Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEFILO001

Ética e Educação

Código: MEFILO001     Sigla: ETED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 18 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEG 29 MEG - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEH 31 MEH - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEIEFA 27 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEP 19 MEP - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEPIEFA 24 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Domingos José Matos Sousa Faria Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 2,00
Domingos José Matos Sousa Faria 2,00
Orientação Tutorial Totais 2 1,00
Domingos José Matos Sousa Faria 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Analisar problemas de ética no ensino e educação.

2. Compreender e discutir as principais teorias de ética normativa: consequencialismo, deontologia, e virtudes.

3. Saber aplicar as várias teorias de ética normativa a casos práticos relacionados com a educação e ensino, bem como tomar uma posição fundamentada perande dilemas éticos de contexto escolar e educacional.

4. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno dos problemas de ética e educação.

5. Conceptualizar princípios ética numa educação inclusiva.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta U.C os estudantes deverão reconhecer e valorizar a dimensão relacional da relação pedagógica enquanto espaço potenciador de desenvolvimento humano, assumindo uma posição crítica face os pressupostos científicos, às finalidades políticas e às exigências éticas da proficiência deontológica educacional.
 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a
 

Programa

1. Introdução ao problema da ética na educação.
2. Ética normativa.
2.1. Ética consequencialista.
2.2. Ética deontológica.
2.3. Ética das virtudes.
3. Ética consequencialista, deontológica, e das virtudes aplicada à educação.
4. Análise de dilemas éticos relacionados com a educação.

Bibliografia Obrigatória

Baptista, Isabel; Dar rosto ao futuro. ISBN: 972-8562-15-2
Bertrand, Yves; Teorias contemporâneas da educação. ISBN: 972-771-398-X
BRAGA, F., ; Formação de Professores e Identidade Profissional, Quarteto Editora, 2001
COUTO, Maria João; Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo, FLUP, 1996
CUNHA, P. D’Orey,; Ética e Educação, UCP, 1996
ESTRELA, M.T., e CAETANO, A. P. (coords),; Ética Profissional Docente. Do pensamento dos professores à sua formação, Educa, 2010
KENNETH, A., et. al.,; The Ethics of Teaching, Teachers College Press, 2004
LABARRIERE, P-J; Discours de l'altérité, PUF, 1983
Nel Noddings (2003) ; Happiness and Education. Cambridge University Press
Pourtois, Jean-Pierre; A^educação pós-moderna. ISBN: 972-771-109-X
Quintana Cabanas, Jose Maria; Teoria da educação. ISBN: 972-41-2813-X
Sabbagh, C. (2009) ; Ethics and Teaching. In: Saha, L.J., Dworkin, A.G. (eds) International Handbook of Research on Teachers and Teaching. Springer International Handbooks of Education, vol 21. Springer, Boston, MA.
TRINDADE, Rui; Escola, Poder e Saber: a relação pedagógica em debate. , Livpsic, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, apoiadas em análise de excertos de obras fundamentais mencionadas na bibliografia, como base no debate da matéria exposta; realização de breves comentários escritos aos temas discutidos em aula. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 59,50
Frequência das aulas 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

Com base no exame escrito (90%) + Participação (10%).
 

 

Provas e trabalhos especiais

n/a

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
 
Recomendar Página Voltar ao Topo