Curso de Atualização para Professores de Portugues como Língua Estrangeira
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Formação de professores de áreas disciplinares específicas |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 15-07-2024 a 19-07-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FCAPP |
11 |
Plano do Curso |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os principais objetivos do curso são:
- Refletir sobre áreas linguísticas críticas dos aprendentes de português língua não materna;
- Percecionar a língua como meio de interação social e da identidade dos indivíduos nas suas interações e relações com o meio;
- Conhecer a atualidade cultural e social portuguesa;
- Conhecer os documentos reguladores do domínio disciplinar em questão;
- Familiarizar os formandos com técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da atividade docente de português como língua não materna.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os formandos devem ser capazes de:
- mobilizar os conhecimentos científicos adquiridos;
- selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, fases e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- avaliar criticamente materiais didáticos e planificações de atividades;
- produzir material didático e planificar atividades;
- redigir um relatório final teórico-prático sobre um tópico abordado num dos módulos do curso.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Será dada preferência na seleção de candidatos a:
- Professores de Português como língua estrangeira que desejem atualizar a sua atividade profissional no ensino do Português como Língua Estrangeira;
- Professores de Português como língua materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda.
Programa
Os tópicos propostos concentram-se globalmente nos seguintes domínios:
Tipologias discursivas distintas, com relevância para as questões relacionadas com o discurso:- oral (processos e estratégias verbais e não verbais, entre outros);
- escrito (tipos de textos, géneros discursivos, registos de língua, entre outros);
- dos mass media (conteúdos culturais e práticas sociais);
Diversos níveis de análise linguística:- léxico-fraseológico (sistema combinatório, estruturas idiomáticas, sistema de relações, entre outros);
- sintático (orações relativas, infinitivo flexionado, entre outros);
- semântico (tempo e aspeto, entre outros);
- fonológico (especificidades e variações do sistema fonológico de acordo com o fator geográfico, social, cultural);
Sociedade Portuguesa: aspetos de natureza política, cultural, social, histórica;Temas de Literatura e Cultura;Abordagens didáticas.Bibliografia Obrigatória
Council of Europe; Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessing, Council of Europe, 2018 (https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989)
Grosso, Maria José; Soares, António; Sousa, Fernanda de & Pascoal, José; QuaREPE – Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro, ME/DGIDC, 2011
Conselho da Europa; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Asa, 2001
Bibliografia Complementar
Freitas, Maria João; Santos, Ana Lúcia (eds.); A aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português, Language Science Press, 2017
Bizarro, Rosa; Moreira, Maria Alfredo & Flores, Cristina (eds.); Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, Lidel, 2013
Pinto, M. G. (dir.); Linguarum Arena: Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Porto, FLUP (Desde 2010)
Brito, Ana Maria (dir.) ; Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, FLUP/CLUP (Desde 2006)
Observações Bibliográficas
Bibliografia relativa a cada um dos módulos será fornecida ao longo das sessões pelo respetivo professor.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso tem uma estrutura modular, sendo constituído por 10 módulos.
Cada módulo combina o trabalho síncrono com o trabalho assíncrono e individual.
As horas de contacto são estruturadas de acordo com duas estratégias complementares:
- apresentação teórica dos conteúdos pelo docente combinada com técnicas do método ativo, nomeadamente problematização e aplicação dos tópicos abordados;
- trabalho prático, centrado na reflexão orientada sobre os tópicos abordados e práticas na sala de aula, à qual se associam propostas de atividades didáticas, exercícios e materiais a construir pelo formando.
No trabalho autónomo assíncrono, os formandos têm acesso aos conteúdos e materiais disponibilizados pelos formadores, bem como a um conjunto de tarefas a realizar, individualmente ou com outros colegas.
A metodologia usada visa favorecer o trabalho individual e colaborativo, assim como orientar a preparação do trabalho individual final.
Palavras Chave
Humanidades > História
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
32,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
19,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação será traduzida numa escala de 1 a 20 valores.
A classificação resulta da realização de um relatório individual final, num dos 10 módulos - 100%.