Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: English could be used when necessary; students are allowed to do test in other languages (English, French, Spanish or Italian)
Objetivos
Estudo de alguns temas e textos importantes das literaturas africanas em língua portuguesa.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, o aluno deverá, apoiado na bibliografia, ser capaz de formular um discurso próprio sobre os temas abordados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e os seus problemas
II. Temas
1. Mitos
2. Memória e sabedoria ancestrais
3. Colonização e colonialismo
4. Negritude
5. O contrato (o contratado)
6. Guerra
7. Identidade e alteridade
8. Infância e velhice
9. Urbanidade e ruralidade
NB. Os temas indicados serão abordados a partir de textos a indicar das diferentes literaturas africanas de língua portuguesa.
Bibliografia Obrigatória
AAVV.; Antologias de Poesia da Casa dos Estudantes do Império (1951-1963), ACEI, 1994
ANDRADE, Mário de; Antologia Temática de Poesia Africana 1 – Na noite grávida de punhais, Sá da Costa, 1975
ANDRADE, Mário de; Antologia Temática de Poesia Africana 2 – O canto armado, , Sá da Costa, 1979
FERREIRA, Manuel (org.),; No reino de Caliban: antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa, Plátano, 1988
FERREIRA, Manuel (org.), ; 50 Poetas Africanos: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Plátano, 1989
HONWANA, Luís Bernando; Nós Matámos o Cão Tinhoso, Afrontamento, 1972
SAÚTE, Nelson; As Mãos dos Pretos: Antologia do conto moçambicano, Dom Quixote,, 2000
VIEIRA, Luandino; Luuanda (Estórias), Caminho, 2004
Bibliografia Complementar
Ferreira, Manuel; O Discurso no Percurso Africano I, Pátano, 1989
Laranjeira, Pires; Negritude Africana de Língua Portuguesa, Angelus Novus, 2000
Laranjeira, Pires (coord.); Estudos Literários. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, nº 5, UC - Centro Literatura Portuguesa, 2015
Leite, Ana Mafalda; Literaturas Africanas e Formulações Pós-Coloniais, Colibri, 2003
Meneses, Maria Paula; Ribeiro, Margarida Calafate;; Moçambique. Das palavras escritas, Afrontamento, 2008
Padilha, Laura Cavalcante; Entre voz e letra, Pallas, 2007
Reis, Margarida Gil; Textos & Pretextos. ANGOLA. Poesia e Prosa, nº 19, , Húmus; CECFLUL, 2015
Observações Bibliográficas
As obras de orientação teórica e a bibliografia mais específica para cada tema estarão indicadas nos documentos da disciplina.
A bibliografia mínima estará disponível no mesmo espaço, em formato pdf.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos; comentário e análise de texto. A participação dos alunos será estimulada. As aulas serão teóricas, teórico-práticas e práticas, havendo ainda as sessões de orientação tutorial.
Software
powerpoint
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas Africanas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem três componentes, com pesos diferenciados: A) Avaliação escrita (dois testes) — 50%; B) Dois pequenos trabalhos — 30%; C) Trabalho nas aulas — 20%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo, assegurar a sua regular paraticpação nas tarefas propostas na plataforma Moodle.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor.