Candidatura/ matrícula - Cursos de educação contínua
Para que possa frequentar um curso de educação contínua, terá de realizar os seguintes procedimentos:
- 1.º PASSO - Candidatura (a partir da página do curso que pretende realizar);
- 2.º PASSO - Matrícula (para criar nº de estudante ou associar já existente, após receber e-mail com resultado "Colocado");
- 3.º PASSO - Inscrição na(s) unidade(s) curricular(es), com o pagamento do valor do curso.
Consulte o calendário correspondente ao 1.º e 2.º Passo, na página web de cada curso (a realização do curso depende de um mínimo de candidaturas/inscrições).
1.º PASSO - Candidatura web + credenciais de acesso
Para se candidatar a um curso, terá, previamente, de se autenticar no sistema de informação.
1. Os candidatos que frequentam ou já frequentaram um curso na U.Porto ou na FLUP devem utilizar as credenciais de estudante que já possuem.
(Se mesmo assim não conseguir obter as credenciais antigas, deverá solicitá-las ao Serviço de Informática para o email
si@letras.up.pt, indicando os seguintes dados pessoais: Nome completo | Nº de documento de identificação pessoal (ex.: Cartão de Cidadão / Passaporte) | Nº de Contribuinte/NIF | Email )
2. Se é a
primeira vez que se candidata a um curso na U.PORTO, terá de solicitar um
utilizador temporário, através do preenchimento do
formulário de pedido de utilizador
O utilizador temporário é apenas válido no ato da candidatura.
3. IMPORTANTE: A candidatura a um curso só será válida após o pagamento da respetiva taxa de 15¤.
2.º PASSO - MATRÍCULA via web (após receber e-mail com resultado "Colocado")
1. Deve aceder ao link:
https://sigarra.up.pt/flup/pt/INS_GERAL.MATRICULA usando as mesmas/com as credenciais usadas na candidatura;
2. Ao submeter a matrícula, será gerado o número de estudante U.Porto (up202xxxxxx);
3.1. Se é um novo estudante, é enviado automaticamente um email para o endereço utilizado na candidatura, com um link válido por 24h, para criação da password de acesso. (Se não receber o email, verifique a caixa de spam); Se deixar passar as 24h sem ter criado a sua password, deverá voltar a aceder ao link anterior com as credenciais da candidatura, e no menu lateral direito, selecionar a opção "Reenviar email";
3.2. Se é estudante ou ex-estudante UP, deverá utilizar as suas credenciais de estudante (se não sabe quais são as suas credenciais, por favor, envie um email para
helpdesk@up.pt).
IMPORTANTE: A partir do momento em que o candidato concretiza a sua matrícula, é sempre devido o pagamento do valor total do curso.
3.º PASSO - INSCRIÇÃO em unidade(s) curricular(es)
4. Deverá autenticar-se com as credenciais de estudante que criou no passo anterior (up202xxxxxx) e proceder à inscrição através do link:
https://sigarra.up.pt/flup/pt/INS_GERAL.INSCRICAO.
5. Finalizada a inscrição, deve aceder à opção de "Conta corrente", no menu lateral direito para proceder ao pagamento, através de Referência MULTIBANCO, MBWAY, ou Cartão Bancário (débito ou crédito).
Todos os estudantes matriculados poderão consultar o valor do curso a pagar, acedendo à sua área pessoal > opção do menu lateral direito "Conta corrente".
O pagamento poderá ser efetuado pelos seguintes métodos:
- balcão da Tesouraria, Piso 1
- pagamento por Referência MULTIBANCO
- pagamento por MBWAY
- pagamento por Cartão Bancário (débito ou crédito)
Para informações sobre o modo de pagamento, consulte o Guia para pagamento online.
A matrícula num curso ou unidade/ módulo/ ação de Educação Contínua pressupõe, por parte do candidato, o conhecimento da informação disponível no SIGARRA.
Contactos
Unidade de Educação Contínua (UEC) Piso 1, sala G 143
Email: uec@letras.up.pt
Horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª feira das 10h00 às 13h00 | 3.ª e 5.ª feira das 14h00 às 16h30