Metodologia do Ensino da Filosofia I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FIL |
29 |
Plano Oficial - LFIL |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
- Compreender o sentido e a importância do acto pedagógico, na perspectiva da Filosofia;
- Integrar a informação científica pré-existente no quadro das exigências do ensino da Filosofia;
- Analisar criticamente o lugar e o papel do ensino da Filosofia no contexto curricular;
- Analisar a estrutura, finalidades e conteúdos dos programas, quaisquer que sejam;
- Reflectir acerca da especificidade da didáctica da Filosofia.
Programa
1.Introdução e contextualização
1.1.Didáctica, educação, pedagogia; a dialéctica ensino-aprendizagem
1.2.Elementos essenciais da relação pedagógica
2.A didáctica da Filosofia e a sua especificidade
2.1 Programas de Filosofia:
2.1.1 Breve referência histórica à sua evolução no contexto do sistema educativo
2.1.2 Análise estrutural e crítica dos programas mais recentes
2.1.3 O papel do ensino da Filosofia no contexto curricular
2.2 A didáctica da Filosofia como problema filosófico
2.3 Fundamentos filosóficos e pedagógicos de uma didáctica da Filosofia
2.4 O ensino da Filosofia: formação e informação
Bibliografia Principal
Carrilho, Manuel Maria, Razão e transmissão da filosofia, I.N.C.M., Lisboa, 1987;
Carvalho, Adalberto Dias, Epistemologia das ciências da educação, col. “Biblioteca das ciências da educação”, Edições Afrontamento, Porto, 1988;
Gusdorf, Georges, Professores, para quê?, Livraria Morais Editora, Lisboa, 1967;
Marnoto, Isabel, (dir.), Didáctica da filosofia I, Universidade Aberta, Lisboa, 1990;
Medeiros, Emanuel Oliveira, A filosofia na educação secundária: uma reflexão no contexto da reforma curricular e educativa, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2002;
Meirieu, Philippe, Aprender…sim, mas como?, 7ªed., Artes Médicas, 1998;
Mialaret, Gaston, As ciências da educação, 2ªed., Moraes Editores; Lisboa, 1980; A formação dos professores, Livraria Almedina, Coimbra, 1981;
Murcho, Desidério, A natureza da filosofia e o seu ensino, Plátano Edições Técnicas, Lisboa, 2002;
Not, Louis, As pedagogias do conhecimento, Difel, São Paulo, 1981;
Ribeiro, Irene, Filosofia e ensino secundário em Portugal, separata da Revista Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, II Série, vol. XV-XVI, Porto, 1998-99.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Software
não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de presença as aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não prevista.
Melhoria de classificação
Não prevista.
Observações
Língua de ensino: português