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Aplicações Didáticas em Filosofia

Código: MEFILO007     Sigla: ADF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 19 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Domingos José Matos Sousa Faria Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria João Couto 1,00
João Carlos Martins Rebalde 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
José Francisco Preto Meirinhos 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Refletir criticamente sobre as possibilidade e limites da transmissão e ensinabilidade da Filosofia.

  • Explorar diferentes tipos de aplicações didáticas no ensino da Filosofia.

  • Debater os limites, insuficiências e potencialidades dos diferentes tipos e usos dos recursos didáticos.

  • Praticar o uso isolado e combinado de diferentes recursos didáticos.

  • Aplicar de modo inovador recursos didáticos auxiliares em contextos específicos (sala de aula, contextos informais).

  • Utilizar ferramentas tecnológicas e digitais para fins didático-pedagógicos.

  • Experimentar diferentes recursos em módulos dos programas de Filosofia no Ensino Secundário (10º e 11º anos).


 

Resultados de aprendizagem e competências

A Unidade Curricular pretende apresentar e treinar o uso de recursos para uma prática motivadora do ensino da Filosofia. A identificação inicial dos problemas e dos limites da transmissão da Filosofia abre-se ao contacto com recursos indispensáveis para a docência de Filosofia no Ensino Secundário. Quer os recursos clássicos quer a informática e multimédia são tratados em perspetiva crítica e criativa. Formas de ensino que estimulem os estudantes para a aquisição autónoma de conhecimento são treinadas através de: 1) prática textual como recurso central em filosofia, 2) leitura e explicação de textos filosóficos, 3) domínio e incorporação de práticas discursivas centrais em Filosofia (interrogação, diálogo, debate, argumentação, exposição), 4) utilização de recursos, convencionais ou não, como elemento motivacional e facilitador da compreensão da Filosofia, 5) incorporação destes recursos na planificação de aulas para diferentes temas e para contextos escolares e sociais diversificados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

O programa é dívidido nos seguintes módulos (que terão uma duração e relevância variável):

  1. Experiências mentais e exemplos: como "visualizar" os problemas filosóficos.
  2. Como ler e usar os textos filosóficos nas aulas. Experiência prática com textos selecionados.
  3. Os recursos multimédia e outros recursos não convencionais.
  4. Ferramentas online com propósitos didático-pedagógicos, tais como: Padlet, Plickers, Kahoot, MindMeister, EdPuzzle, Canva, CmapTools, Genially, etc.
  5. Ferramentas digitais específicas para lecionar cada um dos módulos de Filosofia.

Bibliografia Obrigatória

Baggini Julian; The^philosopher.s toolkit. ISBN: 0-631-22874-8
Baggini, Julian; O porco filósofo: 100 experiências de pensamento para a vida cotidiana
Carvalho, Ana Amélia A. ; Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. FAPEMA, 2022
Falzon Christopher; Philosophy goes to the movies. ISBN: 0-415-23741-6
Murcho Desidério 340; Renovar o ensino da filosofia. ISBN: 972-662-916-0

Bibliografia Complementar

Catapano, Peter 340; The^stone reader. ISBN: 978-1-63149-071-2
Pinto Maria José Vaz - Ferreira, Maria Luísa Ribeiro (eds.); Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, CFUL, Lisboa 2013
Murcho Desidério; 7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer. ISBN: 978-972-53-0495-2
Mullis, Eric C.; On Being a Socratic Philosophy Instructor., Teaching Philosophy. 32:4. , 2009
Esquith, Stephen; How Neutral is Discussion?, Teaching Philosophy. 11:3., 1988
Ferreira, Maria Luísa Ribeiro (ed.); Ensinar e aprender Filosofia num mundo em rede. Lisboa: CFUL, 2012.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Reflexão crítica e trabalho prático sobre as relações entre filosofia e recursos didácticos. Dinamização de actividades didáticas em torno de textos e de problemas filosóficos. Avaliação por trabalho escrito individual. Tema do trabalho é um exemplo de aplicação dos recursos didáticos discutidos nas aulas a um módulo do programa de Filosofia (10º ou 11º anos), ou a um conjunto de aulas. Os trabalhos individuais serão apresentados e discutidos em sala de aula, pelo que todos os estudantes beneficiarão das aplicações e reflexões realizadas pelos colegas.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A determinada nas normas em vigor no Curso e na FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da nota atribuída aos trabalhos e à participação, transferida para uma escala quantitativa. A avaliação integra um trabalho (75%) (descrição fundamentada de um projeto de aula(s) sobre um modulo do programa de Filosofia para o secundário e das estratégias didáticas a utilizar (experiências mentais, multimedia, etc.); 10-15 pp.) e a apresentação do mesmo (25%). O trabalho será entregue dentro da data limite fixada.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Conforme o regulamento da FLUP.
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