Curso Intensivo Frances A1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 08-07-2024 a 26-07-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os alunos poderão atingir o nível A1 de acordo com os pressupostos estipulados pelo “Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas” em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Resultados de aprendizagem e competências
Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
Modo de trabalho
À distância
Programa
I - Conteúdos programáticos (objectivos comunicativos oral/escrita)
Cumprimentar, entrar em contato com alguém, apresentar-se, pedir desculpas, pedir para se apresentar, apresentar alguém, expressar seus gostos, discutir seus planos presentes e futuros, pedir para alguém fazer algo, perguntar educadamente, falar sobre ações passadas, oferecer/aceitar/recusar um convite, indicar a data, fazer e marcar um encontro, perguntar e indicar a hora, expressar seu ponto de vista positivo e negativo, perguntar sobre preços, perguntar sobre quantidade, expressar quantidade, perguntar e indicar uma direção, localizar.
II- Conteúdos morfossintáticos (Gramática)
Os pronomes sujeitos, os verbos ser/ estar e ter /haver+ verbos regulares em -er no tempo presente, os substantivos e adjetivos masculinos e femininos, a negação não... não/ não faz... não, mais/nunca, os adjetivos possessivos, a interrogação, os futuros próximos e simples, alguns indicadores de tempo, os artigos definidos e indefinidos, as marcas do plural de substantivos e adjetivos, pronomes tônicos, verbos irregulares no tempo presente do indicativo, o pretérito composto, a concordância do particípio passado, pronomes diretos e indiretos, artigos, o imperativo, algumas preposições de lugar, adjetivos numerais ordinais.
III- Conteúdos fonéticos/fonológicos
Entoação declarativa e interrogativa, ritmo, elisão, ligação, letras finais, cedilha, pronúncias de "e".
IV- Conteúdos Léxicos (vocabulário)
Dias da semana, algumas frases de boa educação, o alfabeto, algumas nacionalidades e países, números de 0 a 100, algumas ocupações, hora e data, meses do ano, cores, números ordinais, atividades de lazer, expressar gostos e preferências, ler e entender uma lista/menu num restaurante, pedir uma refeição.
V- Conteúdos culturais (civilização)
França, Europa, família, animais de estimação, tempo livre dos franceses, qual o presente para oferecer/ dar? arquitetura e natureza.
Bibliografia Obrigatória
J. Girardet; J. Pécheur; Echo A1 - 2ème édition, Clé international, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação, teste escrito e apresentação oral.
Software
Zoom Colibri
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Prova oral |
25,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Estudo autónomo |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial - 25%
Apresentação oral - 25%
Teste escrito - 50%