
A avaliação in-situ do desempenho em serviço é uma actividade complexa, normalmente restringida a uma avaliação visual da degradação dos elementos, podendo levar a uma deficiente diagnóstico e consequente realização de intervenções inadequadas.
Os ensaios constituem um precioso meio auxiliar à inspecção visual e permitem uma melhor caracterização de mecanismos de degradação existentes nos paramentos; e das variações das propriedades relacionadas directamente com o desempenho em serviço. No entanto, estes ensaios apresentam alguns condicionalismos: podem aumentar o tempo de inspecção e produzir resultados confusos e de difícil interpretação; possuem limitações, dependendo da técnica utilizada - por vezes, a sua pouca precisão permite apenas uma análise qualitativa.
Esta comunicação pretende sintetizar vários métodos de verificação do desempenho em serviço de fachadas rebocadas, que incluem observação visual, meios auxiliares de diagnóstico, ensaios in-situ e ensaios em laboratório com amostras recolhidas. Pretende também exemplificar como a avaliação do desempenho em serviço de fachadas rebocadas pode ser melhorada através da conjugação de diversos parâmetros de observação e medição em serviço fornecidos pelos métodos de verificação mencionados anteriormente.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
6