Modos de Pensar: Pensamento Crítico no quotidiano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Filosofia e ética |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 07-02-2025 a 28-02-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MP_PCQ |
11 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
|
8 |
8 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de observar criticamente o mundo ao redor
O curso visa aprimorar a habilidade de perceber o mundo com atenção, identificando e distinguindo o que é superficial do que é significativo. Essa observação crítica é fundamental para entender como o que vemos influencia o que pensamos.
2. Fomentar o pensamento crítico e reflexivo
Um objetivo central é desafiar a aceitação passiva das informações. Os participantes serão encorajados a questionar e avaliar o que lhes é apresentado, aprendendo a identificar falácias e inconsistências, por forma a formarem opiniões e crenças mais rigorosas e bem fundamentadas.
3. Incentivar a criatividade na interpretação e solução de problemas
O curso Modos de Pensar promove o desenvolvimento do pensamento criativo, permitindo que os participantes criem novas interpretações e abordagens inovadoras para problemas complexos, explorando em diálogo uns com os outros diferentes perspectivas e soluções.
4. Praticar a escuta ativa e a comunicação clara
Um dos focos está na capacidade de escutar com empatia e de comunicar de forma eficaz. O curso trabalhará para garantir que os alunos possam expressar suas ideias de maneira acessível e clara, respeitando e considerando diferentes pontos de vista.
5. Promover o diálogo construtivo e colaborativo
Por fim, o curso procura incentivar o diálogo como uma ferramenta essencial para a compreensão do mundo. O diálogo será visto não apenas como uma troca de ideias, mas como um processo de construção coletiva de conhecimento à maneira socrática, explorando as diferentes formas de pensar de cada um e respeitando a diversidade de opiniões de todos.
Com estes objetivos o curso pretende ser uma jornada de transformação pessoal e intelectual, promovendo uma nova relação com o mundo das coisas e das ideias.
Resultados de aprendizagem e competências
Atenção VisualA habilidade de observar algo detalhadamente identificando elementos importantes e distinguindo o essencial do superficial em diferentes situações ou contextos.
Comparação CríticaCapacidade de analisar semelhanças e diferenças entre objetos, ideias ou situações, compreendendo padrões e contrastes para melhorar a nossa compreensão de alguma coisa.
Interpretação SignificativaAptidão para atribuir significado às observações feitas, contextualizando e avaliando dados para transformá-los em conhecimento útil.
Pensamento CríticoDesenvolver a capacidade de questionar e avaliar informações de forma objetiva, reconhecendo falácias e inconsistências para formar julgamentos bem fundamentados.
Pensamento CriativoHabilidade de gerar novas ideias e abordagens criativas, propondo soluções inovadoras para problemas ou desafios, tanto no campo teórico quanto prático.
Capacidade de SínteseCapacidade de combinar diferentes ideias e dados para formar uma visão completa e coerente, integrando múltiplas perspectivas de maneira lógica.
Escuta AtivaA habilidade de ouvir atentamente o outro entendendo não apenas as suas palavras, mas também os sentimentos, intenções e o contexto por trás das mensagens atingindo assim uma compreensão mais aprofundada dos temas e problemas abordados.
Comunicação ClaraAptidão para expressar ideias e argumentos de maneira concisa, clara e acessível, garantindo que a mensagem seja compreendida por diferentes públicos.
Colaboração DialógicaCapacidade de participar em diálogos construtivos, ouvindo e respondendo de forma respeitosa, com o objetivo de construir soluções e entendimentos compartilhados.
AutorreflexãoDesenvolver a habilidade de rever, avaliar e, mesmo, alterar, as suas ideias e os seus próprios processos de pensamento e comportamento, reconhecendo pontos fortes e áreas de melhoria em busca de crescimento contínuo, fortalecimento do carácter e maturidade intelectual.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Primeiro está o mundo, só depois a forma que nos relacionamos com ele. A arte, a literatura, o cinema, a religião, as relações de amizade, a nossa profissão, os nossos passatempos, aquilo que fazemos, o que dizemos, o que comemos, etc., são algumas das inúmeras as portas de acesso ao mundo e cada porta determina uma forma de relação diferente com o nosso mundo. O modo como pensamos molda (e tolda) nossa percepção do mundo, da mesma forma que, de modo inverso, o que vemos influencia o que pensamos, aquilo em que acreditamos e a forma como agimos.
O título deste curso inspirou-se na obra de John Berger Modos de Ver onde o autor, professor e crítico inglês nos convida a questionar a relação entre a imagem e a realidade. Este curso, Modos de Pensar: Pensamento Crítico e o mundo que nos rodeia, propõe uma jornada semelhante pelas camadas mais profundas da nossa relação com essa realidade onde a observação, o raciocínio e o diálogo revelam-se ao mesmo tempo como competências e ferramentas essenciais para a compreensão do mundo ao nosso redor.
Vivemos imersos num fluxo constante de informações e estímulos, que frequentemente aceitamos de forma passiva. Mas o pensamento crítico desafia essa passividade, oferecendo um conjunto de competências que nos permite não apenas ver, mas interpretar e questionar a realidade com rigor e criatividade. No centro deste curso está a ideia de que nosso modo de pensar particular não deve ser fixo nem dogmático mas sim flexível e dinâmico e que, assim, pode ser refinado, ampliado e transformado.
Ao longo do curso, exploraremos três dimensões fundamentais do pensar crítico: a observação, onde aprenderemos a ver de forma atenta, a comparar de forma consciente e a interpretar com profundidade o mundo em nosso redor; o raciocínio, onde desenvolveremos o pensamento crítico na análise de problemas, a criatividade na solução desses problemas e a síntese de ideias complexas; por fim, o diálogo, onde o foco será escutar com empatia, comunicar com clareza e dialogar de forma construtiva, respeitando diferentes perspectivas e modos de pensar.
Modos de Pensar é mais do que uma formação em pensamento crítico — é um convite para reconsiderar nossa relação com o mundo das coisas e com o mundo das ideias numa tentativa de aprofundar relações entre os dois. Ao questionarmos, com a ajuda dos outros e em diálogo, aquilo que vemos e a forma como pensamos, abrimos novas possibilidades de ação e de entendimento. Neste curso cada momento de reflexão será uma oportunidade para transformar a maneira como interagimos com as informações que recebemos, com os outros e, acima de tudo, com nós mesmos.
Bibliografia Obrigatória
John Berger; Modos de Ver, Antígona
Henry David Thoureau; Walden, ou a vida nos bosques, Antígona
Frédéric Grós; Caminhar, Antígona
Fernando Alves; Sinais, ed. Âncora
Immanuel Kant; O que é o Iluminismo
Marina Garcés; Novo Iluminismo Radical, Orfeu Negro
António Caeiro; O que é a Filosofia, Tinta da China
Lamberto Maffei; Elogio da Lentidão, Edições 70
George Orwell; 1984, Dom Quixote
Albert Camus; O Estrangeiro, Livros do Brasil
Ernest H. Gombrich; A História da Arte, LTC
Daniel Kahneman; Pensar, Depressa e Devagar, Temas e Debates
Hannah Arendt; A Condição Humana, Relógio d´Água
Annie Dillard; Ensinar uma pedra a falar, Antígona
José Saramago; Ensaio sobre a cegueira, Porto Editora
Alain de Botton; A arte de viajar, Dom Quixote
Eric Hobsbawm; A era dos extremos, Editorial Presença
Observações Bibliográficas
Esta é uma Bibliografia sugerida para enriquecer a participação no curso. Estes livros não são de leitura obrigatória nem sequer são necessários para o aluno ter aproveitamento no curso. Mas a sua leitura contribuirá para uma compreensão mais ampla dos diferentes modos de pensar e agir, abordando temas que vão desde questões filosóficas e políticas até observações sobre a arte, a literatura e a psicologia humana. Estas obras (entre muitas outras) incentivam uma exploração crítica e multifacetada da realidade, enriquecendo o percurso dos alunos no curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões deste curso terão uma componente maioritariamente prática (80%) sendo que a componente teórica (20%) estará presente sobretudo nas sessões iniciais para contextualizar o trabalho realizado, auxiliar na aquisição de ferramentas básicas de pensamento crítico e sensibilizar para a importância do diálogo para a prática do pensamento crítico. Por componente prática entende-se sobretudo o exercício do diálogo crítico entre os participantes com foco nas dimensões e competências em cima referidas e a partir de temas e problemas sugeridos pelo formador e/ou pelos participantes do curso.
O princípio pedagógico que orienta estas sessões é o do ensino socrático em que o foco das sessões são as contribuições (ideias, crenças, argumentos, perguntas, etc.) dos participantes durante os diálogos e exercícios e não conteúdos programáticos, conhecimentos de Filosofia e de história das ideias. Nesse sentido não é necessário qualquer conhecimento prévio destas áreas para participar neste curso pois cada um irá começar exatamente de onde está, i.e. daquilo que sabe, daquilo que acredita, daquilo que duvida, etc., sendo depois respeitosamente desafiado a confrontar essas suas ideias e o seu modo de pensar com as ideias e os modos de pensar dos restantes participantes. O confronto de ideias e a construção conjunta de um conhecimento comum serão dois dos objetivos centrais deste curso. Para terminar gostaríamos de frisar que este não é um curso de especialistas para especialistas, mas de amadores para amadores. O nosso amor é o pensar bem, de forma clara e o mais rigorosa possível de que formos capazes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
8,00 |
Total: |
8,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
n/a
Observações
A bibliografia apresentada é recomendada, mas não obrigatória.