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Espanhol I

Código: MEIEFA014     Sigla: E_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua Estrangeira

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=135763
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 8 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81
MEPIEFA 3 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rogélio José Ponce de León Romeo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Mónica Barros Lorenzo 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Mónica Barros Lorenzo 0,50

Língua de trabalho

Espanhol
Obs.: Spanish

Objetivos

Como futuros professores, os estudantes da UC, com competência até ao nível C1.1 de espanhol lingua estrangeira, dispõem “a priori” de um elenco de recursos linguísticos suficientemente alargado e rico para comunicar com fluência e naturalidade, praticamente sem esforço. No entanto, a mundança do papela de aprendentes para docentes de ELE implica também a necessidade de um conhecimento profundo de todos os âmbitos do espanhol, não apenas em termos de uso da língua, mas também em termos normativos, dado que em breve se tornarão modelos linguísticos para os seus estudantes dos ensinos básico e secundário.

Assim, um dos objetivos principais desta UC é os discentes conhecerem e refletirem sobre aqueles aspetos do espanhol (fónicos, gramaticais e lexicais) cuja aquisição possa ser mais complicada para os seus futuros estudantes (por interferência linguísticas ou por outos motivos).

Por outro lado, como o discurso do professor de ELE na prática letiva é acima de tudo oral, nas aulas serão trabalhadas predominantemente as capacidades de expressão e interação oral, por forma a poderem praticar e, adicionalmente, ultrapasar com sucesso o trabalho de avaliação propostos. Também, serão reservados os 30 minutos finais de cada aula para os estudantes poderem clocar dúvidas relacionadas com o uso e a norma linguística do espanhol nas suas aulas de estágio, quer numa perspetiva oral, quer numa escrita, dado que o objetivo principal desta UC é servir de ajuda à prática letiva dos futuros professores de ELE.

Resultados de aprendizagem e competências

- Entender as principais as principais diferenças entre a língua oral e a língua escrita, através da reflexão  sobre as peculiaridades de ambos os tipos de discurso.

- Exprimir-se com um alto grau de correção gramatical, léxical e fonética em língua espanhola.

- Dominar aspetos do usoe e da norma do espanhol, sobre os quais previamente puderam ter dúvidas.

- Identificar alguns fenómenos linguísticos típicos do espanhol que podem provocar interferência com o português.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.- Correção da expressão oral:
1.1.- a correção fónica;
1.2.- a correção gramatical;
1.3.- a correção lexical.
2.- Alguns casos de interferência linguística entre o espanhol e o português.
3.- Análise e correção linguística de documentos.
4.- Prática de oralidade.

Bibliografia Obrigatória

Briz, A.; Saber hablar, Instituto Cervantes, 2009. ISBN: 978-84-03-09806-0
Paredes García, F.; Álvaro García, S.; Paredes Zurdo, L.; Las 500 dudas más frecuentes del español, Instituto Cervantes - Espasa, 2013. ISBN: 9788467039818
Seco, M.; Diccionario de dudas y dificultades de la lengua española, Espasa, 1998. ISBN: 978-84-239-9425-0
Fernández Díaz, R.; Prácticas de gramática española para hablantes de portugués. Nivel intermedio-avanzado, Arco Libros, 1999. ISBN: 9788476353650
Briz, A.; El español coloquial en la conversación: esbozo de pragmagramática, Ariel Linguística, 2001. ISBN: 978-84-344-8247-0
Gutiérrez Araus, M.L. et al.; Introducción a la lengua española, Editorial Universitaria Ramón Areces, Madrid, 2005. ISBN: 84-8004-679-1
Gómez Manzano, P. et al.; Ejercicios de gramática y expresión (con nociones teóricas), Editorial Universitaria Ramón Areces, Madrid, 2000. ISBN: 978-84-8004-505-6

Bibliografia Complementar

Fuentes Rodríguez, Catalina; La sintaxis de los relacionantes supraoracionales, Madrid: Arco/Libros, 1996. ISBN: 978-84-7635-184
Gómez Torrego, Leonardo; Gramática didáctica del español, Madrid: SM, 2007. ISBN: 978-84-348-8587-5
Gutiérrez Ordóñez, Salvador; Temas, remas, focos, tópicos y comentarios, Madrid: Arco/Libros, 1997. ISBN: 978-84-7635-268-7
Matte Bon, Francisco; Gramática comunicativa del español, Madrid: Edelsa, 2 vols, 1995. ISBN: 978-84-7711-104-7; 978-84-7711-105-4
Steel, B.; A textbook of colloquial Spanish, Sgel, Madrid, 1991. ISBN: 978-84-7143306-0
Beinhauer, W.; El español coloquial, Gredos, Madrid, 1991. ISBN: 84-249-0765-5
Carbonero, P.; «Comentario sintáctico de un texto oral» en Comentario Linguístico de textos (Analecta Malacitana, anejo VIII), Publicaciones de la Universidad de Málaga, 1997 (páginas 211-221)
Iribarren, M.C.; Fonética y fonología españolas, Editorial Síntesis, 2005. ISBN: 84-9756-266-6
Vigara, A.M.; Morfosintaxis del español coloquial, Gredos, Madrid, 1992. ISBN: 84-249-2758-3
Casado Velarde, Manuel; Introducción a la gramática del texto en español, Madrid: Arco/Libros, 1993. ISBN: 978-84-7635-131-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-prácticas
Sessões tutoriais

Software

www.rae.es

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 21,50
Trabalho de investigação 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência às aulas não obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação oral obrigatória de um artigo de opinião - 25%
Teste escrito - 75%
Os estudantes deverão tirar, no teste escrito (0-15), no mínimo, 6,75 valores, para poder fazer a soma com a classificação da apresentação oral do artigo de opinião, que constitui a classificação final da UC. Não poderão realizar o teste escrito os estudantes que não fizerem a apresentação oral do artigo de opinião.


Provas e trabalhos especiais

Todos os estudantes deverão preparar e apresentar na aula a defesa oral de um artigo de opinião relacionado com o tema educativo que será atribuído pela docente. Nela deverão ser aplicados todos os conteúdos de correção linguística aprendidos durante as aulas.


Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial que não realizem as provas de avaliação contínua (durante o semestre) poderão realizar uma prova final (escrita e oral) com todos os conteúdos do semestre, em junho ou na Época Especial.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor. Os estudantes que reprovarem o teste escrito, poderão realizar um "teste de repescagem", mas não está prevista a melhoria de nota na componente de avaliação de "trabalho individual".

Observações

É importante que os estudantes matriculados nesta disciplina leiam com atenção o documento designado "Calendario y evaluación Espanhol I", que se encontra na pasta "Evaluación de la asignatura" no Moodle. Neste ficheiro poder-se-á ler uma detalhada descrição das provas e trabalhos que se devem realizar, além de informar da pontuação de cada componente de avaliação.

 

 

 

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