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Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua

Código: MEBI009     Sigla: AICL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 0 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos


1. Desenvolver uma compreensão de ensino básico, o seu papel no desenvolvimento da  criança e as competências exigidas aos professores ;
2. Examinar o fenômeno da aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (nomeadamente Inglês) no contexto global e como isso se manifesta no contexto nacional;
3. Desenvolver uma compreensão dos conceitos-chave de Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da Língua (AICL) e sua aplicação prática em contextos do 1º ciclo do ensino básico.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta U.C, os estudantes deverão:

  1. ser capazes de compreender a natureza integrada da educação no 1.º Ciclo do EB e o seu papel no desenvolvimento integral da criança;
  2. conhecer o currículo português para o 1.º Ciclo e as competências que os professores deverão desenvolver;
  3. compreender como poderão as línguas estrangeiras fazer parte de um currículo integrado;
  4. compreender os motivos do crescimento do ensino precoce de línguas estrangeiras, e em particular da inglesa;
  5. conhecer os objetivos nacionais para a língua inglesa no 1º ciclo do ensino basico;
  6. compreender os princípios e a prática de AICL – Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua;
  7. ser capazes de aplicar a moldura conceptual do AICL, sustentada nos 4Cs (Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura) a uma análise do currículo do 1.º Ciclo, com especial atenção para a área dos Estudo do Meio;
  8. mostrar como poderão as aulas de Inglês ser enriquecidas por conteúdos e estratégias pedagógicas de outras áreas do currículo do 1.º Ciclo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:
1. Ensino primário: objetivos gerais; abordagens integradas;

2. O currículo primário português: objetivos, conteúdos e competências a desenvolver nas crianças;
3. A aprendizagem precoce de línguas estrangeiras: motivo e objetivos;
4. Os objetivos curriculares nacionais portugueses para a língua inglesa;
5. Línguas em todo o currículo;
6. As bases de conhecimento das áreas curriculares de conteúdo e o ensino da língua inglesa;
7. (Pluri)literacias no ensino primário;
8. Géneros e funções do discurso cognitivo;
9. Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Linguagem (CLIL):

9.1. Origem e princípios;
9.2. O quadro conceptual ‘4Cs’ da CLIL (Content, Communication, Cognition and Culture) - princípios e aplicação;
9.3. Necessidades dos alunos para CLIL;
9.4. Competências dos professores;
9.5. ‘Scaffolding’ em CLIL;
9.6. Colaboração dos professores;
9.7. Avaliação

Bibliografia Obrigatória

Calabrese, I., & Rampone, S.; ross-curricular Resources for Young Learners, OUP, 2007
Coyle, Do, 1952-; CLIL. ISBN: 978-0-521-13021-9
Coyle,. D & Meyer, O; Beyond CLIL: Pluriliteracies Teaching for Deeper Learning, Cambridge University Press, 2021
Emma Dafouz; CLIL across educational levels. ISBN: 978-84-668-0259-8
Dale, L., & Tanner, R. ; CLIL Activities, Cambridge University Press, 2012. ISBN: 9780521149846
deBoer, M. & Leontjev, D.; Assessment and Learning in Content and Language Integrated Learning (CLIL) Classrooms: Approaches and Conceptualisations 1st ed. , Springer, 2020
Ellison, M, Morgado, M. & Coelho M; Contexts and Conditions for Successful CLIL in Portugal, U.P Press, 2022
Gibbons, P.; Scaffolding language scaffolding learning, Heinemann, 2002. ISBN: 0325003661
Hill, J.D., & Bjork, C. L. ; Classroom Intsruction that works with English language learners, Mcrel, 2008. ISBN: 9781416606987
Daniela Elsner; Bilingual education in primary school
Lauder, N. ; Project Across the Curriculum, Scholastic, 2006
Angel Lin; Language across the curriculum CLIL in english as an addtional language (EAL) contexts. ISBN: 978-981-10-1800-8
Llinares, A.; The Roles of Language in CLIL, Cambridge, 2012
Llinares, A. & Morton. T. (eds); Applied Linguistic Perspectives on CLIL, John Benjamins, 2017
Marsh, D.; The CLIL Trajectory: Educational Innovation for the 21st Century iGeneration, Universidad de Córdoba
David Marsh; Clil in action. ISBN: 978-1-4438-7557-8
Mehisto, P., Marsh, D., & Frigols, M. J.; Uncovering CLIL, mACMILLAN, 2008. ISBN: 9780230027190
Peeter Mehisto; CLIL essentials. ISBN: 978-1-10840084-8
Murphy, V. A.; Second Language Learning in the Early School Years: Trends and Contexts, OUP, 2014
Phillips, D., Burwood, S., Dunford, H. ; ; Projects with Young Learners, OUP, 2002
Tarja Nikula; Conceptualising integration In CLIL and multilingual education. ISBN: 978-1-78309-613-8
Tedick, D. & Lister, R.; Scaffolding Language Development in Immersion and Dual Language Classrooms (Routledge Series in Language and Content Integrated Teaching & Plurilingual Education) 1st Edition, Routledge, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino combinarão o modelo da palestra com tarefas e discussões em “pequeno grupo”, visando o estímulo da reflexão crítica sobre os temas em foco. Os estudantes analisarão o conteúdo do currículo do 1.º Ciclo, em especial de Estudos Sociais, recorrendo à moldura conceptual da AICL, baseada nos 4Cs: Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura. Os 4Cs serão apresentados como objetivos educativos importantes a serem atingidos e competências a serem desenvolvidas pelos alunos do 1.º Ciclo. Serão depois discutidas formas de integração, nas aulas de língua, de conteúdos, técnicas e estratégias características de outras áreas do currículo de forma a tornar a aprendizagem mais significativa.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 40,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os components sa availção distribuida nas data estabelecidas no horário do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será contínua, distribuindo-se por:

Testes escritos – 20%

Apresentação oral da análise de uma área curricular: 40%

Trabalho prático, incluindo o planeamento de aulas CLIL: 40%


A ausencia de uma prova da availação continua sem justificação oficial (justificação medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).




Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova escrita onde obteve uma nota negativa na época de recurso. Para tal, deve informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas deseja repetir. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante será aprovado.



 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante, não serão obrigados a frequentar as aulas, mas devem realizar todas as componentes de avaliação continua nas datas estabelecidas. Caso necessitem de faltar a qualquer dos momentos de avaliação previstos serão acordadas datas alternativas.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

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