Código: | MEFILO002 | Sigla: | DFIL_I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEFILO | 17 | MEFILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria João Couto | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria João Couto | 3,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Domingos José Matos Sousa Faria | 1,00 |
1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.
2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.
3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.
4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.
5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.
6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.
7) Desenvolver competências comunicacionais.
Os objetivos propostos constituem o que pretendemos efetivamente que os estudantes concretizem ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em conta os conteúdos que pretendemos ensinar e o que desejamos que os estudantes aprendam, a escolha das metodologias de ensino ativas concorrem para a concretização dos objetivos estabelecidos. Desta forma há a preocupação em criar condições, recorrendo a metodologias ativas, para que os estudantes possam compreender e experimentar as diversas componentes da área da Didática da Filosofia e garantir que os estudantes identifiquem as estratégias mais adequadas, compreendam os critérios de utilização de recursos de ensino e, ao mesmo tempo, sejam capazes de criar meios e recursos de ensino na filosofia.
1. Da Filosofia e do ensino da filosofia (conceptualização da Didática da Filosofia)
1.1. Educação, pedagogia, didática e filosofia
1.2. A didática da filosofia como problema filosófico
1.3. Evolução da didática da filosofia.
1.4. A filosofia no Ensino Secundário em Portugal
1.4.1. Lei de Bases do Sistema Educativo (finalidades, objectivos para o ensino da filosofia)
1.4.2. Programas de Filosofia no ensino secundário
Pretende-se que o estudante desenvolva competências que lhe permitam compreender, organizar e planificar todas as atividades associadas ao ensino de filosofia, sendo capaz de estabelecer estratégias de intervenção adequadas aos diversos contextos de ensino da filosofia no ensino secundário. Privilegiamos metodologias de ensino ativas (seminário, diálogo, trabalho colaborativo, simulação), envolvendo o estudante no processo de ensino e aprendizagem.
Em observância ao espírito que norteou a adequação dos ciclos de estudo a Bolonha a avaliação da Didática da Filosofia I será contínua, tendo os estudantes que desenvolver nas horas de contacto e em trabalho autónomo um conjunto de atividades que demonstrem a capacidade de concretizar a dimensão teórica da unidade curricular. Na avaliação consideram-se os seguintes elementos:
Trabalho desenvolvido nas horas de contacto: 25%; Trabalho autónomo: 25%; Trabalhos realizados para concretização das aprendizagens teóricas: 50%
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Trabalho desenvolvido nas horas de contacto: 25%; Trabalho autónomo: 25%; Trabalhos realizados para concretização das aprendizagens teóricas: 50%
THC (25%)+TA (25%)+ TT (50%) : 100