História Cultural da França
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Francês
Objetivos
Esta Unidade Curricular propõe-se proporcionar uma visão de conjunta da articulação entre factos históricos e criação/mutação culturais em França desde a Idade Média até à contemporaneidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Partindo de uma conceção de cultura que articula uma dimensão patrimonial e uma dimensão relacional e dinâmica, pretende-se nesta unidade curricular trabalhar, através de uma abordagem interdisciplinar, um conjunto de referências (figuras, textos, factos) relativas ao espaço cultural francês, não as entendendo como definitivamente fixadas nos seus contornos, mas podendo ser objeto de novas leituras e problematizações no fio do tempo. Pretende-se, igualmente, nesta unidade curricular levar à aquisição de conhecimentos na área das representações, construções e desconstruções da história cultural da França. Os estudantes ao tomar contacto com dados históricos e culturais da França deverão ser capazes de compreender as questões que se têm levantado no passado e se levantam hoje no espaço cultural francês e identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Partindo de uma conceção de cultura que articula uma dimensão patrimonial e uma dimensão relacional e dinâmica, e trabalhando um conjunto de referências (figuras, textos, factos) relativas ao espaço cultural francês, o programa ergue-se em torno dos seguintes eixos:
-
Da França medieval à França Moderna: desenvolvimento e reconhecimento de um espaço cultural
-
Luzes e Revolução Francesa: impacto(s) dentro e fora do espaço francês
-
Século XIX francês: em tempos de dinâmicas mediáticas e de massas
-
Séculos XX-XXI: a cultura em França sob o signo da mundialização e multiculturalidade.
Bibliografia Obrigatória
Chaubet, F; La culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation, L'Harmattan, 2010
Morrison, D. & Compagnon, A. ; Que reste-t-il de la culture française? suivi de Le Souci de la grandeur, Denoël, 2008
Rioux, J.-P. & Sirinelli, J.-F. ; Histoire culturelle de la France. IV vols. , Seuil, 2005
Poirrier, P. ; Les politiques de la culture en France, La Documentation Française, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial;
2. Uso de blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância se necessário);
3. Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.
Software
Sigarra
Moodle
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
66,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média de todas as componentes da avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica a assiduidade, orientação tutorial reforçada e maior flexibilidade no modo de apresentação oral.
Melhoria de classificação
A um dos testes de avaliação escrita.