Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF047

Serviços de Informação Empresarial

Código: CINF047     Sigla: SIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 27 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olívia Manuela Marques Pestana Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Olívia Manuela Marques Pestana 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os estudantes de competências que lhes permitam identificar, explorar e pesquisar os recursos de informação empresarial (IE) e desenvolver Serviços de informação neste âmbito.

Resultados de aprendizagem e competências

- Identificar e aceder às fontes de IE de acordo com uma necessidade de informação
- Desenvolver serviços de informação empresarial numa organização

- Aplicar estratégias de avaliação dos serviços de informação empresarial

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Informação empresarial e a sociedade da informação


1.1. Informação empresarial e Serviços de informação empresarial: abordagem conceptual 
1.2. Profissionais de informação nos Serviços de informação empresarial

2. Caraterização da informação empresarial


2.1. A tipologia da informação empresarial interna e externa

2.2. Redes de informação empresarial nacionais e internacionais


3. Serviços de informação empresarial


3.1. Organização e funcionamento
3.2. A avaliação da qualidade do Serviço e seu impacto organizacional

Bibliografia Obrigatória

Geoffrey Jones; The^Oxford handbook of business history. ISBN: 978-0-19-957395-0
Hirsh , Sandra; Information services today : an introduction. ISBN: 978-1-5381-5670-4
Seetharaman, Priya; Cranefield, Jocelyn; Information systems: debates, applications and impacts. ISBN: 9780367730710
Schopflin, Katharine; A Handbook for Corporate Information Professionals,, Facet Publishing , 2014. ISBN: 9781856049689
Ross, Celia; Making Sense of Business Reference: A Guide for Librarians and Research Professionals, ALA Editions, 2019. ISBN: 9780838919262
Valentina Chkoniya; Handbook of research on applied data science and artificial intelligence in business and industry. ISBN: 9781799869856

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são expositivas e incluem a discussão de casos práticos e a realização de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém frequência se tiver, pelo menos, 8 valores em cada componente da avaliação e cumprir as datas definidas (as datas estão disponíveis no Moodle).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação comporta as seguintes componentes: 
- realização de um trabalho prático de grupo com apresentação em aula e entrega no Moodle (TP)
- realização de um mini-teste (MT) através do Moodle em sala de aula.
Cada componente corresponde a 50% da classificação final:
TP (50%) + MT (50%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os TE, DA, ... estão sujeitos ao mesmo tipo de avaliação dos estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão melhorar a sua avaliação apenas na componente mini-teste, repetindo-a na época de recurso.

Recomendar Página Voltar ao Topo