Ciências de Ortodontia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos gerais da Unidade Curricular de Ciências de Ortodontia II proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial;
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a má-oclusão e bases biológicas do movimento dentário e da ortopedia dento-facial;
- Estar apto a diagnosticar anomalias da dentição, estruturas craniofaciais e condições funcionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos orientam-se no sentido de que no final da unidade curricular o estudante seja detentor dos conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial, relacionar a má-oclusão e bases biológicas do movimento dentário e da ortopedia dento-facial e estar apto a diagnosticar anomalias da dentição, estruturas craniofaciais e condições funcionais. Procura-se criar bases teóricas que alicerçem a progressividade do conhecimento científico e clínico na área da especialidade de Ortodontia, contribuindo para uma prática cientificamente mais eficaz.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- As síndromes de Classe I, II1, II2, III;
- A mordida cruzada, a mordida aberta, a mordida profunda;
- Tratamento ortodôntico precoce, ortodôntico-cirúrgico, ortodôntico cirúrgico-ortognático; orto-perio;
- O problema ortodôntico dos terceiros molares;
- Linhas de orientação para avaliação da gravidade das anomalias ortodônticas;
- As bases biológicas da terapêutica ortopédica dento-facial;
- A Ortodontia, a deontologia e a comunicação sócio-profissional;
- A gestão na actividade ortodôntica.
Bibliografia Obrigatória
Graber T., Rakosi T., Petrovic A.; Dentofacial Orthopedics with Functional Appliances., Mosby Year Book, 1997
Moyers R.E.; Handbook of orthodontics, Year Book Medical Pub., 1988
Enlow D.H.; Handbook of Facial Growth, W.B. Saunders, 1975
Proffit W.R.; Contemporary Orthodontics, Mosby Year Book, 2000
Van der Linden F.; Ortodontia - Desenvolvimento da dentição, Quintessence Editora Lda, 1986
Langlade M.; Céphalométrie Orthodontique, Maloine S.A. éditeur.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aprendizagem teórica
- 1 aula T semanal de 60 minutos. Considerações sobre o tema da aula, utilizando material audiovisual apropriado.
Aprendizagem teórico-prática - realização de seminários interactivos
- 1 aula TP semanal de 60 minutos. Discussão de questões pertinentes sobre o tema da aula teórica.
Software
endnote, VPN, office, Lynce
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação
Estudantes ordinários:
Época normal
- Nota final = exame T 100%
Época recurso
- Nota final = exame T 100%
Estudantes com isenção de assiduidade (IS):
Nota final = exame T (100%)