Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC023

Cultura Inglesa - da Era Industrial ao Fim do Império

Código: LLC023     Sigla: CIEIFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 29 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Sofia Maria Cruz de Melo Araújo 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-17.

Campos alterados: Objetivos, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O plano disciplinar propõe-se alcançar os seguintes objetivos:
• reconhecer, alargar e aprofundar temas e conceitos teóricos pertinentes para o estudo da cultura da Grã-Bretanha em contexto interno e externo;
• desenvolver uma consciência crítica acerca das problemáticas em discussão;
• fornecer às/aos estudantes ferramentas para pesquisa bibliográfica;
• capacitar os/as estudantes para a produção autónoma do saber;
• identificar e analisar as principais correntes culturais, artísticas e históricas que moldaram a identidade britânica;
• compreender as relações entre a cultura britânica e os contextos sociais, políticos e económicos ao longo da sua história;
• promover a reflexão sobre o impacto global da cultura britânica e o seu papel em questões de colonialismo, pós-colonialismo e globalização;
• incentivar a análise crítica de textos, filmes, música, e outras formas de expressão cultural da Grã-Bretanha;
• fomentar a capacidade de interpretar e comparar representações culturais da Grã-Bretanha em diferentes épocas e géneros;
• desenvolver competências interculturais através do estudo das interações entre a Grã-Bretanha e outras culturas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pelo final to semestre os estudantes deverão revelar familiaridade com os conteúdos do programa e evidenciar a consecução de pelo menos alguns dos objetivos acima enunciados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Meridiano de Greenwich – A Inglaterra como Núcleo Cultural (séculos XVIII a XXI)

Krishan Kumar fala frequentemente dos “Momentos de Englishness”. Esta unidade curricular partirá dos famosos ensaios de Orwell sobre o tema, concentrando-se em alguns momentos contemporâneos em que os conceitos de Englishness e Britishness foram particularmente relevantes na complexa busca por definição e se tornaram objeto de debate cultural. Para cada momento selecionado, será dada atenção tanto a textos literários convencionais quanto a artefactos culturais considerados populares (incluindo ficção policial, romance histórico, memórias, cinema e literatura infantil):

1. Englishness e a Revolução Francesa e Guerras Napoleónicas
Debate inglês sobre a Revolução Francesa e comparação com a Revolução Gloriosa de 1688.
O Iluminismo na Grã-Bretanha. O papel da Grã-Bretanha em conter o avanço napoleónico na Europa.
Tarefas dos estudantes com base em excertos de:
• obras de Mary Wollstonecraft (A Vindication of the Rights of Men (1790); A Vindication of the Rights of Woman, com observações sobre assuntos morais e políticos (1792); An Historical and Moral View of the French Revolution, and the effect it has produced in Europe (1794))
Desmond (1792), Charlotte Smith
The Recollections of Rifleman Harris (1848), Benjamin Randell Harris
Sharpe’s Rifles (1988), Bernard Cornwell

2.Englishness e o papel de colonizador na Grã-Bretanha
Irlanda: Easter Rising de 1916 e IRA
País de Gales: Do Ato de Gales e Berwick (1746) ao Ato da Língua Galesa (1967)
Escócia: Revoltas Jacobitas (século XVIII), Guerra Radical ou Insurreição Escocesa (1820) e Referendo Escocês (2014)
Renascimento Celta e Renascimento Escocês do século XX
Tarefas dos estudantes com base em excertos de:
• “Ivy Day in the Committee Room”, Dubliners (1914), James Joyce
• “Easter, 1916”, W.B. Yeats
The Red and the Green (1965), Iris Murdoch
The Guns of Easter (1996), Gerard Whelan (literatura infantil)
Rebellion (Netflix original; Colin Teevan/RTE 2016)
• “One Hundred Years a Nation” (2016), Paul Muldoon, com música de Shaun Davey

3. Englishness e o papel de colonizador ao redor do mundo
Revolução Industrial e Império Britânico
The Condition of the Working Class in England, Friedrich Engels John Ruskin, John Stuart Mill e R. H. Tawney
Resistência e Alternativas: Luditas, levantamentos de Sheffield, movimento Cartista, New Lanark de Robert Owen
A apropriação de Darwin pelo Darwinismo Social e Políticas Raciais
Guerras da Índia envolvendo a Companhia Britânica das Índias Orientais
O discurso 'Vento da Mudança' de Harold Macmillan
Commonwealth
Conflito histórico e responsabilidade (Malvinas, “Heirs of Slavery”, ilhéus de Chagos, anciãos torturados no Quénia (2009), Ogoni vs Shell (2016, em curso))
Tarefas dos estudantes sobre o exemplo da Nigéria com base em excertos de:
Things Fall Apart (1958), Chinua Achebe
• Dear Ijeawele. A Feminist Manifesto in Fifteen Suggestions (2017), Chimamanda Ngozi Adichie
I Am Nigerian. You Might Be Too. A Memoir (2019), Sayo Okpaise
Of This Our Country (2021), AAVV

4. Englishness e as Guerras Mundiais
Participação na Primeira e Segunda Guerras Mundiais: discursos, cobertura mediática.
War Poets
Atenção especial será dada à questão dos refugiados vindos do continente para a Inglaterra.
Tarefas dos estudantes com base em excertos de:
The Mysterious Affair at Styles (1916, 1920-21), Agatha Christie
A Murder is Announced (1950), Agatha Christie
The Flight from the Enchanter (1956), Iris Murdoch

5. Englishness e o Brexit
Olhar do século XXI sobre a Inglaterra e a Grã-Bretanha Inglaterra e Europa
Pintura de Grayson Perry de 2008, "Map of Nowhere"
Banksy
Tarefas dos estudantes com base em excertos de:
England, England (2000), Julian Barnes
Autumn (2016), Ali Smith
• “Lazy River” (2016), Zadie Smith
Perfidious Albion (2018), Sam Byers
Jerusalem (2018), Jez Butterworth
The Cockroach (2019), Ian McEwan
Brexit: The Uncivil War (2019, filme de Toby Haynes)

Bibliografia Obrigatória

Edward W. Said; Orientalism - western conceptions of the Orient, Penguin Books, 1995. ISBN: 0-14-023867
Kenneth O. Morgan, ed.; The Oxford History of Britain, Oxford University Press, 2001. ISBN: 0-19-280135-X
Martin Kitchen; The British Empire and Commonwealth - A Short History, Macmillan, 1996. ISBN: 0-333-67590-8

Bibliografia Complementar

Anthony Pagden; Peoples and Empires - Europeans and the Rest of the World from Antiquity to the Present, Weidenfeld & Nicolson, 2001. ISBN: 0 297 643703
E. J. Hobsbawm; Industry and Empire, Penguin Books, 1969. ISBN: 0-14-013749-1
Elleke Boehmer; Empire Writing - An Anthology of Colonial Literature 1870-1918, Oxford University Press, 1998. ISBN: 0-19-283265-4
Lawrence James; The Rise and Fall of the British Empire, Abacus, 1994. ISBN: 0-349-10667-3
Peter Clarke; Hope and Glory - Britain 1900-1990, Penguin Books, 1996. ISBN: 0-14-014830-2
Susan Bassnett, ed.; Studying British Cultures - An Introduction, Routledge, 1997. ISBN: 0-415-11440-3
T. O. Lloyd; The British Empire 1558-1995, Oxford University Press, 1996. ISBN: 0-19-873133-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica; análise prática de textos literários (excertos) e outros tipos de documentos culturais; debate; exercícios de escrita e exposição oral.
A cadeira funciona em regime de seminário, contabilizando itens como apresentações orais com base em tarefas de investigação, participação em debates e um teste final escrito.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais > Estudos culturais
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos anglo-saxónicos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes em setenta e cinco por cento das sessões previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O teste final terá a valoração de 70% por cento. A cooperação nas aulas corresponderá a 30%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes com estatuto especial (designadamente dirigentes estudantis, estudantes atletas, bombeiros, militares, atletas da selecção nacional, praticantes de desporto de alto rendimento ou trabalhadores-estudantes), no caso de não poderem garantir a frequência das aulas, deverão, no entanto, assegurar a sua regular participação nas tarefas propostas na plataforma Moodle.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável. Só o teste final é susceptível de melhoria de nota.

Observações

Bibliografia Primária

AAVV (2021). Of this our country. Acclaimed Nigerian writers on the home, identity and culture they know. The Borough Press.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi (2017). Dear Ijeawele. A Feminist Manifesto in Fifteen Suggestions. 4th Estate
BARNES, Julian (2000), England, England. Vintage Books.
BECKFORD, William (2009). Diário de William Beckford em Portugal e Espanha. Biblioteca Nacional de Portugal
BUTTERWORTH, Jez (2011) Jerusalem. Nick Hern Books.
BYERS, Sam (2018) Perfidious Albion. Faber & Faber.
COE, Jonathan (2018), Middle England. Penguin Books.
CORNWELL, Bernard (2001 [1988]). Sharpe’s Rifles. Penguin Books.
HARRIS, Benjamin R. (1848). The Recollections of Rifleman Harris. H. Hurst.
HUTCHINSON, Dave (2016). Europe in Winter. Solaris.
MCEWAN, Ian (2019), The Cockroach. Penguin.
MULDOON, Paul (2016), Rising to the Rising. Gallery Books
MURDOCH, Iris (1956). The Flight from the Enchanter. Vintage.
MURDOCH, Iris (1965). The Red and the Green. Vintage.
OKPAISE, Sayo (2019). I am Nigerian, You Might Be Too. A Memoir. Amazon
ORWELL, George (1941). The Lion and the Unicorn: Socialism and the English Genius. Searchlight Books.
ORWELL, George (1947). The English People. Collins.
SMITH, Ali (2017) Automn. Penguin.
SMITH, Zadie (2017) “Lazy River”, The New Yorker
WHELAN, Gerard (1996). The Guns of Easter. The O’Brien Press.
WOLLSTONECRAFT, Mary (1999 [1790 to 1794]). A Vindication of the Rights of Men & A Vindication of the Rights of Women. An Historical and Moral View of the French Revolution. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária

ASHCROFT, Bill, Gareth Griffiths and Helen Tiffin (1989). The Empire Writes. Back: Theory and Practice in Post-colonial Literatures. Routledge
BAINBRIDGE, Simon (1995). Napoleon and English Romanticism. Cambridge University Press.
BAKAY, Gönül (2016). William Godwin, Mary Wollstonecraft, Mary Shelley, and their Offspring, Victor Frankenstein. A Family of Rebels. The Edwin Mellen Press.
BARNETT, Correlli (1972). The Collapse of British Power. William Morrow & Co.
BERGÈS, Sandrine, Alan Coffee (eds) (2016). The Social and Political Philosophy of Mary Wollstonecraft. Oxford University Press.
BERGÈS, Sandrine, Eileen Hunt Botting, Alan Coffee (eds) (2020). The Wollstonecraftian Mind. Routledge.
BLAKEMORE, Steven (1997). Intertextual War. Edmund Burke and the French Revolution in the Writings of Mary Wollstonecraft, Thomas Paine, and James Mackintosh. Associated University Presses.
BRANNIGAN, John (2003). Orwell to the Present: Literature in England 1945-2000. Palgrave Macmillan
COAKLEY, John (2009). “‘Irish Republic’, ‘Eire’ or ‘Ireland’? The contested name of John Bull’s Other Island”. The Political Quarterly, vol 80, no1. January-March 2009, pp. 49-58.
COLLINI, Stefan (1999). English Pasts. Essays in History and Culture. Oxford University Press.
CROSSLEY, James (2022). Spectres of John Ball. The Peasants’ Revolt in English Political History 1381-2020. Equinox.
DATTA, P.R., Anindya Dasgupta, Mark T. Jones (2020). We’re Doomed! Brexit Revisited. Centre for Business & Economic Research
DIX, Hywel (2010). Postmodern Fiction and the Break-Up of Britain. Continuum.
DORLING, Danny and Sally Tomlinson (2019). Rule Britannia. Brexit and the End of Empire. Biteback Publishing.
DOVE, Richard (ed.) (2005). ‘Totally Un-English?’ Britain’s Internment of ‘Enemy Aliens’ in Two World Wars. Editions Rodopi B. V.
EAGLESTONE, Robert (ed.) (2018). Brexit and Literature. Critical and Cultural Responses. Routledge
ELLIS, Roger, Liz Oakley-Brown (ed.) (2001). Translation and Nation: Towards a Cultural Politics of Englishness. Multilingual Matters.
EVANS, Mary (2009). The Imagination of Evil. Detective Fiction and the Modern World. Continuum
EVERITT, Dulcie (2021). BrexLit. The Problem of Englishness in Pre- and Post-Brexit referendum Literature. Zero Books.
HABERMANN, Ina (ed.) (2020). The Road to Brexit. A cultural perspective on British Attitudes to Europe. Manchester University Press.
HERSON, John (2015). Divergent Paths. Family Histories of Irish Emigrants in Britain 1820-1920. Manchester University Press.
HITCHENS, Christopher (2002). Why Orwell Matters. Basic Books.
HOMEM, Rui Carvalho (2009). Poetry and Translation in Northern Ireland: Dislocations in Contemporary Writing. Palgrave MacMillan
HURL-EAMON, Jennine (2010). Women’s Roles in Eighteenth-Century Europe. Greenwood.
HYNES, Samuel (1991). A War Imagined. The First World War and English Culture. Atheneum.
HYNES, Samuel (2001). The Soldiers’ Tale Bearing Witness to Modern War. Viking Books.
JAY, Elisabeth (2016). “‘A spectre is haunting Europe’: Napoleon’s Reappearance in British Literature of the 1840s”. The Review of English Studies. Oxford University Press doi:10.1093/res/hgw023
JENSEN, Oskar Cox (2015). Napoleon and British Song, 1797-1822. Palgrave MacMillan.
KAO, Vivian Y. (2020). Postcolonial Screen Adaptation and the British Novel. Palgrave MacMillan.
KELLEHER, Margaret (2020) “One Hundred Years a Nation”: New Modes of Commemoration. In: Reynolds, Paige (ed) The New Irish Studies. Twenty-First-Century Critical Revisions. Cambridge University Press; 2020:259-274.
KELLER, Daniela, Ina Habermann (eds) (2021). Brexit and Beyond: Nation and Identity. NARR.
KITCHEN, Martin (1996). The British Empire and Commonwealth – A Short History. MacMillan
KLAUS, H. Gustav, Stephen Knight (eds.) (2005). ‘To hell with Culture’ Anarchism and Twentieth-Century British Literature. University of Wales Press.
KUMAR, Krishan (2015), The Idea of Englishness. English Culture, National Identity and Social Thought. Ashgate.
KYNASTON, David (2007). Austerity Britain 1945-51. Bloomsbury.
MATOS, Jacinta Maria (2019). George Orwell. Biografia Intelectual de um Guerrilheiro Indesejado. Edições 70.
NUSSBAUM, Martha C. (2019). The Cosmopolitan Tradition A Noble but Flawed Ideal. The Belknap Press of Harvard University.
OBIECHINA, Emmanuel (1990). Language and theme: essays on African literature. Howard University Press
O’CONNOR, Laura (2020). “The 1916 Rising in the story of Ireland”. In HARTE, Liam (ed.) (2020). The Oxford Handbook of Modern Irish Fiction. Oxford University Press, pp- 424-441.
O’TOOLE, Fintan (2018). Heroic Failure: Brexit and the Politics of Pain. Apollo.
PAGDEN, Anthony (2001). Peoples and Empires. Europeans and the Rest of the World from Antiquity to the Present. Weidenfeld & Nicolson.T
PARRINDER, Patrick (2006). Nation & Novel. The English Novel from its Origins to the Present Day. Oxford University Press.
POOVEY, Mary L. (1984). The Proper Lady and the Woman Writer. Ideology as Style in the works of Mary Wollstonecraft, Mary Shelley, and Jane Austen. The University of Chicago Press.
POSMAN, Sarah, Cedric van Dijck, Marysa Demoor (eds.) (2017). The Intellectual response to the First World War.
RAMOS, Iolanda Freitas (2014). Matrizes Culturais. Notas para um Estudo da Era Vitoriana. Edições Colibri.
RAMSEY, Neil, Gillian Russell (eds) (2015). Tracing War in British Enlightenment and Romantic Culture. Palgrave MacMillan.
REVIRON-PIÉGAY, Floriana (ed.) (2009). Englishness Revisited. Cambridge Scholars Publishing.
ROBERTS, Andrew (2014). Napoleon the Great. Penguin Books.
RYAN, Ray (2002). Ireland and Scotland. Literature and Culture, State and Nation, 1966-2000. Clarendon Press.
SAID, Edward W. (1995). Orientalism. Penguin Books.
SENA, Jorge de (2005). Sobre Literatura e Cultura Britânicas. Relógio D’Água.
SHAW, Philip (2002). Waterloo and the Romantic Imagination. Palgrave MacMillan.
SHIRES, Linda M. (1985). British Poetry of the Second World War. MacMillan.
SILVA, Jorge Bastos da (2010). A Instituição da Literatura. U.Porto.
SINFIELD, Alan (2004). Literature, Politics and Culture in Postwar Britain. Continuum.
¦I¦KA, Jakub (2017). Influence of Napoleonic Wars on British Literature. Univerzita Palackého v Olomouci.
STENTON, Doris Mary (2022). The English Woman in History. Routledge.
STEVENSON, Randall (2013), Literature & the Great War 1914-1918. Oxford University Press.
VIEIRA, Fátima (ed.) (2013). Dystopia(n) Matters: On the Page, on Screen, on Stage. Cambridge Scholars Publishing.
WALL, Stephen (2020). Reluctant European. Britain and the European Union from 1945 to Brexit. Oxford University Press.
WEISS, Deborah (2017). The Female Philosopher and her Afterlives. Mary Wollstonecraft, the British novel, and the transformations of feminism, 1796-1811. Palgrave MacMillan.
WILLIAMS, Raymond (1960). Culture and Society, 1780-1950. Doubleday Anchor.
WILSON, Kathleen (2006). The Island Race. Englishness, Empire and Gender in the Eighteenth Century. Routledge.
WOODCOCK, George (1984), The Crystal Spirit: A Study of George Orwell. 4thEstate
Recomendar Página Voltar ao Topo