Educação Filosófica e Desenvolvimento Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEFILO |
18 |
MEFILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Reconhecer e valorizar o papel da filosofia no desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia, da democracia, da coesão social e na compreensão da diversidade cultural;
2. Articular criticamente conteúdos programáticos com a vida da escola e da comunidade educativa em geral, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
3. Desenvolver competências de análise e reflexão face aos novos desafios tecnológicos, éticos e socio-polítcos,
4. Problematizar e conceptualizar problemas e noções emergentes na cultura e sociedade contemporâneas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre o estudante deve ser capaz de articular e atualizar criticamente os conhecimentos adquiridos com a formação pessoal/social e a construção da identidade profissional do docente de filosofia. Neste sentido, deve ser capaz de compreender o lugar e valor da formação filosófica na comunidade educativa, no desenvolvimento social e da democracia; equacionar um pensamento eticamente responsável, construído em bases científicas, face aos desafios colocados pela sociedade da informação e pela globalização e configurar o papel do professor de filosofia na desconstrução/reconstrução de perceções e representações insuficientemente sustentadas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O lugar e papel da Filosofia no ensino secundário
1.1. A especificidade filosófica da educação
1.2. Filosofia, cidade e desenvolvimento social
2. Filosofia, Democracia e Valores.
2.1. A democracia como valor.
2.2. Educação e democracia: facticidade e idealidade.
2.3. A dimensão ética da realidade sociopolítica; a problemática dos Direitos Humanos.
3.Filosofia, Sociedade da Informação e Globalização.
3.1. Da técnica à tecnologia.
3.1.1. A essência da técnica ((Heidegger); responsabilidade como poder técnico (H. Jonas); técnica como ideologia (Habermas).
3.2. Cultura e saber nas(s) nova(s) comunidade(s) de conhecimento
Bibliografia Obrigatória
Benkler, Yochai;
The^wealth of networks. ISBN: 978-0-300-12577-1
Bobbio, Norberto;
O^ futuro da democracia. ISBN: 85-219-0359-6
Delruelle, Edouard;
L.humanisme, inutile et incertain?. ISBN: 2-8040-1413-4
Galtung, Johan;
Os^direitos humanos
Innerarity, Daniel;
O^novo espaço público. ISBN: 978-972-695-906-9
Jonas, Hans;
Le^principe responsabilité. ISBN: 2-204-04160-2
Lévy, Pierre, 1956-;
Ciberdemocracia. ISBN: 972-771-672-5
Locke, John, 1632-1704;
Carta sobre a tolerância
Pereira, Paula Cristina;
Condição humana e condição urbana. ISBN: 978-972-36-1171-7
Pereira, Paula Cristina (org.); A Filosofia e a Cidade, Porto, Campo das Letras, 2008
Pereira, Paula Cristina; De la spécificité philosophique de l'éducation, Penser l’éducation, Revue International, Université de Rouen, n°23, Avril 2008, pp. 77-87
Postman, N.; Technopoly: The Surrender of Culture to Technology, New York, Vintage Books, 1993
Bibliografia Complementar
Echeverría; Telépolis, Barcelona, Ediciones Destino, 1994
Habermas, Jurgen, 1929-;
L.espace public. ISBN: 2-228-52380-9
Habermas, Jurgen, 1929-;
Técnica e ciência como ideologia. ISBN: 972-44-0661-X
Nagel, Thomas;
Que quer dizer tudo isto?. ISBN: 972-662-421-5
Ortega y Gasset, José, 1883-1955;
Ideas y dreencias y otros ensayos de filosofia
Platão, 428-348 a.C;
A^república. ISBN: 972-31-0509-8
Postman, Neil;
O^fim da educação. ISBN: 972-708-654-3
Virilio, Paul;
Cibermundo. ISBN: 972-695-396-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na consideração que uma das finalidades do ensino de Filosofia consiste em apresentar e desenvolver conhecimentos e competências que permitam a compreensão e discussão crítica das problemáticas expostas, são utilizadas metodologias práticas e reflexivas, através da apresentação teórica dos temas, da sua análise crítica e debate com os estudantes, da pesquisa orientada, do recurso a material diverso (bibliográfico, multimédia) e trabalhos individuais/grupo, no sentido de promover estratégias que conciliem a atividade de pesquisa com o ensino da filosofia.
A avaliação é essencialmente formativa. Procura-se aferir o cumprimento das competências reflexivas, bem como o desenvolvimento pessoal e social do estudante como docente de filosofia em articulação com a apropriação crítica dos conteúdos trabalhados.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Humanidades > Filosofia > Filosofia do Direito
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor na FLUP, às sessões de TP e OT.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho em grupo de investigação (45%); relatório escrito temático individual (40%); assiduidade e participação nas sessões TP e de OT (15%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente trabalho escrito (ndividual). A classificação final traduz a média ponderada das classificações mais elevadas obtidas em todas as componentes de avaliação.