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Filosofia III

Código: MEFILO013     Sigla: FIL_3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 21 MEFILO - Plano de Estudos 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Lopes Natário Alves dos Santos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Celeste Lopes Natário Alves dos Santos 1,50
Sílvia Manuela Andrade Bento 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem obter um conhecimento fundamental dos conteúdos correspondentes a diferentes disciplinas filosóficas, bem como a capacidade de implementar tal conhecimento no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

1. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas 
2. Desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3. Identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
 

 

Bibliografia Obrigatória

Beall, J C; Logic - the basics, Routledge, 2010
Kneale, William; O desenvolvimento da lógica
Lemmon, E. J; Beginning logic. ISBN: ISBN: 0-412-38090-0
Newton-Smith, W. H.; Lógica. . ISBN: ISBN: 972-662-609-9
Graham Priest; Lógica. ISBN: 972-759-425-5
Monique Canto-Sperber; Dictionnaire d.éthique et de philosophie morale. ISBN: 2-13-047729-1
Sofia Miguens; Acção e ética. ISBN: 978-989-689-155-8
Peter Singer; Ética prática. ISBN: 972-662-723-0
Maria do Céu Patrão Neves (et al.); Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades, Gráfica de Coimbra e S. Camilo
Jessica Pierce; Morality play. Case studies in ethics, Waveland Press, 2010

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia será disponibilizada nas aulas ou na página moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e recurso frequente a metodologias ativas de ensino. Discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios práticos de análise e comparação de materiais bibliográficos, ou de outro género, que podem ser usados pelos estudantes.
 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de uma apresentação oral (Parte I, 50%) e de um trabalho escrito (Parte II, 50%). A classificação final é a média das classificações das duas componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as normas em vigor.

Trabalho de estágio/projeto

n/a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

Trabalho e apresentação passíveis de melhoria de classificação.

Observações

n/a
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