Candidatura/ matrícula - Cursos de educação contínua
Para que possa frequentar um curso de educação contínua, terá de realizar os seguintes procedimentos:
- 2.º PASSO - Matrícula/inscrição, com o pagamento do valor do curso.
Consulte o calendário correspondente ao 1.º e 2.º Passo, na página web de cada curso (a realização do curso depende de um mínimo de candidaturas/inscrições).
1.º PASSO - Candidatura web + credenciais de acesso

Para se candidatar a um curso, terá, previamente, de se autenticar no sistema de informação.
1. Os candidatos que frequentam ou já frequentaram um curso na U.Porto ou na FLUP devem utilizar as credenciais de estudante que já possuem.
(Se mesmo assim não conseguir obter as credenciais antigas, deverá solicitá-las ao Serviço de Informática para o email
si@letras.up.pt, indicando os seguintes dados pessoais: Nome completo | Nº de documento de identificação pessoal (ex.: Cartão de Cidadão / Passaporte) | Nº de Contribuinte/NIF | Email )
2. Se é a
primeira vez que se candidata a um curso na U.PORTO, terá de solicitar um
utilizador temporário, através do preenchimento do
formulário de pedido de utilizador
O utilizador temporário é apenas válido no ato da candidatura.
3. IMPORTANTE: A candidatura a um curso só será válida após o pagamento da respetiva taxa de 15¤.
2.º PASSO - Matrícula via web

1. Aceda ao portal da FLUP, utilizando as credenciais de estudante.
2. Para quem pediu um utilizador temporário para a candidatura, para se matricular
(após receber um email do serviço a confirmar que ficou colocado no curso), deverá solicitar por email aos Serviços de Informática (
si@letras.up.pt), a emissão das
credenciais de estudante, indicando os seguintes dados pessoais:
Nome completo | N.º de documento de identificação pessoal (ex.: Cartão de Cidadão / Passaporte) | N.º de Contribuinte/NIF | Email
3. Após ter submetido a sua matrícula, terá acesso à sua conta corrente, onde estão listados os valores referentes ao pagamento do curso em que se matriculou.
IMPORTANTE: A partir do momento em que o candidato concretiza a sua matrícula, é sempre devido o pagamento do valor total do curso.
Todos os estudantes matriculados poderão consultar o valor do curso a pagar, acedendo à sua área pessoal > opção do menu lateral direito "Conta corrente".
O pagamento poderá ser efetuado pelos seguintes métodos:
- balcão da Tesouraria, Piso 1
- pagamento por multibanco
- pagamento por cartão de crédito
Caso pretenda efetuar o pagamento por multibanco, terá de gerar a referência MB, através da sua conta corrente, opção disponível do menu lateral direito da sua área pessoal.
Para informações sobre o modo de gerar referências multibanco, consulte o
Guia para geração de referências.
Caso pretenda pagar por cartão de crédito, após gerar a referência multibanco, no menu lateral direito deverá selecionar a opção "Pagamento por cartão de crédito" - consulte o manual.
A matrícula num curso ou unidade/ módulo/ ação de Educação Contínua pressupõe, por parte do candidato, o conhecimento da informação disponível no SIGARRA.
Contactos
Unidade de Educação Contínua (UEC) Piso 1, sala G 143
Email: uec@letras.up.pt
Horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª feira das 10h00 às 13h00 | 3.ª e 5.ª feira das 14h00 às 16h30