Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC137

História Cultural da França

Código: LLC137     Sigla: HCF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 10 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Domingues de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
José Domingues de Almeida 3,00

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

Esta Unidade Curricular propõe-se proporcionar uma visão de conjunta da articulação entre factos históricos e criação/mutação culturais em França desde a Idade Média até à contemporaneidade. 

Resultados de aprendizagem e competências

Partindo de uma conceção de cultura que articula uma dimensão patrimonial e uma dimensão relacional e dinâmica, pretende-se nesta unidade curricular trabalhar, através de uma abordagem interdisciplinar, um conjunto de referências (figuras, textos, factos) relativas ao espaço cultural francês, não as entendendo como definitivamente fixadas nos seus contornos, mas podendo ser objeto de novas leituras e problematizações no fio do tempo. Pretende-se, igualmente, nesta unidade curricular levar à aquisição de conhecimentos na área das representações, construções e desconstruções da história cultural da França. Os estudantes ao tomar contacto com dados históricos e culturais da França deverão ser capazes de compreender as questões que se têm levantado no passado e se levantam hoje no espaço cultural francês e identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Partindo de uma conceção de cultura que articula uma dimensão patrimonial e uma dimensão relacional e dinâmica, e trabalhando um conjunto de referências (figuras, textos, factos) relativas ao espaço cultural francês, o programa ergue-se em torno dos seguintes eixos:



  1. Da França medieval à França Moderna: desenvolvimento e reconhecimento de um espaço cultural



  2. Luzes e Revolução Francesa: impacto(s) dentro e fora do espaço francês



  3. Século XIX francês: em tempos de dinâmicas mediáticas e de massas



  4. Séculos XX-XXI: a cultura em França sob o signo da mundialização e multiculturalidade.


Bibliografia Obrigatória

Chaubet, F; La culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation, L'Harmattan, 2010
Morrison, D. & Compagnon, A. ; Que reste-t-il de la culture française? suivi de Le Souci de la grandeur, Denoël, 2008
Rioux, J.-P. & Sirinelli, J.-F. ; Histoire culturelle de la France. IV vols. , Seuil, 2005
Poirrier, P. ; Les politiques de la culture en France, La Documentation Française, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial;

2. Uso de blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância se necessário);

3. Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.

Software

Sigarra
Moodle

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média de todas as componentes da avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica a assiduidade, orientação tutorial reforçada e maior flexibilidade no modo de apresentação oral.

Melhoria de classificação

A um dos testes de avaliação escrita.
Recomendar Página Voltar ao Topo