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Literatura Portuguesa do Renascimento e do Humanismo

Código: EPL029     Sigla: LPRHUM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 8 EP - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
LLC 29 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Ventura Morujão de Beires Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Isabel Maria Ventura Morujão de Beires 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI.
2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas.
3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deve ter capacidade para:

  1. Reconhecer as marcas específicas e a diversidade do polissistema literário do classicismo renascentista, tanto na sua dimensão europeia quanto nacional;
  2. Identificar os conceitos inovadores de poesia e de poeta nas obras de Sá de Miranda e de António Ferreira, articulando-os com a sua prática literária;
  3. Situar o lirismo camoniano no âmbito do petrarquismo europeu, apontando convergências e divergências da sua prática poética em relação com a de outros poetas renascentistas, portugueses, italianos e espanhóis.
  4. Reconhecer e interpretar, no seu significado cultural e literário, as inovações introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro no quadro da ficção ibérica de matriz cavaleiresca e sentimental.
  5. Praticar uma leitura crítica de textos literários clássicos, comentando-os com recurso a argumentação pertinente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Humanismo e Renascimento: o contexto histórico-cultural europeu e a sua repercussão em Portugal. 2. A renovação das práticas estéticas: a poesia lírica e a novela. 2.1. A renovação das práticas narrativas em meados do século XVI: do cavaleiro ao amador sentimental. A leitura crítica da aventura cavaleiresca. 2. 1.1. Bernardim Ribeiro e a sua História de Menina e Moça (1554). 2.1.2. A problemática textual; da questão do género à questão do sentido. 2.1.3. Da narrativa cavaleiresca à ficção da novela sentimental cortês. 2.2. Tradição e renovação poética no século XVI em Portugal. 2.2.1. As Poesias do Dr. Francisco de Sá de Miranda e a introdução do petrarquismo em Portugal. 2.2.2. Os Poemas Lusitanos do Dr. António Ferreira e a afirmação do classicismo. 3. Luís de Camões – expoente literário e consciência crítica do Renascimento português: 3.1. As edições das Rimas de 1595 e de 1598. A questão do cânone. 3.2. O petrarquismo de Camões e a escrita autobiográfica. 3.3. O tema do amor e a mundividência da lírica camoniana.

Bibliografia Obrigatória

RIBEIRO, Bernardim; História de Menina e Moça, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015. ISBN: 978-972-27-2019-9 (Edição de texto, introdução e notas de Marta Marecos Duarte)
MIRANDA, F. De Sá de; Poesias..., Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989 (ed. de Carolina Michaëlis de Vasconcelos; fac-símile da ed. de 1885)
Miranda, Francisco de Sá de; Obras completas, Livraria Sá da Costa, 1960
CAMÕES, Luís de ; Rimas, Almedina, 1994. ISBN: 972-40-0775-8 (ed. de Álvaro Júlio da Costa Pimpão)
FERREIRA, António; Poemas Lusitanos, Fund. Calouste Gulbenkian, 2000. ISBN: 972-31-0877-1 (ed. T. F. Earle)

Bibliografia Complementar

Anastácio, V. ; Pensar o petrarquismo. , Revista Portuguesa de História do Livro, VIII (16), 41-80., 2005
BERNARDES, José Augusto Cardoso; História Crítica da Literatura Portuguesa – Humanismo e Renascimento, Verbo, 1999. ISBN: 972-22-1959-6/150802 (Cap. III - «A renovação das práticas estéticas: o lirismo e a novela», pp. 161-256)
Carrasco González, J. M.; Introdução. In Ribeiro, Bernardim, Menina e Moça ou Saudades., Angelus Novus., 2008. ISBN: 978-972-8827-46-5
Castro, A. P. ; Boscán e Garcilaso no lirismo português do Renascimento e do Maneirismo.nsula, 1, 65-95. , Península, 1, 65-95. , 2004
Earle, T. F.; Estudos sobre Cultura e Literatura Portuguesa do Renascimento., Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0549-4
Fraga, M. C.; Sá de Miranda: os caminhos convergentes da vida e da literatura., Floema, II (4), 109-142.
Marnoto Rita; O Petrarquismo Português do "Cancioneiro Geral" a Camões, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015. ISBN: 978-972-27-2326-8
Osório, Jorge Alves; Da cítola ao prelo. ISBN: 972-97530-5-9
Ribeiro, Bernardim, 1482-1552; História de menina e moça. ISBN: 972-31-0917-4
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e ; Camões: labirintos e fascínios, Cotovia, 1999. ISBN: 972-8082-37-7
Silva, V. A. (coord.).; Dicionário de Luís de Camões, Caminho, 2011. ISBN: 978-972-21-2146-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos literários.

Software

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos sobre a Renascença

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

 Exame final =100%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o de Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1)” podem combinar com a docente a data para a realização do seu exame.

Melhoria de classificação

Os alunos podem melhorar a sua classificação através da realização de um exame de recurso, de acordo com as normas da FLUP.

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