Didática de Inglês para crianças
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBI |
0 |
MEBI - Plano de Estudos |
1 |
- |
9 |
60,5 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os principais objectivos são:
1. compreender o que significa ser um professor de crianças;
2. desenvolver a compreensão dos conceitos e teorias fundamentais subjacentes às abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras as crianças;
3. desenvolver competências para a aplicação prática do acima exposto.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão:
1. ter uma visão mais profunda dos princípios subjacentes às abordagens metodológicas do ensino do inglês as crianças baseando-se em aspectos chave do desenvolvimento da criança;
2. ser capazes de examinar abordagens e técnicas para o ensino de crianças, tendo em vista a sua aplicação prática na sala de aula;
3. ter desenvolvido competências intelectuais e práticas relacionadas com a análise e construção de planos de aula coerentes ;
4. tenham demonstrado a sua capacidade de conceber uma variedade de actividades e materiais práticos de sala de aula para utilização futura durante a sua prática de ensino.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Atitudes e abordagens ao ensino das crianças;
- Metodologia e técnicas de ensino das crianças;
- Pensamento critico;
- Ensino do vocabulário;
- Desenvolvimento de competências linguísticas (4 competencias: ler, ouvir, escrever, falar);
- Aprendizagem baseada em actividades inter-curriculares;
- Histórias;
- Drama;
- Som, ritmo, música e canções;
- Jogos;
- Planificação de aulas;
- Desenho de tarefas e materiais;
- Recursos didácticos;
- Gestão de sala de aula;
- Estrategias para lidar com a indisciplina;
- Autonomia do aprendente: aprender a aprender; metacogniçaõ;
- Avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Brewster, J. Ellis, G & Girard, D.; The Primary English Teacher’s Guide, Pearson Education Limited, 1992
Cameron, L.; Teaching Languages to Young Learners., CUP, 2001
Ellis. G. & Ibrahim. N.; Teaching children how to learn: plan, do, review, DELTA, 2015
Garton. S. & Copland. F. (eds); The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners, Routledge, 2019
Haukas, A, Bjorke, C.& Dypedahl, M.; Metacognition in Language Learning and Teaching, Routledge, 2018
Lightbown, P. & Spada, N.; How Languages are Learned, OUP, 1993
Pinter A.; Children Learning Languages, CUP, 2011
Pinter A; Teaching Young Language Learners, OUP, 2006
Piccardo, E., German-Rutherford, A. & Lawrence, G.; The Routledge Handbook of Plurilingual Language Education , Routledge, 2022
Bibliografia Complementar
Bland, J. (ed); Teaching English to Young Learners: Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, Bloomsbury, 2015
Ellis, G. & Brewster J. ; The New Storytelling Handbook for Primary Teachers, Penguin, 2002
Fleetham. M.; How to create and develop a thinking classroom, LDA, 2003
Gibbons, P.; Scaffolding language, scaffolding learning, Heinemann, 2002
Halliwell, S. ; Teaching English in the Primary School, Longman, 1994
Ioannou-Georgio, S. & Pavlou, P.; Assessing Young Learners., OUP, 2005
O’Reirdon, Terry & Roffey; .Young Children and Classroom Behaviour, David Fulton Publishers, 2001
Kang Shin, J. & Crandall, J. ; Teaching Young Learners English: From Theory to Practice, Heinle, 2014
Mourão, S. ; Real Books in the Primary Classroom, Mary Glasgow, 2004
Puchta, H. & Williams, M; Teaching Young Learners to Think, Helbing Languages, 2011
Vale, D & Feunteun A.; Teaching Children English, CUP, 2001
Wray, D. & Medwell, J.; Teaching Primary English: The State of the Art., Routledge, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular combina aulas teórico-práticas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo autónomo. Participação ativa e a reflexiva. Avaliação desta unidade curricular é contínua, sem exame final. As componentes avaliadas consistem em: testes escritos; 'micro-teaching'; trabalhos práticos (construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais). A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre a unidade curricular, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Trabalho de investigação |
80,50 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:
Testes escritos: 20%
Trabalho pratico escrito: 60%
'Micro-teaching': 20%
E obrigatorio fazer
todos os elementos da availaçao contínua.
Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova escrita onde obteve uma nota negativa na época de recurso. Para tal, deve informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas deseja repetir. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante será aprovado.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante, não serão obrigados a frequentar as aulas, mas devem realizar todas as componentes de avaliação continua nas datas estabelecidas. Caso necessitem de faltar a qualquer dos momentos de avaliação previstos serão acordadas datas alternativas.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
Observações
Os estudantes que não obtenham aprovação nesta unidade curricular não podem proceder à Iniciação à Prática Profissional II em Semester 3.