Aplicações Didáticas em Filosofia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEFILO |
19 |
MEFILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Refletir criticamente sobre as possibilidade e limites da transmissão e ensinabilidade da Filosofia.
- Explorar diferentes tipos de aplicações didáticas no ensino da Filosofia.
- Debater os limites, insuficiências e potencialidades dos diferentes tipos e usos dos recursos didáticos.
- Praticar o uso isolado e combinado de diferentes recursos didáticos.
- Aplicar de modo inovador recursos didáticos auxiliares em contextos específicos (sala de aula, contextos informais).
- Utilizar ferramentas tecnológicas e digitais para fins didático-pedagógicos.
- Experimentar diferentes recursos em módulos dos programas de Filosofia no Ensino Secundário (10º e 11º anos).
Resultados de aprendizagem e competências
A Unidade Curricular pretende apresentar e treinar o uso de recursos para uma prática motivadora do ensino da Filosofia. A identificação inicial dos problemas e dos limites da transmissão da Filosofia abre-se ao contacto com recursos indispensáveis para a docência de Filosofia no Ensino Secundário. Quer os recursos clássicos quer a informática e multimédia são tratados em perspetiva crítica e criativa. Formas de ensino que estimulem os estudantes para a aquisição autónoma de conhecimento são treinadas através de: 1) prática textual como recurso central em filosofia, 2) leitura e explicação de textos filosóficos, 3) domínio e incorporação de práticas discursivas centrais em Filosofia (interrogação, diálogo, debate, argumentação, exposição), 4) utilização de recursos, convencionais ou não, como elemento motivacional e facilitador da compreensão da Filosofia, 5) incorporação destes recursos na planificação de aulas para diferentes temas e para contextos escolares e sociais diversificados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
O programa é dívidido nos seguintes módulos (que terão uma duração e relevância variável):
- Experiências mentais e exemplos: como "visualizar" os problemas filosóficos.
- Como ler e usar os textos filosóficos nas aulas. Experiência prática com textos selecionados.
- Os recursos multimédia e outros recursos não convencionais.
- Ferramentas online com propósitos didático-pedagógicos, tais como: Padlet, Plickers, Kahoot, MindMeister, EdPuzzle, Canva, CmapTools, Genially, etc.
- Ferramentas digitais específicas para lecionar cada um dos módulos de Filosofia.
Bibliografia Obrigatória
Baggini Julian;
The^philosopher.s toolkit. ISBN: 0-631-22874-8
Baggini, Julian; O porco filósofo: 100 experiências de pensamento para a vida cotidiana
Carvalho, Ana Amélia A. ; Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. FAPEMA, 2022
Falzon Christopher;
Philosophy goes to the movies. ISBN: 0-415-23741-6
Murcho Desidério 340;
Renovar o ensino da filosofia. ISBN: 972-662-916-0
Bibliografia Complementar
Catapano, Peter 340;
The^stone reader. ISBN: 978-1-63149-071-2
Pinto Maria José Vaz - Ferreira, Maria Luísa Ribeiro (eds.); Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, CFUL, Lisboa 2013
Murcho Desidério;
7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer. ISBN: 978-972-53-0495-2
Mullis, Eric C.; On Being a Socratic Philosophy Instructor., Teaching Philosophy. 32:4. , 2009
Esquith, Stephen; How Neutral is Discussion?, Teaching Philosophy. 11:3., 1988
Ferreira, Maria Luísa Ribeiro (ed.); Ensinar e aprender Filosofia num mundo em rede. Lisboa: CFUL, 2012.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Reflexão crítica e trabalho prático sobre as relações entre filosofia e recursos didácticos. Dinamização de actividades didáticas em torno de textos e de problemas filosóficos. Avaliação por trabalho escrito individual. Tema do trabalho é um exemplo de aplicação dos recursos didáticos discutidos nas aulas a um módulo do programa de Filosofia (10º ou 11º anos), ou a um conjunto de aulas. Os trabalhos individuais serão apresentados e discutidos em sala de aula, pelo que todos os estudantes beneficiarão das aplicações e reflexões realizadas pelos colegas.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A determinada nas normas em vigor no Curso e na FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média da nota atribuída aos trabalhos e à participação, transferida para uma escala quantitativa. A avaliação integra um trabalho (75%) (descrição fundamentada de um projeto de aula(s) sobre um modulo do programa de Filosofia para o secundário e das estratégias didáticas a utilizar (experiências mentais, multimedia, etc.); 10-15 pp.) e a apresentação do mesmo (25%). O trabalho será entregue dentro da data limite fixada.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Conforme o regulamento da FLUP.