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Cursos

Mestrado em Cirurgia Oral

Dados Gerais

Código Oficial: 6049
Sigla: MCOB

Diplomas

  • Mestrado em Cirurgia Oral (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Cirurgia Oral (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anestesia, Reanimação e Suporte Básico de Vida

5104 - ECTS
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento sobre a preparação do doente para a anestesia e a avaliação do risco anestésico, bem como o conhecimento dos fármacos administrados para a prática anestésica. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de avaliar e atuar em situações de emergência em
medicina dentária.

Atividade Clínica I

5101 - ECTS
No final da UC, o estudante deverá:
1- Estar capacitado para um estudo crítico e reflexivo na área da Cirurgia Oral.
2- Ser capaz de diagnosticar, planificar e executar tratamentos reabilitadores integrados.
3- Dominar as técnicas e aptidões necessárias para efectuar tratamentos na área de Cirurgia Oral.
4- Conhecer e dominar a literatura científica clássica e actual no campo da Cirurgia Oral.
5- Dominar a metodologia de investigação relativa à área da Cirurgia Oral.
6- Estar capacitado para a realização de investigação clínica e laboratorial.
7- Conhecer e dominar as técnicas pedagógicas de apresentação em público.
8- Ter as bases teóricas e práticas para a elaboração e publicação de artigos e trabalhos científicos.

Implantologia Oral

5103 - ECTS
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento dos materiais necessários à realização de intervenções cirúrgicas para a colocação de implantes, bem como as indicações e contra-indicações do tratamento implantar, de modo que o aluno seja capaz de diagnosticar e elaborar um correto plano de tratamento para uma reabilitação implanto-suportada. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de executar corretamente a técnica clínica e cirúrgica e selecionar os corretos materiais para a cirurgia implantar.

Investigação e Estatística I

5102 - ECTS

Saber interpretar a tipologia dos diferentes estudos epidemiológicos; aplicar e interpretar diferentes indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e de risco. Saber identificar os principais erros de investigação e as principais regras de investigação e redação de acordo com o método científico. Capacitar para a seleção de métodos de análises de dados (descritivos e inferenciais) e sua interpretação. Ser capaz de determinar e interpretar as principais propriedades dos testes de diagnóstico.

Metodologia de Diagnóstico e Planeamento I (UC Optativa I)

5116 - ECTS Os estudante no final da Unidade Curricular devem dominar os conhecimentos sobre:

Diagnóstico:
1. Diagnóstico clínico (estético e funcional)
2. Diagnóstico radiológico

Planeamento
1. Confecção de modelos de estudo
2. Enceramento de diagnóstico

Assuntos de Cirurgia Oral (inespecíficos)

5108 - ECTS
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem a etiologia, diagnóstico e tratamento das principais patologias da cavidade oral que requerem tratamento cirúrgico, bem como as técnicas e procedimentos cirúrgicos, de modo a que os estudantes sejam capazes de diagnosticar e planear o melhor tratamento cirúrgico para as diferentes patologias orais. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de executar atos clínicos e cirúrgicos.

Atividade Clínica II

5106 - ECTS
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem a etiologia, diagnóstico e tratamento das principais afeções da cavidade oral que requerem tratamento cirúrgico, bem como as técnicas e procedimentos cirúrgicos, de modo a que os estudantes sejam capazes de diagnosticar e planear o melhor tratamento cirúrgico para as diferentes patologias orais. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de executar atos clínicos e cirúrgicos de média
complexidade de cirurgia endodôntica, implantar, pré-protética, LASER e, fruto desse treino, poderem, posteriormente nas unidades curriculares subsequentes, evoluir para tratamentos mais complexos dentro destas mesmas áreas.

Investigação e Estatística II

5107 - ECTS
Módulo de Estatística Avançada

A implementação de atos médicos com base na evidência científica é uma prioridade, bem como a compreensão de que os efeitos desejados possam resultar da influência de vários fatores. Por tal razão, se pretende que os estudantes adquiram competências na implementação e análise de resultados baseados em métodos estatísticos multivariados capazes de conjugar a influência dos determinantes da doença no nexo de causalidade. Pretende-se, igualmente, que adquiram competências na obtenção de modelos estatísticos de previsão com validade científica, e reconheçam o papel fundamental que cabe à significância estatística e significância clínica na obtenção de um conhecimento médico cientificamente válido.

Metodologia de Diagnóstico e Planeamento II (UC Optativa II)

5117 - ECTS Diagnóstico:
1. Diagnóstico clínico (estético e funcional)
2. Diagnóstico radiológico
3. Diagnóstico microbiológico associado ao tratamento com implantes

Planeamento
1. Confecção de modelos de estudo
2. Enceramento de diagnóstico
3. Guias radiológicas
4. Guias cirúrgicas

Dissertação

5111 - ECTS

O estudante deve estar habilitado a realizar uma dissertação de mestrado com componente de investigação
relativa aos assuntos lecionados no âmbito do ciclo de estudos. Nesse sentido, deve o estudante ser capaz de realizar uma análise reflexiva dos temas abordados e elaborar um projeto de investigação direcionado para a vertente clínica do Mestrado. Os estudantes deverão ter conhecimento dos fundamentos do processo de investigação na área da medicina dentária, dos sistemas e motores de pesquisa de informação relativa à investigação básica e clínica e ser capazes de preparar, apresentar e defender publicamente projetos de investigação. Os estudantes deverão ser capazes de desenhar e desenvolver uma investigação, partindo de um
problema, selecionando o tipo de análise de dados adequada aos objetivos.

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