Tecnologias de Informação e Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Comunicação Áudio Visual |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta UC é capacitar o estudante com competências de comunicação não só orais mas também por escrito e por meios digitais, entre pares, com outros profissionais e com o espetro público, planeando, implementando, apresentando trabalhos de investigação e divulgando conhecimentos científicos, tendo em conta;
- as fases do método científico;
- o recurso a fontes de informação credíveis;
- as normas para redação, apresentação e ou publicação dos vários tipos de trabalhos científicos.
Pretende-se também que seja capaz de reconhecer o papel de ambos os aspetos verbal e não verbal da comunicação. Já que o recurso às ferramentas colaborativas é um aspecto fundamental nas diferentes atividades comunicativas, espera-se que os estudantes se tornem competentes no uso das mesmas.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretendendo-se que os estudantes adquiram competências muito específicas, tanto no uso de ferramentas para recolha e organização de informação (e.g. realizar pesquisas na EBSCOhost ou organizar as referências com o EndNote), como na comunicação dos trabalhos científicos (e.g. como escrever uma monografia de revisão de literatura; como preparar uma apresentação multimédia ou um poster para fazer uma comunicação em público), importa que o docente, para além de transmitir informação, tenha a oportunidade de "modelar" o que é esperado que seja feito e, depois, que dê oportunidade de "experimentação" aos estudantes, estando disponível para corrigir e dar feed-back. As aulas teóricas são de tipo expositivo com interacão ocasional com os discentes e ministradas por um único docente, numa conceção de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital, principalmente de tipo “Powerpoint”, “Prezi”, pequenos vídeos e análogos. Estas aulas são para o plenário dos estudantes. As aulas teórico-práticas são maioritariamente orientadas para o “saber fazer” com experiência em sala de aula. As diferenças entre as aulas teórico-práticas e as práticas são uma maior interação docente/discente presumindo que serão ministradas a menor número de estudantes e uma familiarização prática com o instrumental e o treino com a manipulação de ferramentas auxiliares para a comunicação mais efetiva.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Além dos conhecimentos básicos de qualquer estudante universitário:
- conhecimentos de idioma inglês;
- conhecimentos e capacidade de trabalho com programas informáticos básicos.
Programa
Unidade 1 – Tecnologias de pesquisa, recolha e sistematização de informação em ciência
1.1. A revisão da literatura como uma das fases do método científico
1.2. As fontes de informação
1.3. A gestão das referências bibliográficas
Unidade 2 - Comunicação
2.1. Generalidades sobre Comunicação Humana
2.2. Comunicar em Ciência
2.3. A comunicação escrita
2.4. A comunicação em público
2.5. Especificidades dos principais tipos de trabalhos científicos a realizar
2.6. As ferramentas colaborativas Google como instrumentos de produtividade para o trabalho colaborativo
2.7. Generalidades de marketing digital
2.8. Segurança no mundo virtual
Bibliografia Obrigatória
Ana Carla Madeira;
Comunicar em ciência. ISBN: 978-972-592-165-8
Fortin MF; O Processo de Investigação: Da Concepção à Realização, Lisboa: Lusociência, 1999
Azevedo M.; Teses, relatórios e trabalhos escolares, Lisboa: Universidade Católica Editora., 2011
D'Oliveira T; Teses e dissertações: recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos, Lisboa: Editora RH, 2007
Patrias K. ; Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers. , Bethesda (MD): National Library of Medicine, 2007
Bibliografia Complementar
Day RA, Gastel B.; How to Write and Publish a Scientific Paper, Greenwood, 2011
Fachada M.; Psicologia das Relações Interpessoais, Lisboa: Edições Sílabo, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas com apoio b-learning.
Aulas teóricas - apresentação de informação e explicação, modelagem / demonstração do uso de determinadas ferramentas / técnicas. Aulas teórico-práticas - exercícios de
aplicação sobre o que foi aprendido / observado nas aulas teórico-práticas, com orientação tutorial pelo docente. A avaliação é distribuída com exame final com apoio da plataforma Moodle.
Pretendendo-se que os estudantes adquiram competências muito específicas, tanto no uso de ferramentas para recolha e organização de informação (e.g. realizar pesquisas na Pubmed ou organizar as referências com o EndNote), como na comunicação dos trabalhos científicos (e.g. como escrever uma monografia de revisão de literatura; como preparar uma apresentação multimédia ou um poster para fazer uma comunicação em público), importa que o docente, para além de transmitir informação, tenha a oportunidade de "modelar" o que é esperado que seja feito e, depois, que dê oportunidade de "experimentação" aos estudantes, estando disponível para corrigir e dar feed-back. As aulas teóricas são de tipo expositivo com interativo ocasional com os discentes e ministradas por um único docente, numa conceção de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital, principalmente de tipo “Powerpoint”, “Prezi”, pequenos vídeos e análogos. Estas aulas são para o plenário dos estudantes. As aulas teórico-práticas são maioritariamente orientadas para o “saber fazer” com experiência em sala de aula. As diferenças entre as aulas teórico-práticas e as práticas são uma maior interação docente/discente presumindo que serão ministradas a menor número de estudantes e uma familiarização prática com o instrumental e o treino com a manipulação de ferramentas auxiliares para a comunicação mais efetiva.
Software
Safe Exam Browser
Endnote
Office
Panopto
Google Apps
VPN
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação por voz
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
18,00 |
Estudo autónomo |
18,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência:
- não exceder o limite de faltas nas aulas TP (vigora o regime de frequência da UP e regulamento de assiduidade MIMD da FMDUP a partir de 2015/2016 - 75% horas de contato);
- participar ativamente nas atividades a desenvolver em contexto de aula;
- realizar e entregar os trabalhos solicitados;
- realizar os testes de avaliação;
- obter a nota mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação.
Aulas teóricas e teórico-práticas com apoio b-learning.
Aulas teóricas - apresentação de informação e explicação, modelagem / demonstração do uso de determinadas ferramentas / técnicas.
Aulas teórico-práticas - exercícios de aplicação sobre o que foi aprendido / observado nas aulas teórico-práticas, com orientação tutorial pelo docente.
A avaliação é distribuída com exame final com apoio da plataforma Moodle. Cálculo da nota final:(50%T+50%TP) mas é necessário um mínimo de 9,5 nas componentes teórica-prática e teórica.
Fórmula de cálculo da classificação final
50% Contínua, processual (participação nas aulas TP; gestão de portefólio com trabalhos realizados e entregues na plataforma Moodle)
50% Contínua, testes
Fórmula de avaliação
Estudantes ordinários:
Época normal
- Nota final = testes T 50% + contínua TP 50%
Época recurso
- Nota final = teste T (exame T 50% + contínua TP 50%)
Estudantes com isenção de assiduidade (IA):
Nota final = testes T (50%) + trabalhos TP (50 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP.
Os estudantes com
IA deverão contactar a docente no início do semestre de modo a calendarizar da forma mais conveniente o cumprimento das atividades TP.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.Provas e trabalhos especiais
A avaliação nesta UC é distribuída com exame final. A avaliação T está distribuída em dois testes (frequências). Durante as aulas TP são realizados trabalhos práticos. Estudantes com isenção de assiduidade deverão apresentar os trabalhos TP propostos para a UC.
Trabalho de estágio/projeto
Pretende-se implementar a prática da elaboração de trabalhos sob a forma de monografia, de poster e respetiva apresentação oral resumida. Procura-se que o estudante comece a desenvolver competências de produção científica e oralidade, submetendo-se à apresentação do trabalho realizado em ambiente de sala de aula. Os estudantes utilizarão as ferramentas colaborativas da Google.
É indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a entrega do trabalho TP
.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.
° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos
– finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), apesar de estarem dispensados da frequência das aulas, deverão realizar a componente contínua-processual (componente teórico-prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos definidos pela docente, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do teste escrito.
Os estudantes com
IA deverão contactar a docente no início do semestre de modo a calendarizar da forma mais conveniente o cumprimento das atividades TP.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.Melhoria de classificação
De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMDUP. A melhoria de nota é efetuada na época de recurso através da repetição do componente teórico mediante um teste que incluirá a matéria das aulas TP .
Nota final = exame T (50%) + trabalhos TP (50%)
.
Observações
Revisão de provas - Os alunos que desejarem rever os respetivos testes teóricos poderão fazê-lo na data e hora indicadas pelo docente. Para tal, deverão previamente inscrever-se para rever a prova, de acordo com as indicações que serão apresentadas pelo docente.