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Didática de Inglês para crianças

Código: MEBI004     Sigla: DIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 0 MEBI - Plano de Estudos 1 - 9 60,5 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,50
Maria Elizabeth Ellison de Matos 4,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os principais objectivos são:

1. compreender o que significa ser um professor de crianças;
2. desenvolver a compreensão dos conceitos e teorias fundamentais subjacentes às abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras as crianças;
3. desenvolver competências para a aplicação prática do acima exposto.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, os estudantes deverão:

1. ter uma visão mais profunda dos princípios subjacentes às abordagens metodológicas do ensino do inglês as crianças baseando-se em aspectos chave do desenvolvimento da criança;
2. ser capazes de examinar abordagens e técnicas para o ensino de crianças, tendo em vista a sua aplicação prática na sala de aula;
3. ter desenvolvido competências intelectuais e práticas relacionadas com a análise e construção de planos de aula coerentes ;
4. tenham demonstrado a sua capacidade de conceber uma variedade de actividades e materiais práticos de sala de aula para utilização futura durante a sua prática de ensino.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Atitudes e abordagens ao ensino das crianças;

  • Metodologia e técnicas de ensino das crianças;

  • Pensamento critico;

  • Ensino do vocabulário;

  • Desenvolvimento de competências linguísticas (4 competencias: ler, ouvir, escrever, falar);

  • Aprendizagem baseada em actividades inter-curriculares;

  • Histórias;

  • Drama;

  • Som, ritmo, música e canções;

  • Jogos;

  • Planificação de aulas;

  • Desenho de tarefas e materiais;

  • Recursos didácticos;

  • Gestão de sala de aula;

  • Estrategias para lidar com a indisciplina;

  • Autonomia do aprendente: aprender a aprender; metacogniçaõ;

  • Avaliação.

Bibliografia Obrigatória

Brewster, J. Ellis, G & Girard, D.; The Primary English Teacher’s Guide, Pearson Education Limited, 1992
Cameron, L.; Teaching Languages to Young Learners., CUP, 2001
Ellis. G. & Ibrahim. N.; Teaching children how to learn: plan, do, review, DELTA, 2015
Garton. S. & Copland. F. (eds); The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners, Routledge, 2019
Haukas, A, Bjorke, C.& Dypedahl, M.; Metacognition in Language Learning and Teaching, Routledge, 2018
Lightbown, P. & Spada, N.; How Languages are Learned, OUP, 1993
Pinter A.; Children Learning Languages, CUP, 2011
Pinter A; Teaching Young Language Learners, OUP, 2006
Piccardo, E., German-Rutherford, A. & Lawrence, G.; The Routledge Handbook of Plurilingual Language Education , Routledge, 2022

Bibliografia Complementar

Bland, J. (ed); Teaching English to Young Learners: Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, Bloomsbury, 2015
Ellis, G. & Brewster J. ; The New Storytelling Handbook for Primary Teachers, Penguin, 2002
Fleetham. M.; How to create and develop a thinking classroom, LDA, 2003
Gibbons, P.; Scaffolding language, scaffolding learning, Heinemann, 2002
Halliwell, S. ; Teaching English in the Primary School, Longman, 1994
Ioannou-Georgio, S. & Pavlou, P.; Assessing Young Learners., OUP, 2005
O’Reirdon, Terry & Roffey; .Young Children and Classroom Behaviour, David Fulton Publishers, 2001
Kang Shin, J. & Crandall, J. ; Teaching Young Learners English: From Theory to Practice, Heinle, 2014
Mourão, S. ; Real Books in the Primary Classroom, Mary Glasgow, 2004
Puchta, H. & Williams, M; Teaching Young Learners to Think, Helbing Languages, 2011
Vale, D & Feunteun A.; Teaching Children English, CUP, 2001
Wray, D. & Medwell, J.; Teaching Primary English: The State of the Art., Routledge, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular combina aulas teórico-práticas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo autónomo. Participação ativa e a reflexiva. Avaliação desta unidade curricular é contínua, sem exame final. As componentes avaliadas consistem em: testes escritos; 'micro-teaching'; trabalhos práticos (construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais). A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre a unidade curricular, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,50
Trabalho de investigação 80,50
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:

Testes escritos: 20%
Trabalho pratico escrito: 60%
'Micro-teaching': 20%

E obrigatorio fazer todos os elementos da availaçao contínua.


 


Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova escrita onde obteve uma nota negativa na época de recurso. Para tal, deve informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas deseja repetir. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante será aprovado.



 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante, não serão obrigados a frequentar as aulas, mas devem realizar todas as componentes de avaliação continua nas datas estabelecidas. Caso necessitem de faltar a qualquer dos momentos de avaliação previstos serão acordadas datas alternativas.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

Os estudantes que não obtenham aprovação nesta unidade curricular não podem proceder à Iniciação à Prática Profissional II em Semester 3.
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