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Didática do Inglês

Código: MEBI008     Sigla: DI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 8 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 1,50
Andrew Edward Sampson 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 0,50
Andrew Edward Sampson 0,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão:

1. ter iniciado e desenvolvido o processo de reflexão no que diz respeito a: se tornar um professor ; o ato de ensinar ; sua visão do contexto de sala de aula ; e na teoria e prática atual em Ensino de Inglês ( ELT );
2. ser capaz de relacionar elementos-chave da Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês;
3. desenvolveram o seu conhecimento da história, o desenvolvimento, as tendências recentes e prática atual de ELT no contexto social e político mais amplo de pedagogia de línguas estrangeiras;
4. ser capaz de relacionar o fundo teórico destes elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Todos os estudantes devem ter um nivel de Inglês C.1 certificado.

Programa

Elemento teórico:
a) A discussão do Quadro Europeu Comum de Referência em relação ao desenvolvimento de programas, currículos e portfólios para ELT
b) A aquisição de uma segunda língua (S.L.A.)
c) Abordegens e metodos em ELT
d) Questões relacionadas com Imperialismo Linguístico
e) Conceitos de Cultura e Comunicação Intercultural
f) O dominio cognitivo
g) O dominio afetivo

Elemento prático:
a) Os papéis de professores / estudantes
b) As diferenças entre estudantes
c) Estilos de aprendizagem & inteligências múltiplas
d) 0 uso da língua materna em aulas e turmas monolingues.
e) Erros e correção
f) A motivação e disciplina
g) Avaliação

Bibliografia Obrigatória

Brown, H. Douglas; Teaching by principles. ISBN: 0-13-028283-9
Brown, H. Douglas; Principles of language learning and teaching. ISBN: 0-13-017816-0
Brown, H.D. & Brown. H; Language Assessment: Principles and Classroom Practices 3rd Edition, Pearson, 2018
Coyle, D. Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL Content and Language Integrated Learning. , OUP, 2010
Zoltán Dõrnyei; Innovations and challenges in language learning motivation. ISBN: 978-1-138-59916-1
Ellis, R & Widdowson, H. ; Second Language Acquisition., OUP, 1997
Harmer, Jeremy; The practice of english language teaching. ISBN: 0-582-04656-4
Diane Larsen-Freeman; Techniques and principles in language teaching. ISBN: 0-19-435574-8
Patsy M. Lightbown; How languages are learned. ISBN: 0-19-437000-3
Mercer, S., & Dorneyi, Z.; Engaging Language Learners in Contemporary Classrooms , Cambridge University Press, 2020
Scrivener, J. ; Learning Teaching, Macmillan, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentações do conteúdo principal teórico pelo professor da unidade curricular; trabalho colaborativo e individual por parte dos estudantes, com a participação ativa e a reflexão explícita de estudantes. A plataforma Moodle é utilizada para consolidar e complementar os materiais dados nas aulas, para divulgar informações e incentivar a leitura mais focada. Avaliação: Testes escritos: 100%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP.
Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:Testes escritos: 100%.

Provas e trabalhos especiais

RECURSO: Se um estudante tem uma nota negativa (menos de 10) para qualquer um dos elementos de avaliação contínua, o estudante pode repetir o mesmo elemento do processo de avaliação contínua.


Neste UC não existe 'exame final'.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante, não serão obrigados a frequentar as aulas, mas devem realizar todas as componentes de avaliação continua nas datas estabelecidas. Caso necessitem de faltar a qualquer dos momentos de avaliação previstos serão acordadas datas alternativas.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

Língua da instrução e avaliação: Inglês
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