Filosofia III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEFILO |
21 |
MEFILO - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo da Unidade Curricular é que os estudantes complementem e aprofundem a formação científica obtida no 1º Ciclo, atendendo ao enquadramento fornecido pelo Programa de Filosofia no 10º e 11º ano do Ensino Secundário e ao exercício futuro da profissão docente. O programa e a lecionação estão estruturados para que os estudantes possam:
1) comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2) desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3) identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem obter um conhecimento fundamental dos conteúdos correspondentes a diferentes disciplinas filosóficas, bem como a capacidade de implementar tal conhecimento no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
1. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias filosóficas mais importantes no âmbito de diferentes disciplinas filosóficas
2. Desenvolver competências de análise e identificação dos elementos cruciais dessas teorias no que respeita ao seu ensino;
3. Identificar e discutir estratégias e procedimentos teoricamente fundamentados, a adotar para promover uma aprendizagem eficaz por parte dos seus alunos.
Bibliografia Obrigatória
Beall, J C; Logic - the basics, Routledge, 2010
Kneale, William; O desenvolvimento da lógica
Lemmon, E. J; Beginning logic. ISBN: ISBN: 0-412-38090-0
Newton-Smith, W. H.; Lógica. . ISBN: ISBN: 972-662-609-9
Graham Priest;
Lógica. ISBN: 972-759-425-5
Monique Canto-Sperber;
Dictionnaire d.éthique et de philosophie morale. ISBN: 2-13-047729-1
Sofia Miguens;
Acção e ética. ISBN: 978-989-689-155-8
Peter Singer;
Ética prática. ISBN: 972-662-723-0
Maria do Céu Patrão Neves (et al.); Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades, Gráfica de Coimbra e S. Camilo
Jessica Pierce; Morality play. Case studies in ethics, Waveland Press, 2010
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia será disponibilizada nas aulas ou na página moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e recurso frequente a metodologias ativas de ensino. Discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios práticos de análise e comparação de materiais bibliográficos, ou de outro género, que podem ser usados pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Realização de uma apresentação oral (Parte I, 50%) e de um trabalho escrito (Parte II, 50%). A classificação final é a média das classificações das duas componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as normas em vigor.
Trabalho de estágio/projeto
n/a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
Trabalho e apresentação passíveis de melhoria de classificação.
Observações
n/a