Psicolinguística II
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados
Programa
Tópicos gerais a abordar:
1. A linguagem e a cognição: as várias posições
1.2. Abordagem prática dessa dicotomia
1.2.1. A hesitação no discurso
1.2..2. As diferenças individuais e o processamento da informação
2. A linguagem: sua abordagem tendo em vista aspectos linguísticos e paralinguísticos
2.2. Iniciação à análise de diferentes práticas de linguagem oral e escrita
2.2.1. Abordagem à linguagem mediada por computador
3. Contributos da experiência psicolinguística no domínio da pedagogia e da patologia
Bibliografia Principal
Para além das referências que possam vir a ser indicadas ao longo do ano, recomendam-se as seguintes obras:
CAPLAN, D. – Language. Structure, processing, and disorders. A Bradford Book, Cambridge, Massachusetts, The MIT Press, 1992.
CRYSTAL, D. – Language and the Internet. Cambridge, Cambridge University Press, 2001.
GIROLAMI-BOULINIER, A. – L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, Coll, “Que sais-je?” 2717, Paris, PUF, 1993.
GIROLAMI-BOULINIER, A. – Mise en place de la grammaire française. In: Girolami-Boulinier, A. et coll. – Le français au troisième millénaire. Comment faire vivre la langue? Montreuil, Editions du Papyrus, 2000, pp. 71-83.
GOLDMAN-EISLER, F. – Psycholinguistics. Experiments in spontaneous speech. London and New York, Academic Press.
HILGERT, J. G. – A construção do texto “falado” por escrito. A conversação na Internet. In: Preti, D. (ed.). Fala e escrita em questão. 2.ª ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2001, pp. 17-55.
PINTO, M. DA G. C. – Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Col. Linguística Porto Editora 3, Porto, Porto Editora, 1984.
PINTO, M. DA G. C. – Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Col. Linguística Porto Editora 11, Porto, Porto Editora, 1998.
PINTO, M. DA G. L. C. – Psicolinguística (ensaio sobre a definição de Psicolinguística, 21pp., data do original 2001). Em publicação.
PRIOR, M. – Understanding specific learning difficulties, Hove, East Sussex, Psychology Press, 1996.
Bibliografia Complementar
A fornecer pela docente sempre que necessário.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Positiva em ambas as modalidades referidas em 3b).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Trabalho escrito = 100% da classificação final.
Avaliação final:
Exame final = 100% da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as regras em vigor na FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na FLUP.
Observações
Língua de ensino: Português.
A docente esteve ao dispor dos estudantes sempre que o exigiram mesmo fora do atendimento normal.