Resumo (PT):
«Mortos? Heróis? Antes e depois, pelo meio e pelas margens da espessura humana das estatísticas militares e da intrincada esfera pública dos balanços e das experiências, ensaia-se aqui o estudo da construção da memória da I Guerra Mundial em Portugal, entre 1918 e 1933, e de que forma esta se integra num movimento mais hegemónico da cultura de guerra europeia.
Em Portugal, foram mobilizados cerca de cem mil homens, primeiro para África (1914) e depois para a frente europeia (1917), dos quais resultariam mais de sete mil mortos e cerca de treze mil feridos. Não obstante os números serem menores em comparação com a maioria dos Aliados, isso não inibe a dimensão de afetação de uma guerra total. A participação portuguesa na I Guerra Mundial é, porém, um acontecimento estranho àqueles menos familiarizados com a história de Portugal. Marginalizado pelas monografias internacionais sobre o tema e escassamente rememorado dentro e fora de fronteiras, Portugal é um dos seus mais esquecidos participantes.»
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História intitulada Políticas da memória da I Guerra Mundial em Portugal 1918-1933. Entre a experiência e o mito: http://hdl.handle.net/10362/5811
No. of pages:
554
ISBN:
978-989-644-237-8