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Didática da Filosofia I

Código: MEFILO002     Sigla: DFIL_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 17 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Couto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria João Couto 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Domingos José Matos Sousa Faria 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1) Refletir criticamente sobre o ensino de filosofia no ensino secundário.

2) Discutir o lugar e funções do ensino de filosofia na ensino secundário.

3) Desenvolver competências didáticas que permitam uma fundamentação didática e filosófica das ações pedagógicas.

4) Compreender a importância da comunicação educativa nos processos de ensino e aprendizagem.

5) Desenvolver competências nos domínios da planificação didática dos objectivos, dos conteúdos, das atividades de ensino-aprendizagem, das metodologias de trabalho filosófico e da avaliação.

6) Discutir criticamente os critérios de seleção de recursos de ensino no ensino de filosofia.

7) Desenvolver competências comunicacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos propostos constituem o que pretendemos efetivamente que os estudantes concretizem ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em conta os conteúdos que pretendemos ensinar e o que desejamos que os estudantes aprendam, a escolha das metodologias de ensino ativas concorrem para a concretização dos objetivos estabelecidos. Desta forma há a preocupação em criar condições, recorrendo a metodologias ativas, para que os estudantes possam compreender e experimentar as diversas componentes da área da Didática da Filosofia e garantir que os estudantes identifiquem as estratégias mais adequadas, compreendam os critérios de utilização de recursos de ensino e, ao mesmo tempo, sejam capazes de criar meios e recursos de ensino na filosofia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.  Da Filosofia e do ensino da filosofia (conceptualização da Didática da Filosofia)

1.1. Educação, pedagogia, didática e filosofia

1.2. A didática da filosofia como problema filosófico

1.3. Evolução da didática da filosofia.

1.4. A filosofia no Ensino Secundário em Portugal

1.4.1. Lei de Bases do Sistema Educativo (finalidades, objectivos para o ensino da filosofia)

1.4.2. Programas de Filosofia no ensino secundário 

Bibliografia Obrigatória

BOAVIDA, J ; Educação Filosofica — sete ensaios., Coimbra: Imprensa da Univ. de Coimbra;, 2010
BUSTAMANTE, A; Filosofando na Escola, Petrópolis: E. Vozes, 2009
Cifuentes, L. M. e Gutieérrez, J.M. ; Didáctica de La Filosofía, Barcelona: Gráo, 2010
COSSUTA, F; Didáctica da Filosofia – Como Interpretar Textos Filosóficos, Porto: E. Asa, 1998
ESCOLA, J. ; «A Comunicação Educativa e os Desafios da Sociedade do Conhecimento», in Cid Fernández, Rodríguez, X. R. (Coord) A Fenda Dixital y sus Implicacións Educativas, Nova Escola Galega, pp. 307-317. , 2007
GALLO, S.; Metodologia do ensino de Filosofia. Uma Didática para o Ensino Médio, Campinas: Papirus, 2012
GHEDIN, E, ; Ensino de Filosofia no Ensino Médio, S. Paulo: Cortez , 2009
IZUZQUIZA, I. ; La Clase de Filosofia como Simulacion de la Actividad Filosofica, Madrid: Ediciones Anaya, 1982
MARNOTO, I ; Didáctica da Filosofia I e II , Lisboa: Universidade Aberta, 1990
SEVERINO, A ; Filosofia. Guia do Professor, S. Paulo: Cortez , 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se que o estudante desenvolva competências que lhe permitam compreender, organizar e planificar todas as atividades associadas ao ensino de filosofia, sendo capaz de estabelecer estratégias de intervenção adequadas aos diversos contextos de ensino da filosofia no ensino secundário. Privilegiamos metodologias de ensino ativas (seminário, diálogo, trabalho colaborativo, simulação), envolvendo o estudante no processo de ensino e aprendizagem.

Em observância ao espírito que norteou a adequação dos ciclos de estudo a Bolonha a avaliação da Didática da Filosofia I será contínua, tendo os estudantes que desenvolver nas horas de contacto e em trabalho autónomo um conjunto de atividades que demonstrem a capacidade de concretizar a dimensão teórica da unidade curricular. Na avaliação consideram-se os seguintes elementos:

Trabalho desenvolvido nas horas de contacto: 25%; Trabalho autónomo: 25%; Trabalhos realizados para concretização das aprendizagens teóricas: 50%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Trabalho desenvolvido nas horas de contacto: 25%; Trabalho autónomo: 25%; Trabalhos realizados para concretização das aprendizagens teóricas: 50%

Fórmula de cálculo da classificação final

THC (25%)+TA (25%)+ TT (50%) : 100

Melhoria de classificação

Trabalhos realizados para concretização das aprendizagens teóricas: 50%
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