Filosofia da História da Filosofia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MFIL |
6 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Este curso é dedicado à disciplina “Filosofia da História da Filosofia”. O seu principal objetivo é fornecer uma compreensão dos conceitos de “filosofia sistemática” e “sistema filosófico” através da análise das perspetivas desenvolvidas por Martial Gueroult e Dieter Henrich.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento aprofundado de um conjunto de esquemas gerais da história da filosofia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à filosofia sistemática: o que é um “sistema filosófico”? - a proposta estruturalista de Martial Gueroult.
- Em torno da questão do sistema: diferenças entre a proposta de M. Gueroult e a leitura da história da filosofia desenvolvida por Hegel.
- O exemplo do cartesianismo: a disputa francesa em torno de Descartes. M. Gueroult vs. F. Alquié.
- Os casos perfeitos dos sistemas de Espinosa e de Leibniz: a razão integral e a total inteligibilidade do ser; os princípios metafísicos da continuidade e da plenitude.
- O caso especial da filosofia kantiana. A arquitetónica da razão. Como conciliar ‘crítica’ e ‘sistema’ no interior da filosofia de Kant? A proposta de Dieter Henrich.
Bibliografia Obrigatória
Gueroult , Martial;
Descartes selon l.ordre des raisons
Gueroult, Martial; Dianoématique Tome 2 - Philosophie de l'histoire de la philosophie, Éditions Aubier Montaigne, 1979
Hegel , Friedrich;
Introdução à história da filosofia. ISBN: 972-44-0792-6
Henrich , Dieter;
Between Kant and Hegel : lectures on german idealism. ISBN: 978-0-674-02737-4
Observações Bibliográficas
Se necessário, a docente indicará outra bibliografia relevante durante o semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Análise e discussão crítica (com os estudantes) de partes das obras de leitura obrigatória.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
85,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
| Participação presencial |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
66,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Trabalho de investigação |
55,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito 85% + Participação presencial 10% + Apresentação e discussão do trabalho escrito 5%.
Melhoria de classificação
Submissão de um novo trabalho escrito.