Código: | LLC126 | Sigla: | NHAC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 14 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 2 | - | 6 | 41 | 162 | ||
3 |
Docente | Responsabilidade |
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Rogélio José Ponce de León Romeo | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Fernando Ruiz Pérez | 3,00 |
Os objetivos principais desta unidade curricular são:
1. Conhecer, através de um enfoque histórico, as principais etapas, movimentos, autores e obras da narrativa hispano-americana desde o século XX até a atualidade.
2. Analisar de forma crítica textos representativos da narrativa hispano-americana contemporânea para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.
3. Descobrir as caraterísticas e particularidades básicas da cultura hispano-americana contemporânea (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.
4. Compreender e valorizar a contribuição da narrativa hispano-americana contemporânea para a cultura ocidental.
Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde o diálogo construtivo entre docente e alunos será fundamental, promovendo uma combinação de aprendizagem dedutiva e indutiva. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar testes em Português. Também se disponibilizarão materiais de apoio dos temas do programa no Moodle, a partir dos quais os estudantes poderão acompanhar a matéria lecionada.
O docente da disciplina escolherá as 3 leituras obrigatórias desta UC da seguinte listagem:
-Los de abajo de M. Azuela
-La vorágine de J. E. Rivera
-Don Segundo Sombra de R. Güiraldes
-Huasipungo de J. Icaza
-El Señor Presidente de M. A. Asturias
-Pedro Páramo de J. Rulfo
-El túnel de E. Sábato
-Cien años de soledad de G. García Márquez
-O conto na narrativa hispano-americana (Borges, Cortázar, Valenzuela, Lemebel, Ocampo...).
Para alcançar os objetivos da unidade curricular optou-se por uma metodologia na qual o estudante adquirirá os conteúdos da disciplina tanto de forma dedutiva, através das explicações teóricas dos temas que realiza o professor, como de forma indutiva partindo da leitura e análise de textos que exemplificam as caraterísticas da obra de um autor ou de uma corrente literária para, a partir disto, determinar os rasgos gerais que partilha um movimento literário concreto. Os ditos textos são fornecidos pelo docente, que colocará na plataforma virtual da FLUP (Moodle) materiais de apoio em pdf de cada um dos temas do programa. Trata-se de uma cuidada seleção de fragmentos de obras ou manifestos literários que servirão para exemplificar e que se vão analisar nas aulas. Além disso, incluem-se esquemas teóricos para estudar as caraterísticas principais da Narrativa Hispano-Americana Contemporânea, uma seção de bibliografia e outra de webgrafia na qual se oferece ao estudante uma série de links de internet e artigos on-line que os ajudarão a alargar os conhecimentos sobre o tema e a informar-se de forma autónoma sobre outros assuntos relacionados com a disciplina.
Por sua vez, faz-se especial relevo em fomentar que os alunos associem os movimentos literários com outras manifestações culturais ou de pensamento. Para isso é habitual relacionar diversos referentes culturais com as obras comentadas nas aulas.
Também se faz uso de documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas a escritores, extraídos na sua maioria do arquivo de Radio televisión española (RTVE). Estes recursos ajudam o aluno a analisar os textos literários no seu conjunto, entendendo (e visualizando) a sociedade e o ambiente cultural em que surgiram, bem como a escutar os próprios escritores explicar as caraterísticas das suas obras, a intencionalidade com que foram escritas e o contexto social em que apareceram.
Como foi referido anteriormente, os estudantes não só trabalham com fragmentos de obras, mas também devem ler obras completas (as leituras obrigatórias).
Designação | Peso (%) |
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Teste | 90,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos dos trabalhadores-estudantes e outros casos previstos na lei.
A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por quatro componentes:
- Teste escrito 1 (6/20)
- Teste escrito 2 (6/20)
- Teste escrito 3 (6/20)
- Participação ativa e espontânea nas aulas: (2/20)
Os estudantes que reprovem à UC poderão fazer um exame escrito de recuperação (20/20) em junho sobre todos os conteúdos da UC.
Os estudantes com estatuto especial que não realizarem as provas da avaliação distribuída sem exame final serão avaliados por exame final (escrito) sobre todos os conteúdos da UC na Época de Recurso (em data a combinar com o docente) ou na Época Especial.
Nesta unidade curricular está prevista a possibilidade de melhoria de classificação através da realização de uma prova escrita global (20 pontos - 100%) em junho, subordinada à totalidade dos conteúdos lecionados.