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Tecnologias de Informação e Comunicação

Código: MIMD010106     Sigla: TIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Comunicação Áudio Visual

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 75 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é capacitar o estudante com competências de comunicação não só orais mas também por escrito e por meios digitais, entre pares, com outros profissionais e com o espetro público, planeando, implementando, apresentando trabalhos de investigação e divulgando conhecimentos científicos, tendo em conta;

- as fases do método científico;

- o recurso a fontes de informação credíveis;

- as normas para redação, apresentação e ou publicação dos vários tipos de trabalhos científicos.

Pretende-se também que seja capaz de reconhecer o papel de ambos os aspetos verbal e não verbal da comunicação. Já que o recurso às ferramentas colaborativas é um aspecto fundamental nas diferentes atividades comunicativas, espera-se que os estudantes se tornem competentes no uso das mesmas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretendendo-se que os estudantes adquiram competências muito específicas, tanto no uso de ferramentas para recolha e organização de informação (e.g. realizar pesquisas na EBSCOhost ou organizar as referências com o EndNote), como na comunicação dos trabalhos científicos (e.g. como escrever uma monografia de revisão de literatura; como preparar uma apresentação multimédia ou um poster para fazer uma comunicação em público), importa que o docente, para além de transmitir informação, tenha a oportunidade de "modelar" o que é esperado que seja feito e, depois, que dê oportunidade de "experimentação" aos estudantes, estando disponível para corrigir e dar feed-back. As aulas teóricas são de tipo expositivo com interacão ocasional com os discentes e ministradas por um único docente, numa conceção de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital, principalmente de tipo “Powerpoint”, “Prezi”, pequenos vídeos e análogos. Estas aulas são para o plenário dos estudantes. As aulas teórico-práticas são maioritariamente orientadas para o “saber fazer” com experiência em sala de aula. As diferenças entre as aulas teórico-práticas e as práticas são uma maior interação docente/discente presumindo que serão ministradas a menor número de estudantes e uma familiarização prática com o instrumental e o treino com a manipulação de ferramentas auxiliares para a comunicação mais efetiva.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Além dos conhecimentos básicos de qualquer estudante universitário:

  • conhecimentos de idioma inglês;
  • conhecimentos e capacidade de trabalho com programas informáticos básicos.

Programa

Unidade 1 – Tecnologias de pesquisa, recolha e sistematização de informação em ciência

1.1. A revisão da literatura como uma das fases do método científico

1.2. As fontes de informação

1.3. A gestão das referências bibliográficas

Unidade 2 - Comunicação

2.1. Generalidades sobre Comunicação Humana

2.2. Comunicar em Ciência

2.3. A comunicação escrita

2.4. A comunicação em público

2.5. Especificidades dos principais tipos de trabalhos científicos a realizar

2.6. As ferramentas colaborativas Google como instrumentos de produtividade para o trabalho colaborativo

2.7. Generalidades de marketing digital

2.8. Segurança no mundo virtual

Bibliografia Obrigatória

Ana Carla Madeira; Comunicar em ciência. ISBN: 978-972-592-165-8
Fortin MF; O Processo de Investigação: Da Concepção à Realização, Lisboa: Lusociência, 1999
Azevedo M.; Teses, relatórios e trabalhos escolares, Lisboa: Universidade Católica Editora., 2011
D'Oliveira T; Teses e dissertações: recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos, Lisboa: Editora RH, 2007
Patrias K. ; Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers. , Bethesda (MD): National Library of Medicine, 2007

Bibliografia Complementar

Day RA, Gastel B.; How to Write and Publish a Scientific Paper, Greenwood, 2011
Fachada M.; Psicologia das Relações Interpessoais, Lisboa: Edições Sílabo, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas com apoio b-learning.
Aulas teóricas - apresentação de informação e explicação, modelagem / demonstração do uso de determinadas ferramentas / técnicas. Aulas teórico-práticas - exercícios de
aplicação sobre o que foi aprendido / observado nas aulas teórico-práticas, com orientação tutorial pelo docente. A avaliação é distribuída com exame final com apoio da plataforma Moodle. 
Pretendendo-se que os estudantes adquiram competências muito específicas, tanto no uso de ferramentas para recolha e organização de informação (e.g. realizar pesquisas na Pubmed ou organizar as referências com o EndNote), como na comunicação dos trabalhos científicos (e.g. como escrever uma monografia de revisão de literatura; como preparar uma apresentação multimédia ou um poster para fazer uma comunicação em público), importa que o docente, para além de transmitir informação, tenha a oportunidade de "modelar" o que é esperado que seja feito e, depois, que dê oportunidade de "experimentação" aos estudantes, estando disponível para corrigir e dar feed-back. As aulas teóricas são de tipo expositivo com interativo ocasional com os discentes e ministradas por um único docente, numa conceção de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital, principalmente de tipo “Powerpoint”, “Prezi”, pequenos vídeos e análogos. Estas aulas são para o plenário dos estudantes. As aulas teórico-práticas são maioritariamente orientadas para o “saber fazer” com experiência em sala de aula. As diferenças entre as aulas teórico-práticas e as práticas são uma maior interação docente/discente presumindo que serão ministradas a menor número de estudantes e uma familiarização prática com o instrumental e o treino com a manipulação de ferramentas auxiliares para a comunicação mais efetiva.

Software

Safe Exam Browser
Endnote
Office
Panopto
Google Apps
VPN

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação por voz

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 18,00
Estudo autónomo 18,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência:
- não exceder o limite de faltas nas aulas TP (vigora o regime de frequência da UP e regulamento de assiduidade MIMD da FMDUP a partir de 2015/2016 - 75% horas de contato);
- participar ativamente nas atividades a desenvolver em contexto de aula;
- realizar e entregar os trabalhos solicitados;
- realizar os testes de avaliação;
- obter a nota mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação.


Aulas teóricas e teórico-práticas com apoio b-learning.


Aulas teóricas - apresentação de informação e explicação, modelagem / demonstração do uso de determinadas ferramentas / técnicas.


Aulas teórico-práticas - exercícios de aplicação sobre o que foi aprendido / observado nas aulas teórico-práticas, com orientação tutorial pelo docente.


A avaliação é distribuída com exame final com apoio da plataforma Moodle. Cálculo da nota final:(50%T+50%TP) mas é necessário um mínimo de 9,5 nas componentes teórica-prática e teórica.

Fórmula de cálculo da classificação final

50% Contínua, processual (participação nas aulas TP; gestão de portefólio com trabalhos realizados e entregues na plataforma Moodle)
50% Contínua, testes

Fórmula de avaliação

Estudantes ordinários:
Época normal
 - Nota final = testes T 50% + contínua TP 50%
Época recurso
 - Nota final = teste T (exame T 50% + contínua TP 50%)
Estudantes com isenção de assiduidade (IA):
Nota final = testes T (50%) + trabalhos TP (50 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP.
Os estudantes com IA deverão contactar a docente no início do semestre de modo a calendarizar da forma mais conveniente o cumprimento das atividades TP.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação nesta UC é distribuída com exame final. A avaliação T está distribuída em dois testes (frequências). Durante as aulas TP são realizados trabalhos práticos. Estudantes com isenção de assiduidade deverão apresentar os trabalhos TP propostos para a UC.

Trabalho de estágio/projeto

Pretende-se implementar a prática da elaboração de trabalhos sob a forma de monografia, de poster e respetiva apresentação oral resumida. Procura-se que o estudante comece a desenvolver competências de produção científica e oralidade, submetendo-se à apresentação do trabalho realizado em ambiente de sala de aula. Os estudantes  utilizarão as ferramentas colaborativas da Google.

É indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a entrega do trabalho TP


. Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), apesar de estarem dispensados da frequência das aulas, deverão realizar a componente contínua-processual (componente teórico-prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos definidos pela docente, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do teste escrito.
Os estudantes com IA deverão contactar a docente no início do semestre de modo a calendarizar da forma mais conveniente o cumprimento das atividades TP.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMDUP. A melhoria de nota é efetuada na época de recurso através da repetição do componente teórico mediante um teste que incluirá a matéria das aulas TP .
Nota final = exame T (50%) + trabalhos TP (50%)


.

Observações

Revisão de provas - Os alunos que desejarem rever os respetivos testes teóricos poderão fazê-lo na data e hora indicadas pelo docente. Para tal, deverão previamente inscrever-se para rever a prova, de acordo com as indicações que serão apresentadas pelo docente.
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