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Narrativa Hispano-Americana Contemporânea

Código: LLC126     Sigla: NHAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 14 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rogélio José Ponce de León Romeo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Fernando Ruiz Pérez 3,00

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

1. Conhecer, através de um enfoque histórico, as principais etapas, movimentos, autores e obras da narrativa hispano-americana desde o século XX até a atualidade.

2. Analisar de forma crítica textos representativos da narrativa hispano-americana contemporânea para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.

3. Descobrir as caraterísticas e particularidades básicas da cultura hispano-americana contemporânea (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.

4. Compreender e valorizar a contribuição da narrativa hispano-americana contemporânea para a cultura ocidental.

Resultados de aprendizagem e competências

Para garantir a coerência, refletiu-se sobre as competências e conhecimentos que se esperava que os estudantes atingissem, partindo do que habitualmente sabem no início do semestre sobre esta matéria, as suas necesidades de aprendizagem e a aplicação que terão os novos conhecimentos na sua formação integral.

Desta forma, para alcançar os objetivos da unidade curricular, selecionaram-se da História da Literatura Hispano-Americana os pontos chave da sua narrativa contemporânea e diversos textos literários dos seus autores mais representativos, oferecendo aos alunos as ferramentas necessárias para que sejam capazes de realizar uma análise crítica, descobrir neles as características fundamentais da cultura hispano-americana contemporânea (históricas, intelectuais, artísticas) e assim tomar consciência do importante contributo desta narrativa para a cultura ocidental.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. La novela regionalista.
1. La novela de la revolución mexicana.
2. La novela de la tierra.
3. La novela indigenista.

II. La nueva narrativa hispanoamericana.
4. Características.
5. Autores anteriores a los años 60.
6. Autores del “boom” de los años 60.

III. La narrativa posmoderna.
7. Características.
8. La consolidación de la narrativa escrita por mujeres.

Bibliografia Obrigatória

Azuela, Mariano; Los^de abajo. ISBN: 84-376-0226-2
García Márquez, Gabriel, 1928-2014; Cien anos de soledad. ISBN: 84-239-1900-5
Icaza, Jorge; Huasipungo. ISBN: 84-376-1251-9
Jorge Luis Borges; El Aleph. ISBN: 84-206-1309-6
Julio Cortázar; Final del juego
Miguel Ángel Asturias; El^senor presidente. ISBN: 84-206-1829-2
Ricardo Guiraldes; Don Segundo Sombra. ISBN: 84-376-0151-7
Rivera José Eustasio; La^voragine
Rulfo, Juan; Pedro Páramo. ISBN: 84-376-0418-4
Sábato, Ernesto; El túnel. ISBN: 84-322-3003-0

Bibliografia Complementar

Aínsa, F.; Narrativa hispanoamericana del siglo XX. Del espacio vivido al espacio del texto., Prensas Universitarias, 2003
Bellini, G.; Nueva historia de la literatura hispanoamericana., Castalia, 1997
Brushwood, J.; La novela hispanoamericana del siglo XX. Una vista panorámica., FCE, 1984
Burgos, F. (Ed.).; El cuento hispanoamericano., Castalia, 1997
Fernández Moreno, C. ; América Latina en su literatura., Siglo XXI y UNESCO, 1972
Gálvez, M.; La novela hispanoamericana del s. XX., Cincel, 1981
Lázaro Carreter Fernando; Cómo se comenta un texto literario
Oviedo, J. M.; Historia de la literatura hispanoamericana. (Vol. 3 y 4)., Alianza, 1997
Pedraza Jiménez, F. B. (Coord.).; Manual de literatura hispanoamericana VI. La época contemporánea: prosa., Cénlit, 2007
Pupo Walker, E. (Coord.).; El cuento hispanoamericano., Castalia, 1995
Shaw, D. S. ; Nueva narrativa hispanoamericana. Boom, postboom, postmodernismo., Cátedra, 1999
Villanueva, D. & Viña Liste, J. M. ; Trayectoria de la novela hispanoamericana actual., Espasa Calpe, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde o diálogo construtivo entre docente e alunos será fundamental, promovendo uma combinação de aprendizagem dedutiva e indutiva. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar testes em Português. Também se disponibilizarão materiais de apoio dos temas do programa no Moodle, a partir dos quais os estudantes poderão acompanhar a matéria lecionada.

O docente da disciplina escolherá as 3 leituras obrigatórias desta UC da seguinte listagem:
-Los de abajo de M. Azuela
-La vorágine de J. E. Rivera
-Don Segundo Sombra de R. Güiraldes
-Huasipungo de J. Icaza
-El Señor Presidente de M. A. Asturias
-Pedro Páramo de J. Rulfo
-El túnel de E. Sábato
-Cien años de soledad de G. García Márquez
-O conto na narrativa hispano-americana (Borges, Cortázar, Valenzuela, Lemebel, Ocampo...).


Para alcançar os objetivos da unidade curricular optou-se por uma metodologia na qual o estudante adquirirá os conteúdos da disciplina tanto de forma dedutiva, através das explicações teóricas dos temas que realiza o professor, como de forma indutiva partindo da leitura e análise de textos que exemplificam as caraterísticas da obra de um autor ou de uma corrente literária para, a partir disto, determinar os rasgos gerais que partilha um movimento literário concreto. Os ditos textos são fornecidos pelo docente, que colocará na plataforma virtual da FLUP (Moodle) materiais de apoio em pdf de cada um dos temas do programa. Trata-se de uma cuidada seleção de fragmentos de obras ou manifestos literários que servirão para exemplificar e que se vão analisar nas aulas. Além disso, incluem-se esquemas teóricos para estudar as caraterísticas principais da Narrativa Hispano-Americana Contemporânea, uma seção de bibliografia e outra de webgrafia na qual se oferece ao estudante uma série de links de internet e artigos on-line que os ajudarão a alargar os conhecimentos sobre o tema e a informar-se de forma autónoma sobre outros assuntos relacionados com a disciplina.

Por sua vez, faz-se especial relevo em fomentar que os alunos associem os movimentos literários com outras manifestações culturais ou de pensamento. Para isso é habitual relacionar diversos referentes culturais com as obras comentadas nas aulas.

Também se faz uso de documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas a escritores, extraídos na sua maioria do arquivo de Radio televisión española (RTVE). Estes recursos ajudam o aluno a analisar os textos literários no seu conjunto, entendendo (e visualizando) a sociedade e o ambiente cultural em que surgiram, bem como a escutar os próprios escritores explicar as caraterísticas das suas obras, a intencionalidade com que foram escritas e o contexto social em que apareceram.

Como foi referido anteriormente, os estudantes não só trabalham com fragmentos de obras, mas também devem ler obras completas (as leituras obrigatórias).

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas americanas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos dos trabalhadores-estudantes e outros casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por quatro componentes:

- Teste escrito 1 (6/20)

- Teste escrito 2 (6/20)

- Teste escrito 3 (6/20)

- Participação ativa e espontânea nas aulas: (2/20)

Os estudantes que reprovem à UC poderão fazer um exame escrito de recuperação (20/20) em junho sobre todos os conteúdos da UC. 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que não realizarem as provas da avaliação distribuída sem exame final serão avaliados por exame final (escrito) sobre todos os conteúdos da UC na Época de Recurso (em data a combinar com o docente) ou na Época Especial.

Melhoria de classificação

Nesta unidade curricular está prevista a possibilidade de melhoria de classificação através da realização de uma prova escrita global (20 pontos - 100%) em junho, subordinada à totalidade dos conteúdos lecionados.

Observações

IMPORTANTE: Será fornecida ao início do semestre informação adicional sobre a UC e o seu funcionamento no Moodle.
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