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Espanhol II

Código: MEIEFA017     Sigla: E_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua Estrangeira

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=135787
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 9 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81
MEPIEFA 3 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rogélio José Ponce de León Romeo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Mónica Barros Lorenzo 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Mónica Barros Lorenzo 0,50

Língua de trabalho

Espanhol

Objetivos

Os principais objetivos para esta disciplina são:

- Analisar os objetivos de aprendizagem e conteúdos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.

- Revisar alguns dos conteúdos morfossintácticos, discursivos, lexicais, fonéticos e ortográficos e pragmáticos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.

- Criar propostas para o ensino dalguns conteúdos referidos anteriormente para alunos alvo dos anos indicados anteriormente.

- Rever diferenças básicas entre o espanhol e o português, nomeadamente no que diz respeito ao discurso do professor de espanhol.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes vão desenvolver a sua competência comunicativa em espanhol e a sua capacidade crítica relativamente ao ensino do léxico e gramática na sala de aula de Espanhol como língua estrangeira no 3.º ciclo do ensino básico e secundário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não aplicável.

Programa

- Análise dos objetivos e conteúdos dalguns programas de Espanhol de 3.º ciclo de ensino básico e secundário.

- O ensino do léxico e da gramática na sala de aula de língua estrangeira.

- Revisão de alguns conteúdos léxicos e gramaticais que aparecem nalguns programas escolares de Espanhol no 3.º ciclo do ensino básico e secundário.

- Análise das particularidades do discurso do professor de espanhol.

Bibliografia Obrigatória

VV.AA.; Programas de Espanhol no 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Herrera, F. & Sans, N. (Eds.); Enseñar gramática en el aula de español. Nuevas perspectivas y propuestas, Difusión, 2018. ISBN: 9788416943890
Herrera, F. (Ed.); Enseñar léxico en el aula de español. El poder de las palabras, Difusión, 2017. ISBN: 9788416943883
Direção-Geral da Educação ; Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico, 2018 (http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico)
Direção-Geral da Educação; Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário, 2018 (http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario)

Bibliografia Complementar

Seco, Manuel, Andrés Puente, Olimpia e Ramos González, Gabino; Diccionario del español actual , Madrid: Santillana, 1999. ISBN: 978-84-294-6472-6
Clave. Diccionario de uso del español actual, Madrid: SM, 1999. ISBN: 978-84-348-6510-5
Diccionario panhispánico de dudas, Madrid: Santillana, 2005. ISBN: 978-84-294-0623-8
Real Academia de la Lengua; Ortografía de la lengua española, Espasa, Madrid, 1999. ISBN: 84-239-9250-0
Seco, Manuel; Diccionario de dudas y dificultades de la lengua española,, Pozuelo de Alarcón (Madrid): Espasa Calpe, 2005. ISBN: 978-84-239-9425-0
Martínez de Sousa, J.; Ortografía y ortotipografía del español actual, Ediciones Trea, 2004. ISBN: 978-84-9704-353-3

Observações Bibliográficas

Fundación del Español Urgente (Fundéu BBVA). Buscador urgente de dudas: https://www.fundeu.es/ 

Diccionario panhispánico de dudas: http://lema.rae.es/dpd/?key=
Foros del Centro Virtual Cervantes (Foro del hispanistas, Foro TIC, Foro del español y Foro didáctico): https://cvc.cervantes.es/foros/default.htm

Bibliografia complementar será fornecida no início do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão teórico-práticas, com uma participação ativa por parte dos estudantes. Os alunos trabalharão em pares e individualmente nas atividades relacionadas com os conteúdos do programa realizadas na sala de aula.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 45,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 31,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de investigação 23,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência às aulas não obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação oral obrigatória de um artigo - 25%
Teste escrito - 75%
Os estudantes deverão tirar, no teste escrito (0-15), no mínimo, 6,75 valores, para poder fazer a soma com a classificação da apresentação oral do artigo de opinião, que constitui a classificação final da UC. Não poderão realizar o teste escrito os estudantes que não fizerem a apresentação oral.

Provas e trabalhos especiais

Os referidos anteriormente.
Mais informações serão disponibilizadas ao início do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial que não realizem as provas de avaliação contínua (durante o semestre) poderão realizar uma prova final (escrita e oral) com todos os conteúdos do semestre, em junho ou na Época Especial.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor. Os estudantes que reprovarem o teste escrito, poderão realizar um "teste de repescagem", mas não está prevista a melhoria de nota na componente de avaliação de "trabalho individual".

Observações

É importante que os estudantes matriculados nesta disciplina leiam com atenção o documento designado "Calendario y evaluación Espanhol II", que se encontra na pasta "Evaluación de la asignatura" no Moodle. Neste ficheiro poder-se-á ler uma detalhada descrição das provas e trabalhos que se devem realizar, além de informar da pontuação de cada componente de avaliação.

 

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