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Saúde Pública Oral e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD030105     Sigla: SPOMDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 58 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da UC os estudantes estarão aptos a compreender o binómio Saúde/Doença Oral no âmbito da Saúde Pública Oral através da identificação de problemas de saúde Oral e seus determinantes.

Deverão adquirir  conhecimentos e desenvolver  competências e capacidades no âmbito da Medicina Dentária  Preventiva e Saúde Oral Comunitária de modo a  compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais e serem capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clínico e num contexto comunitário. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clínico e em contexto comunitário.

Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências para  planear e desenvolver ações de Educação e  Promoção de Saúde Oral  na Comunidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes deverão ter conbecimentos da  anatomia e fisiologia da cavidade oral que lhe permita compreender o binómio saúde / doença.

Os estudantes deverão ter conhecimentos básicos no ambito da Saúde Pública e Epidemiologia.

Programa

Conceitos Saúde Pública Oral

Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral

Padrões de ocorrência e determinantes  das doenças orais na  população; A carga global de doença;

 Desigualdades e Iniquidades em saúde oral

 A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência

 Fontes de informação e Serviços de  Saúde Pública Oral

 Os planos e programas nacionais de saúde Oral

Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade contexto da Saúde Pública.

Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.

Educação e Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clinico.

Estratégias de prevenção primária das doenças orais:

  • Métodos de controlo dos biolfilmes orais
  • Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor
  • Selantes de fissuras
  • Dieta, nutrição num contexto de saúde oral 
  • Prevenção do trauma orofacial
  • Prevenção do cancro oral 
  • Novas  abordagens preventivas em saúde oral 

Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo

Papel do médico Dentista na deteção precoce da violência domestica 

Bibliografia Obrigatória

Splieth, Christian; Innovations in Preventive Dentistry, Quintessence Publishing, 2021. ISBN: 978-1-78698-099-1
Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala; Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Blánaid Daly; Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9

Bibliografia Complementar

Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015

Observações Bibliográficas

Como bibliografia poderá ser  ainda indicado aos estudantes  a leitura de   artigos científicos  atuais  e com relevância para as temáticas lecionadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas e   aulas Teórico Práticas. No contexto das aulas teórico práticas serão realizadas ações de promoção de Saúde Oral  na comunidade escolar da freguesia de Paranhos no ambito do Projeto Paranhos Sorridente.
Aulas teóricas   com um componente  expositivo , com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização). Apesar do componente expositivo os estudantes serão convidados a participar com questões durante aula mas também com, com recurso à plataforma Moodlle para questões e  discussão dos temas lecionados. Estas questões inserem-se  num contexto de avalição meramente formativa.



 As aula teorico práticas decorrerão em ambiente de sala de aulae em ambiente préclinico e na comunidade .
Os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de  casos clinicos.
Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação  de uma ação de Promoção de sáude Oral.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudante obtêm frequência da UC  com a presença em 75% das aulas teórico práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica (60% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de um teste escrito.
Nota minima  da avaliação teórica 10,0 em  20 valores.

Avaliação TP (40% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização de uma acção de promoção de Saúde Oral na Comunidade. 

Obrigatoriedade, independentemente do estatuto do estudante,  de realização de todos os componentes de avaliação TP. 

Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0 em 20 valores):
Fichas de trabalho e será  valorizada  a participação nas aulas teórico -prático  –10 % do componente teórico-prático.
 
Trabalhos  de “Promoção de saúde oral”  90% do componente teórico-prático.


Nota minima da avaliação teórica-prática  10,0  em 20 valores.

Cálculo da classificação final:
Classificação final = Avaliação teórica (máximo 12 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 8 valores) 

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas e   trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2022/2023.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito (minino 10,0 em 20 valores)  e de um exame prático que versará as matérias lecionadas nas aulas teórico práticas (10,0 em 20 valores).
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