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Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês

Código: LLC092     Sigla: LISR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 30 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Conhecimento de textos dramáticos de Marlowe e Shakespeare e do texto épico de Milton Paradise Lost segundo uma escolha ditada por referência literária e cultural da tradição mítica do Ocidente. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica. 

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento dos textos através da capacidade de análise, interpretação e comentário. Entendimento dos contextos histórico-literários.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

'De Fausto a Satã: faces do Mal na literatura inglesa do Renascimento'.
O programa oferecerá, no forçosamente breve espectro que abre no Doctor Faustus, de Christopher Marlowe, se prolonga no Richard III Othello, de William Shakespeare, e encerra em Paradise Lost, de John Milton, uma perspectiva dos paradoxos envolvendo a figura maldita mítica e fundadora do rebelde. Entre os caminhos abertos pelo programa caberá o exame das relações entre a ostensiva intenção persuasiva do texto e a complexa representação do herói, maldito nas suas opções morais e fascinante na sua coragem, vontade irredutível e na rica e poderosa imaginação do seu discurso.

Bibliografia Obrigatória

Wells Stanley; The Cambridge Companion to Shakespeare's Studies, Cambridge University Press, 1986. ISBN: 0 521 31841 6
Shakespeare, william; Othello, The Arden Shakespeare, 1997. ISBN: 1-903436-45-1
Shakespeare, William; The Tragedy of King Richard III, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-283993-4
Milton, John; Paradise Lost, Longman, 1971. ISBN: 0-582-48455-3
Marlowe, Christopher; Doctor Faustus, A- and B- texts (1604, 1616), Manchester University Press, 1993. ISBN: 7190 1643 6

Bibliografia Complementar

Hunter, G.K.; English Drama 1586-1642, The Age of Shakespeare, Clarendon Press, 1997. ISBN: 0-19-812213-6
Brown, John Russell; Shakespeare: The Tragedies, Palgrave, 2001. ISBN: 0-333-58957-2
Bloom, Harold; Christopher Marlowe's Doctor Faustus, Chelsea House Publishers, 1998. ISBN: 0-87754-915-X
Vaughan, Virginia Mason; Othello - a contextual history, Cambridge University Press, 1994. ISBN: 0 521 58708 5
Rossiter, A. P.; Angel with Horns, Longman, 1989. ISBN: 0-582-01499-9
Broadbent, John; Paradise Lost - Introduction, Cambridge University Press, 1972. ISBN: 0 521 09639 1

Observações Bibliográficas

a. A distribuição de alguns textos críticos será feita ao longo das aulas.
b. As peças indicadas e a epopeia de John Milton existem noutras edições críticas de qualidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Leitura e análise do texto literário, com a exploração de diferentes atitudes e procedimentos críticos.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão comparecer a 75% das sessões agendadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final é o instrumento decisivo da avaliação (70% na definição da nota final; a participação nas aulas será também relevante (30% do total).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente os abrangidos pelo estatuto de dirigente associativo, de estudante atleta, bombeiro, membro das forças armadas, atleta da selecção nacional, praticante de desporto de alto rendimento ou trabalhador estudante (Art. 14º. 1. do Regulamento de Avaliação), deverão procurar ajuda junto do docente sempre que necessário.

Melhoria de classificação

Apenas o exame escrito é susceptível de melhoria de nota.
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