Italiano A1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 29-10-2024 a 29-04-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e Italiano
Objetivos
Os alunos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interação linguística em Italiano compatíveis com um nível elementar, correspondente ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
O curso visa proporcionar o contacto com a língua e cultura italiana dando a conhecer os aspetos mais relevantes da cultura italiana e assegurando a aquisição das competências básicas de comunicação, nomeadamente: compreender corretamente textos orais e escritos de natureza diversificada, e produzir, oralmente e por escrito, enunciados simples de forma clara e organizada.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim do curso os formandos serão capazes de compreender enunciados orais e escritos quando é utilizada uma linguagem simples de uso corrente e quando os assuntos lhes são familiares (temas abordados na formação). Terão capacidade para utilizar corretamente as estruturas gramaticais estudadas e o vocabulário adequado aos temas estudados. Serão capazes de comunicar de forma simples sobre assuntos que são do seu conhecimento.
Nomeadamente serão capazes de:
- compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
- comunicar em tarefas simples e em rotinas sobre assuntos familiares e habituais, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se se mostrar cooperante.
- apresentar outras pessoas, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como o local onde se vive, as pessoas que se conhecem e as coisas que se têm.
- escrever e preencher fichas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Gramatica:
- O Alfabeto Ortografia básica e pronúncia
- Fonética básica (acentuação, intonação)
- O género e o número: formação do plural
- Concordância dos nomes e adjetivos
- Os determinantes definidos e indefinidos
- As formas interrogativas e negativas
- Os pronomes pessoais Os pronomes reflexos
- Os verbos básicos no presente indicativo (Essere/Avere/ Andare/Venire/Preferire/Finire/Capire/Sapere/Fare/Chiamarsi)
- Os verbos modais
- “CI+ ESSERE – CI+ AVERE”
- As locuções interrogativas
- Os advérbios de frequência
- Adjetivos e pronomes possessivos
- As preposições simples e as contrações
- Os adjetivos e pronomes demonstrativos
- Os indicadores temporais
- O “passato prossimo”- O particípio passado concordância
- “Stare + Gerundio”
- Os pronomes diretos e indiretos (mi piace/mi piacciono)
- O “NE” partitivo
- Imperfeito
- Futuro simples
- Condicional presente verbo VOLERE
Competência linguística e vocabulário:
- Apresentar-se e cumprimentar alguém - Agradecer
- Os níveis de tratamento (formal/informal)
- Números de 0 a um milhão
- O corpo humano
- As profissões - A família
- As estações - Os meses
- Os dias da semana - As partes do dia
- Indicações de lugar
- Falar de números (pesos, medidas e cálculos)
- O clima
- A vida quotidiana- Os horários - As horas
- A casa - A comida – As lojas – A roupa – As cores
- Falar dos gostos e dar opiniões
- Escrever cartas simples/fax e telefonar
- Cultura e civilidade: a Itália e as regiões, o Sistema escolástico italiano, Os locais públicos
- Algumas músicas italianas (Battisti, Gianna Nannini, Adriano Celentano…)
- O cinema italiano (Nanni Moretti, Roberto Benigni, Fellini…)
- Aprofundamento da sociedade italiana por meio da exploração de sitos internet
Bibliografia Obrigatória
T. Martin; S. Magneli; Progetto italiano 1, Edilingua
M. Mezzadri e P.E. Balboni; Rete 1, Corso multimediale d’italiano per stranieri, Libro di classe, Guerra Edizioni, Perugia , 2000
vários; Dicionário Italiano - Português, Português - Italiano, Editorial Presença
Maria Antónia Esposito , Wolfgang Ressler; Gramática essencial de Italiano, Editorial Presença
Rebecca Del Rosso- Nivia Guerrini- Donatella Sommati; Insieme alle soglie del congiuntivo, Corso di letture mediate per studenti stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
P.E.Balboni; Grammagiochi, Per giocare con la grammatica, Bonacci Editore, Roma , 1999
L.Cini; Strategia di scrittura, Quaderno di scrittura, Bonacci Editore, Roma, 1998
Sebastiani-Giacobbi; Civiltà Italiana, testo di conversazione e cultura per stranieri, Guerra Edizioni, Perugia
Mina Ricci ; Via della Grammatica, Edilingua
J. M. D. Meiklejohn; Dizionario di immagini, Porto Editora
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utiliza-se um método de ensino “comunicativo”, baseado na “reflexão linguística” do aluno, o qual é guiado pelo professor no desenvolvimento das competências comunicativas e interculturais na língua italiana. As sessões serão desenvolvidas em exposições orais/escritas e acompanhadas por material de apoio e fichas complementares desenvolvidas pela formadora, nomeadamente fichas técnicas de vocabulário, exercícios de escrita, jogos de gramática, e tentar-se-á desenvolver a competência intercultural apresentando algumas particularidades da cultura italiana. Será privilegiado o método participativo, insistindo principalmente em atividades de grupo de compreensão e expressão em contextos comunicativos o mais perto possível da realidade Italiana. Atividades “de Role-playing”, mini projetos, trabalhos em pares ou em pequenos grupos se entrecruzarão com a compreensão e produção de textos/discursos orais e escritos diversificados, em situação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
90,00 |
Estudo autónomo |
22,50 |
Total: |
112,50 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Assiduidade: 10%
- Participação: 20%
- Testes: 70%