Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEFILO003

Educação Filosófica e Desenvolvimento Social

Código: MEFILO003     Sigla: EFDS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 18 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Reconhecer e valorizar o papel da filosofia no desenvolvimento do espírito crítico, da autonomia, da democracia, da coesão social e na compreensão da diversidade cultural; 

2. Articular criticamente conteúdos programáticos com a vida da escola e da comunidade educativa em geral, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;

3. Desenvolver competências de análise e reflexão face aos novos desafios tecnológicos, éticos e socio-polítcos,

4. Problematizar e conceptualizar problemas e noções emergentes na cultura e sociedade contemporâneas.

Resultados de aprendizagem e competências

 

No final do semestre o estudante deve ser capaz de articular e atualizar criticamente os conhecimentos adquiridos com a formação pessoal/social e a construção da identidade profissional do docente de filosofia. Neste sentido, deve ser capaz de compreender o lugar e valor da formação filosófica na comunidade educativa, no desenvolvimento social e da democracia; equacionar um pensamento eticamente responsável, construído em bases científicas, face aos desafios colocados pela sociedade da informação e pela globalização e configurar o papel do professor de filosofia na desconstrução/reconstrução de perceções e representações insuficientemente sustentadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O lugar e papel da Filosofia no ensino secundário

1.1. A especificidade filosófica da educação

1.2. Filosofia, cidade e desenvolvimento social

2. Filosofia, Democracia e Valores.

 2.1. A democracia como valor.

 2.2. Educação e democracia: facticidade e idealidade.

 2.3. A dimensão ética da realidade sociopolítica; a problemática dos Direitos Humanos.

 3.Filosofia, Sociedade da Informação e Globalização.

 3.1. Da técnica à tecnologia.
  3.1.1. A essência da técnica ((Heidegger); responsabilidade como poder técnico (H. Jonas); técnica como ideologia (Habermas).

3.2. Cultura e saber nas(s) nova(s) comunidade(s) de conhecimento

Bibliografia Obrigatória

Benkler, Yochai; The^wealth of networks. ISBN: 978-0-300-12577-1
Bobbio, Norberto; O^ futuro da democracia. ISBN: 85-219-0359-6
Delruelle, Edouard; L.humanisme, inutile et incertain?. ISBN: 2-8040-1413-4
Galtung, Johan; Os^direitos humanos
Innerarity, Daniel; O^novo espaço público. ISBN: 978-972-695-906-9
Jonas, Hans; Le^principe responsabilité. ISBN: 2-204-04160-2
Lévy, Pierre, 1956-; Ciberdemocracia. ISBN: 972-771-672-5
Locke, John, 1632-1704; Carta sobre a tolerância
Pereira, Paula Cristina; Condição humana e condição urbana. ISBN: 978-972-36-1171-7
Pereira, Paula Cristina (org.); A Filosofia e a Cidade, Porto, Campo das Letras, 2008
Pereira, Paula Cristina; De la spécificité philosophique de l'éducation, Penser l’éducation, Revue International, Université de Rouen, n°23, Avril 2008, pp. 77-87
Postman, N.; Technopoly: The Surrender of Culture to Technology, New York, Vintage Books, 1993

Bibliografia Complementar

Echeverría; Telépolis, Barcelona, Ediciones Destino, 1994
Habermas, Jurgen, 1929-; L.espace public. ISBN: 2-228-52380-9
Habermas, Jurgen, 1929-; Técnica e ciência como ideologia. ISBN: 972-44-0661-X
Nagel, Thomas; Que quer dizer tudo isto?. ISBN: 972-662-421-5
Ortega y Gasset, José, 1883-1955; Ideas y dreencias y otros ensayos de filosofia
Platão, 428-348 a.C; A^república. ISBN: 972-31-0509-8
Postman, Neil; O^fim da educação. ISBN: 972-708-654-3
Virilio, Paul; Cibermundo. ISBN: 972-695-396-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na consideração que uma das finalidades do ensino de Filosofia consiste em apresentar e desenvolver conhecimentos e competências que permitam a compreensão e discussão crítica das problemáticas expostas, são utilizadas metodologias práticas e reflexivas, através da apresentação teórica dos temas, da sua análise crítica e debate com os estudantes, da pesquisa orientada, do recurso a material diverso (bibliográfico, multimédia) e  trabalhos individuais/grupo, no sentido de promover estratégias que conciliem a atividade de pesquisa com o ensino da filosofia. 

A avaliação é essencialmente formativa. Procura-se aferir o cumprimento das competências reflexivas, bem como o desenvolvimento pessoal e social do estudante como docente de filosofia em articulação com a apropriação crítica dos conteúdos trabalhados.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Humanidades > Filosofia > Filosofia do Direito

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor na FLUP, às sessões de TP e OT.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho em grupo de investigação (45%); relatório escrito temático individual (40%); assiduidade e participação nas sessões TP e de OT (15%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente trabalho escrito (ndividual). A classificação final  traduz a média ponderada das classificações mais elevadas obtidas em todas as componentes de avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo