Código: | EPL029 | Sigla: | LPRHUM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Estudos Portugueses |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EP | 8 | EP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
LLC | 29 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Maria Ventura Morujão de Beires | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Isabel Maria Ventura Morujão de Beires | 3,00 |
1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI.
2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas.
3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.
No final da unidade curricular, o estudante deve ter capacidade para:
1. Humanismo e Renascimento: o contexto histórico-cultural europeu e a sua repercussão em Portugal. 2. A renovação das práticas estéticas: a poesia lírica e a novela. 2.1. A renovação das práticas narrativas em meados do século XVI: do cavaleiro ao amador sentimental. A leitura crítica da aventura cavaleiresca. 2. 1.1. Bernardim Ribeiro e a sua História de Menina e Moça (1554). 2.1.2. A problemática textual; da questão do género à questão do sentido. 2.1.3. Da narrativa cavaleiresca à ficção da novela sentimental cortês. 2.2. Tradição e renovação poética no século XVI em Portugal. 2.2.1. As Poesias do Dr. Francisco de Sá de Miranda e a introdução do petrarquismo em Portugal. 2.2.2. Os Poemas Lusitanos do Dr. António Ferreira e a afirmação do classicismo. 3. Luís de Camões – expoente literário e consciência crítica do Renascimento português: 3.1. As edições das Rimas de 1595 e de 1598. A questão do cânone. 3.2. O petrarquismo de Camões e a escrita autobiográfica. 3.3. O tema do amor e a mundividência da lírica camoniana.
Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos literários.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Exame final =100%.
Não se aplica.
Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o de Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1)” podem combinar com a docente a data para a realização do seu exame.
Os alunos podem melhorar a sua classificação através da realização de um exame de recurso, de acordo com as normas da FLUP.