Ética e Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.
2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.
3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.
4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.
5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta U.C os estudantes deverão reconhecer e valorizar a dimensão relacional da relação pedagógica enquanto espaço potenciador de desenvolvimento humano, assumindo uma posição crítica face os pressupostos científicos, às finalidades políticas e às exigências éticas da proficiência deontológica educacional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n/a
Programa
1. Introdução ao problema da ética na educação.
2. Ética normativa.
2.1. Ética consequencialista.
2.2. Ética deontológica.
2.3. Ética das virtudes.
3. Ética consequencialista, deontológica, e das virtudes aplicada à educação.
4. Análise de dilemas éticos relacionados com a educação.
Bibliografia Obrigatória
Baptista, Isabel;
Dar rosto ao futuro. ISBN: 972-8562-15-2
Bertrand, Yves;
Teorias contemporâneas da educação. ISBN: 972-771-398-X
BRAGA, F., ; Formação de Professores e Identidade Profissional, Quarteto Editora, 2001
COUTO, Maria João; Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo, FLUP, 1996
CUNHA, P. D’Orey,; Ética e Educação, UCP, 1996
ESTRELA, M.T., e CAETANO, A. P. (coords),; Ética Profissional Docente. Do pensamento dos professores à sua formação, Educa, 2010
KENNETH, A., et. al.,; The Ethics of Teaching, Teachers College Press, 2004
LABARRIERE, P-J; Discours de l'altérité, PUF, 1983
Nel Noddings (2003) ; Happiness and Education. Cambridge University Press
Pourtois, Jean-Pierre;
A^educação pós-moderna. ISBN: 972-771-109-X
Quintana Cabanas, Jose Maria;
Teoria da educação. ISBN: 972-41-2813-X
Sabbagh, C. (2009) ; Ethics and Teaching. In: Saha, L.J., Dworkin, A.G. (eds) International Handbook of Research on Teachers and Teaching. Springer International Handbooks of Education, vol 21. Springer, Boston, MA.
TRINDADE, Rui; Escola, Poder e Saber: a relação pedagógica em debate. , Livpsic, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas, apoiadas em análise de excertos de obras fundamentais mencionadas na bibliografia, como base no debate da matéria exposta; realização de breves comentários escritos aos temas discutidos em aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
90,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
59,50 |
Frequência das aulas |
21,50 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
n/a
Fórmula de cálculo da classificação final
Com base no exame escrito (90%) + Participação (10%).
Provas e trabalhos especiais
n/a
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.