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Literatura Portuguesa II

Código: FLUP0095     Sigla: LITPO2

Ocorrência: 2005/2006 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EE 2 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EEFA 0 Plano Oficial - LEEFA 3 2,5 5 -
EEFI 0 Plano Oficial - LEEFI 3 2,5 5 -
EEIA 0 Plano Oficial - LEEIA 3 2,5 5 -
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 3 2,5 5 -
EPA 7 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPE 14 Plano Oficial - LEPE 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
EPF 20 Plano Oficial - LEPF 2 2,5 5 -
EPI 55 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPO 9 Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
FIL 0 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -

Objetivos

Compreender a evolução da literatura portuguesa entre o modernismo e o pós-modernismo. Articular relações entre diversas gerações literárias, em termos de continuidade e ruptura. Observar a pluralidade de experiências estéticas poéticas e ficcionais entre a vanguarda e as tendências mais recentes da literatura portuguesa.

Programa

A literatura portuguesa no século XX: entre a vanguarda e o ludismo.

1. Modernismo de Orpheu: a experiência dos limites da arte.
1.1. Fernando Pessoa em A Águia: “A nova poesia portuguesa”.
1.2. Orpheu e a eclosão das vanguardas: do paulismo ao futurismo.

2. Ficção modernista.
2.1. Mário de Sá-Carneiro, A Confissão de Lúcio.

3. Como reacender o poema? A poesia depois de Pessoa.
3.1. Introdução ao surrealismo: Mário Cesariny de Vasconcelos.
3.2. Eros e o poema: Eugénio de Andrade.
3.3. Para o leitor ler de / vagar: Herberto Helder
3.4. Ludismo ou melancolia? António Franco Alexandre.

4. Outras Histórias: a ficção pós-moderna.
4.1. José Saramago, História do Cerco de Lisboa.
4.2. Maria Gabriela Llansol, Um Falcão no Punho.
4.3. Lídia Jorge, O Jardim sem Limites.

Bibliografia Principal

AA.VV.
1915 Orpheu; ed. ut.: ed. fac-similada, Lisboa, Contexto, 1993.

ALEXANDRE, António Franco
1999 Quatro Caprichos, Lisboa, Assírio & Alvim.

ANDRADE, Eugénio
1948 As Mãos e os Frutos; ed. ut.: 11ª ed., Porto, Limiar, 1986.
1950 Os Amantes sem Dinheiro; ed. ut.: 10ª ed., Porto, Limiar, 1986.

HELDER, Herberto
2004 Ou o Poema Contínuo, Lisboa, Assírio & Alvim.

JORGE, Lídia
1995 O Jardim sem Limites, Lisboa, Dom Quixote.

LLANSOL, Maria Gabriela
1985 Um Falcão no Punho; ed. ut.: 2ª ed., Lisboa, Relógio d’Água, 1998.

SÁ-CARNEIRO, Mário de
1914 A Confissão de Lúcio; ed. ut.: Lisboa, Assírio & Alvim, 2004.

SARAMAGO, José
1984 O Ano da Morte de Ricardo Reis; ed. ut.: Lisboa, Caminho.

VASCONCELOS, Mário Cesariny de
1957 Pena Capital; ed. ut.: 2ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 1999.


Nota: a bibliografia passiva será indicada nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não há obrigatoriedade de assistência às aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame- 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP.

Observações

Língua de ensino: português.
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