Você está em: Início > Notícias > Mentoria Interpares - Universidade do Porto - FMDUP

Mentoria Interpares - Universidade do Porto - FMDUP

Mentoria Interpares da Universidade do Porto na FMDUP

Mentoria UP - Cartaz

Opção U.Porto - Informações - Estudantes do 1.º Ano - 2022/2023

O Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa institucional de acolhimento, integração e vivência solidárias no ensino superior. Junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais da U.Porto, para que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social promovendo o sucesso académico, a prevenção do abandono escolar e o desenvolvimento de competências transversais.

A partir da experiência já vivida, os mentores (estudantes já a frequentar a U.Porto e com mais experiência) ajudam os mais novos (estudantes que ingressam pela primeira vez na U.Porto), os mentorados, em todo o processo de integração, desde questões mais básicas – deslocamentos, aulas, inscrições, locais para tirar fotocópias, cantinas, etc – até a outras que podem parecer mais difíceis para quem acaba de chegar.

O objetivo é contribuir para que todos – mentores e mentorados – tenham uma melhor experiência no contexto académico, promovendo o convívio, a partilha e intercâmbio cultural.

O Programa fomenta e privilegia dinâmicas de colaboração interpares no plano do estudo e aprendizagem, capazes de aprofundar o conhecimento e perspetivas reflexivas, criativas e críticas sobre os processos de integração académica, potenciando o bem-estar na Universidade e uma vivência académica solidária, salutar e promotora da dignidade individual.

COORDENAÇÃO DOCENTE

Coordenador do Programa Mentoria na FMDUP
- Professora Doutora Marta dos Santos Resende - mresende@fmd.up.pt
Coordenadores dos Mentores