Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEBI007

Iniciação à Prática Profissional II

Código: MEBI007     Sigla: IPP_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2024/2025 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 0 MEBI - Plano de Estudos 2 - 30 191 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,50
Seminário: 1,50
Estágio: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 1,50
Maria Elizabeth Ellison de Matos 1,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver competências para planear unidades de trabalho e ensinar de forma autónoma;
2. Desenvolver competências para a conceção de tarefas e materiais;
3. Desenvolver reflexividade em relação ao desenvolvimento de competências pedagógicas;
4. Desenvolver a capacidade de teorizar a própria prática;
5. Contribuir para a discussão crítica sobre o trabalho dos colegas;
6. Investigar a sua pratica pelo investigação-ação em pequena escala;
7. Disseminar os resultados da investigação-ação;
8. Demonstrar a capacidade de escrever um relatório acadêmico de sua investigação-ação.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
No final desta U.C., os estudantes deverão:
1. ser capazes de planificar unidades de trabalho e de dar aulas de forma autónoma;
2. ser capazes desenhar tarefas e material para aulas de 1.º Ciclo;
3. ser capazes de refletir criticamente sobre as suas próprias competências de ensino;
4. ser capazes de teorizar a sua própria prática;
5. ser capazes de contribuir para a discussão crítica do trabalhos dos colegas;
6. demonstrar capacidade para desenvolver investigação-ação no contextos das suas salas de aula;
7. demonstrar ser capazes de apresentar o seu trabalho a colegas;
8. demonstrar capacidade para a escrita de um relatório académico acerca da sua investigação-ação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Terminar com sucesso UCs dos Semestres I & II

Programa

Conteúdos programáticos:
1. Planificação e lecionação de unidades de trabalho (a longo, médio e curto prazo);
2. desenho de tarefas e materias para a sala de aulas;
3. reflexão sobre situações críticas da prática docente;
4. realização de investigação-ação;
5. disseminação de informação sobre investigação-ação: processo e resultados;
6. redação de um relatório sobre a prática docente.

Bibliografia Obrigatória

Bell, J; Doing your research project, OUP, 2005
Brown, J.D. & Coombe, C (eds); The Cambridge Guide to Research in Language Teaching and Learning, CUP, 2015
Burns, A; Collaborative Action Research for English Language Teachers, CUP, 1999
Cryer, P; The Research Student's Guide to Success, McGraw Hill, 2006
Dornyei, Z; Quantitative, Qualitative and Mixed Methodologies, OUP, 2007
Ellison de Matos, M; Developing initial teacher education through action research
Mackey, A. & Gass, S.M; Second Language Research: Methodology and Design, Routledge, 2016
Moreira, M. A; A Investigação acção na formação relexiva do professor-estagiário de inglês, Instituto de Inovação Educacional, 2001
Pinter, A; Children Learning Languages, Palgrave, 2011
Richards, J. & Farrell, T; Professional development for language teachers, CUP, 2005
Richards, J. & Lockhart, C; Reflective teaching in second language classrooms, CUP, 1996
Wallace, M.J; Action Research for Language Teachers, CUP, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta U.C. inclui prática docente nas escolas, seminários na FLUP e preparação do relatório final. Visa englobar a Prática de Ensino Supervisionada, que consiste na planificação e realização de aulas, observação, análise crítica e reflexão sobre o processo de ensino, bem como aprofundar o conhecimento científico e as competências de docência. Algumas das competências serão desenvolvidas com a prática na escola, outras nas aulas na FLUP, e outras ainda durante a preparação do relatório. Este último será central para todo o processo, já que evidenciará a formação recebida, bem como a capacidade dos estudantes realizarem investigação no contexto educativo, propondo soluções para problemas identificados na prática docente. Serão pois concretizados todos os objetivos principais subjacentes ao perfil de um professor estagiário, já que os estudantes combinarão uma base científica sólida com uma prática reflexiva que evidencie capacidade para problematizar e para refletir sobre a prática.

A metodologia incorpora uma pedagogia reflexiva e dá continuidade às práticas iniciadas em IPP I, que incluem diversos modos (escritos e falados) e padrões (individuais, em grupo com os professores cooperantes e os supervisores da FLUP) de reflexão. Esta centrar-se-á na prática docente dos estudantes e no desenvolvimento de projetos de investigação-ação. Os estudantes beneficiarão da orientação dos professores cooperantes e dos supervisores da FLUP, que chamarão a atenção para aspetos específicos da docência e competências a desenvolver. Os estudantes deverão tornar-se autónomos com o tempo, propondo aspetos a discutir nas OT e nos seminários.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Trabalho de campo 35,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 26,50
Elaboração de relatório/dissertação/tese 274,00
Realização de Estágio 150,00
Trabalho de investigação 230,00
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 19,50
Total: 810,00

Obtenção de frequência

Esta unidade curricular integra o Ciclo de Estudos com a seguinte distribuição de horas:

Estágio:  150 horas (42,5 horas aulas observadas; 22,5 horas aulas dadas (avaliadas), mínimo de 3 horas observadas pelo Supervisor da FLUP; 37.5 horas reflexões pré-aula; 37.5 horas pós-aula)

Seminário: 19.5 horas
OT: 19.5
O: 2

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final
Prática de Ensino Supervisionada – 45%
Seminario: Diário dialógico reflexivo (escrito); Participação -20%
Trabalhos escritos (Relatório de estágio) – 25%
Defesa pública do relatório de estágio – 10%

Trabalho de estágio/projeto

Um projeto de investigação de ação iniciado na IPP I, desenvolveu e levou à sua conclusão na IPP II

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Observações

Os estudantes só podem fazer IPP II se tiverem completado UCs do Semestres 1 e 2.
Recomendar Página Voltar ao Topo