Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CIFEA1

Curso Intensivo Frances A1

Código: CIFEA1     Sigla: FRA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 08-07-2024 a 26-07-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Francês (A1) - Curso intensivo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECIFA1 7 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 3 60 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos poderão atingir o nível A1 de acordo com os pressupostos estipulados pelo “Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas” em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Resultados de aprendizagem e competências

Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.

Modo de trabalho

À distância

Programa


I - Conteúdos programáticos (objectivos comunicativos oral/escrita)

Cumprimentar, entrar em contato com alguém, apresentar-se, pedir desculpas, pedir para se apresentar, apresentar alguém, expressar seus gostos, discutir seus planos presentes e futuros, pedir para alguém fazer algo, perguntar educadamente, falar sobre ações passadas, oferecer/aceitar/recusar um convite, indicar a data, fazer e marcar um encontro, perguntar e indicar a hora, expressar seu ponto de vista positivo e negativo, perguntar sobre preços, perguntar sobre quantidade, expressar quantidade, perguntar e indicar uma direção, localizar.

II- Conteúdos morfossintáticos (Gramática)

Os pronomes sujeitos, os verbos ser/ estar e ter /haver+ verbos regulares em -er no tempo presente, os substantivos e adjetivos masculinos e femininos, a negação não... não/ não faz... não, mais/nunca, os adjetivos possessivos, a interrogação, os futuros próximos e simples, alguns indicadores de tempo, os artigos definidos e indefinidos, as marcas do plural de substantivos e adjetivos, pronomes tônicos, verbos irregulares no tempo presente do indicativo, o pretérito composto, a concordância do particípio passado, pronomes diretos e indiretos, artigos, o imperativo, algumas preposições de lugar, adjetivos numerais ordinais.

III- Conteúdos fonéticos/fonológicos

Entoação declarativa e interrogativa, ritmo, elisão, ligação, letras finais, cedilha, pronúncias de "e".

IV- Conteúdos Léxicos (vocabulário)

Dias da semana, algumas frases de boa educação, o alfabeto, algumas nacionalidades e países, números de 0 a 100, algumas ocupações, hora e data, meses do ano, cores, números ordinais, atividades de lazer, expressar gostos e preferências, ler e entender uma lista/menu num restaurante, pedir uma refeição.

V- Conteúdos culturais (civilização)

França, Europa, família, animais de estimação, tempo livre dos franceses, qual o presente para oferecer/ dar? arquitetura e natureza.

Bibliografia Obrigatória

J. Girardet; J. Pécheur; Echo A1 - 2ème édition, Clé international, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação, teste escrito e apresentação oral.

Software

Zoom Colibri

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 25,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Estudo autónomo 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial - 25%
Apresentação oral - 25%
Teste escrito - 50%
Recomendar Página Voltar ao Topo