Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Conhecimento de textos dramáticos de Marlowe e Shakespeare e do texto épico de Milton Paradise Lost segundo uma escolha ditada por referência literária e cultural da tradição mítica do Ocidente. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento dos textos através da capacidade de análise, interpretação e comentário. Entendimento dos contextos histórico-literários.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
'De Fausto a Satã: faces do Mal na literatura inglesa do Renascimento'.
O programa oferecerá, no forçosamente breve espectro que abre no Doctor Faustus, de Christopher Marlowe, se prolonga no Richard III e Othello, de William Shakespeare, e encerra em Paradise Lost, de John Milton, uma perspectiva dos paradoxos envolvendo a figura maldita mítica e fundadora do rebelde. Entre os caminhos abertos pelo programa caberá o exame das relações entre a ostensiva intenção persuasiva do texto e a complexa representação do herói, maldito nas suas opções morais e fascinante na sua coragem, vontade irredutível e na rica e poderosa imaginação do seu discurso.
Bibliografia Obrigatória
Wells Stanley; The Cambridge Companion to Shakespeare's Studies, Cambridge University Press, 1986. ISBN: 0 521 31841 6
Shakespeare, william; Othello, The Arden Shakespeare, 1997. ISBN: 1-903436-45-1
Shakespeare, William; The Tragedy of King Richard III, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-283993-4
Milton, John; Paradise Lost, Longman, 1971. ISBN: 0-582-48455-3
Marlowe, Christopher; Doctor Faustus, A- and B- texts (1604, 1616), Manchester University Press, 1993. ISBN: 7190 1643 6
Bibliografia Complementar
Hunter, G.K.; English Drama 1586-1642, The Age of Shakespeare, Clarendon Press, 1997. ISBN: 0-19-812213-6
Brown, John Russell; Shakespeare: The Tragedies, Palgrave, 2001. ISBN: 0-333-58957-2
Bloom, Harold; Christopher Marlowe's Doctor Faustus, Chelsea House Publishers, 1998. ISBN: 0-87754-915-X
Vaughan, Virginia Mason; Othello - a contextual history, Cambridge University Press, 1994. ISBN: 0 521 58708 5
Rossiter, A. P.; Angel with Horns, Longman, 1989. ISBN: 0-582-01499-9
Broadbent, John; Paradise Lost - Introduction, Cambridge University Press, 1972. ISBN: 0 521 09639 1
Observações Bibliográficas
a. A distribuição de alguns textos críticos será feita ao longo das aulas.
b. As peças indicadas e a epopeia de John Milton existem noutras edições críticas de qualidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Leitura e análise do texto literário, com a exploração de diferentes atitudes e procedimentos críticos.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão comparecer a 75% das sessões agendadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final é o instrumento decisivo da avaliação (70% na definição da nota final; a participação nas aulas será também relevante (30% do total).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente os abrangidos pelo estatuto de dirigente associativo, de estudante atleta, bombeiro, membro das forças armadas, atleta da selecção nacional, praticante de desporto de alto rendimento ou trabalhador estudante (Art. 14º. 1. do Regulamento de Avaliação), deverão procurar ajuda junto do docente sempre que necessário.
Melhoria de classificação
Apenas o exame escrito é susceptível de melhoria de nota.